domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016: Eu também acredito

Segue abaixo o comentário do Blog de Lédio Carmona.

Grande blogueiro do globoesporte.com e comentarista da Sportv. A opinião dele bate com a de muita a gente, inclusive com a minha.

Fonte: http://colunas.sportv.globo.com/lediocarmona/

Eu acredito

Há quem considere meu discurso ingênuo. Ok, sou um pouco. Mas estou convicto de que os Jogos Olímpicos de 2016 podem deixar o lugar-comum do otimismo para serem ótimo para a sociedade brasileira. Os mais céticos gritarão:

- Mais um Pollyana… Essa gente não aprende!

De novo, posso ser mesmo. Até demais para um jornalista. Mas porque eu sou obrigado a virar as costas para um evento - um, não, dois, pois a Copa-2014 também será aqui -, só por achar que, mais uma vez, nossos governantes porão os pés pelas mãos e desperdiçarão mais essa oportunidade?

Por que eu sou obrigado a apenas olhar para trás, se temos um clarão pela frente. Porque apostar no ontem se há o amanhã pelo caminho? É conversa de Polyanna? Sim. Mas estou convicto de que estamos diante de uma chance concreta para o crescimento social, moral e até de auto-estima do nosso país. E quero apostar nessa crença.

Hoje ouvi uma coisa que me deixou incomodado. Alguém falava sobre o plano da candidatura do Rio de plantar 24 milhões de árvores para os Jogos Olímpicos.

- Ah, vão plantar só agora. Casuísmo barato! Já vi esse filme! - bradou o crítico.

Ok, por causa de um passado mal resolvido e conduzido, descartamos todas as nossas possibilidades, perspectivas e sonhos e ignoramos as 24 milhões de árvores?

Será que por conta desse mesmo cenário anterior temos que dar de ombros para o surgimento de milhares de emprego, postos de trabalho, melhorias urbanas, perspectiva de um incremento na política esportiva, que aposte na massificação do esporte desde a escola?

Falam que o dinheiro a ser gasto (e que já foi dispendido na campanha) poderia ser usado para a melhoria da saúde e dos transportes.

Ok, há uma certa lógica.

Mas quem garante que, mesmo sem os Jogos de 2016 teríamos esse apoio ao setor público? Duvido que sim. Então, melhor apostar no que a sociedade pode receber nesse período de ouro, com Copa do Mundo e Jogos Olímpicos num intervalo de apenas dois anos.

O povo está na ruas. A maioria dos brasileiros está feliz e acreditanto. Temos, repito, a nossa maior oportunidade de nos tornarmos uma nação respeitada e admirada por todos. Não só pela nossa simpatia, mas pelo trabalho, por nossa capacidade de realizar, receber e produzir.

A hora é essa. Aproveitamos esse momento. Nunca mais teremos outro.

Eu acredito.

Nenhum comentário: