quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Atlético de Ibirama: 57 anos de história

Atlético de Ibirama: 57 anos de história

A única equipe de futebol profissional do Alto Vale do Itajaí que continua nos campeonatos pelo Estado. O clube que disputa as competições no estádio da Baixada, também é um dos mais antigos da região. O Atlético Hermann Aichinger foi fundado em 20 de setembro de 1951. No comando do primeiro presidente Alberto Lessa, sede e campo eram alugados.

A situação não prosseguiu por muito tempo. Em março de 1955, o clube recebeu um terreno de Hermann Aichinger. O local que recebe as instalações oficias do Atlético, mantém até hoje o nome do doador.

O primeiro título de expressão veio em 1993, ano que o clube se profissionalizou. A conquista do estadual da 2ª Divisão assegurou a vaga na disputa principal. No ano seguinte, o grande investidor aparece. Genésio Ayres Marchetti realiza em 1994, como presidente, a maior obra de infra-estrutura no clube: a construção de uma arquibancada coberta para mais de duas mil pessoas.

Nem tudo era alegria, no ano seguinte, a crise econômica explodiu, e o Atlético se licenciou da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Nos meses seguintes a bola rolou apenas em campeonatos regionais. Neste período o clube venceu o Campeonato de Masters promovido pela Liga Vale Norte de Futebol em 1999 e foi 3º colocado na categoria Amador no mesmo ano.

Já no século XX, mais precisamente em 2001, o futebol profissional retorna. E já na primeira disputa se sagra Bi-Campeão da 2ª Divisão do estado. Os resultados expressivos voltaram em 2004 e 2005, com: dois vices-campeonato estaduais e duas participações na Série C. A equipe também participou da Copa do Brasil. Nos anos seguintes o Atlético continuou entre os melhores de Santa Catarina.

Em 2009, o time grená terminou o campeonato no 5ª lugar. Na última partida do catarinense, torcedores fizeram um pedido. Com faixas clamaram para Ayres Marchetti não deixar o clube. E o presidente atendeu a solicitação e prometeu uma equipe forte a partir de outubro. Mas, com uma condição. Ela será montada do seu jeito.

Fonte: Site do Atlético

Nenhum comentário: