sexta-feira, 30 de julho de 2010

Futsal terá duas divisões na fase estadual

Videira (azul) é uma das favoritas a vaga
 
Os municípios que se classificarem na modalidade de futsal masculino durante as disputas das etapas do Regional dos Jogos Abertos vão competir na Primeira Divisão da modalidade na edição do Cinqüentenário dos Jasc na cidade de Brusque. A mudança no regulamento está sendo colocada em prática esse ano, pela Fesporte, uma vez que o número de municípios inscritos no ano de 2009 ultrapassou a 100.

 

O primeiro das quatro etapas do Regional, na região Centro-Oeste, na cidade de Rio do Sul iniciou na última quarta-feira, dia 28 e segue até o próximo dia 2 de agosto. Duas equipes do futsal estarão na etapa Estadual dos Jasc, de 8 a 18 de setembro.

 

Na Divisão Especial estarão os municípios pré-classificados, que ficaram entre os seis primeiros lugares na edição do ano passado, são eles: Florianópolis, Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste, Tubarão e Jaraguá do Sul.

 

Outra modalidade que deverá seguir os rumos do futsal, mas para 2011, será a bocha masculina que nas inscrições deste ano, totalizaram 138 municípios.

 

De acordo com o coordenador-técnico dos Jasc, Osvaldo Juncklaus, a proposta da criação de duas divisões nas modalidades em que o número de inscritos ultrapassar a 100, foi da Fesporte, sendo homologada pelo Conselho Estadual de Desportos. Com isso, os municípios que ficaram entre os seis melhores em 2009 estão na Divisão Especial.

 

O time de Brusque, mesmo sendo sede do evento do cinqüentenário, e garantido no evendo, estará na Primeira Divisão. Juncklaus explicou que a região Oeste foi contemplada com três vagas porque o número de inscritos foi superior às demais. "Com as duas divisões os municípios que não investem tanto na modalidade como Jaraguá do Sul, Tubarão, Joinville e Florianópolis, que disputam competições nacionais, assim mesmo têm chances de participar", disse. O campeão e o vice da Primeira Divisão sobem para a Especial, enquanto o quinto e o sexto serão rebaixados.

 

A rodada do futsal masculino desta sexta-feira define os classificados para a segunda fase. O nível técnico, segundo o coordenador da modalidade, Arlindo Vieira, está bem equilibrado. Destaque para Videira, que ao vencer Painel por 3 a 1 garantiu vaga como primeiro da chave. No futsal feminino, a equipe de Caçador, que foi campeã dos Jasc e brasileira em diversas edições, pode assegurar nesta sexta-feira, dia 30, a vaga.

 

Texto e Foto Orlando Pereira - Fesporte

Nenhum comentário: