terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tocha olímpica percorre escolas de Rio do Sul

Foi realizada na manhã desta terça-feira (13) a solenidade de acendimento da tocha olímpica da 3ª edição dos jogos da integração (Integrar) que será realizado de 20 a 22 de outubro na sede do Serviço Social do Comércio (SESC), reunindo alunos do ensino fundamental (5ª à 8ª série) das escolas públicas da rede municipal de Rio do Sul.

Depois de acesa pela Secretária de Educação Janara Mafra, em uma cerimônia que reviveu os rituais da Grécia Antiga, o prefeito Milton Hobus conduziu o fogo olímpico até as mãos do professor que iniciou o trajeto de 37 quilômetros que serão percorridos por cinco dias em sistema de revezamento, por professores de educação física e alunos atletas passando pelas escolas do município que participam dos jogos.

A primeira escola a receber o fogo olímpico foi o Centro Educacional Daniel Maschio na Barra da Itoupava e a tocha contou com a escolta da Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

Desde a primeira edição, o Integrar vem sofrendo mudanças e sendo ampliado. Em 2007, quando foi criado a única modalidade em disputa era o futebol de salão nos naipes masculino e feminino. Para este ano modalidades em disputa são futebol 7, futebol de salão masculino e feminino, voleibol, tênis de mesa, xadrez e handebol, esta última dependendo ainda da adesão das escolas.

Além da ampliação das modalidades, também nesta edição será apresentado o campeão geral da competição. Em 2010, os organizadores querem acrescentar na competição modalidades de inclusão, como a bocha, xadrez e tênis de mesa.

Ariane Cristina - PMRS

Nenhum comentário: