quinta-feira, 19 de abril de 2012

Jasti começa na próxima terça-feira (24) em Piratuba

A contagem é regressiva para o início da 5ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que ocorrem de terça (24) a sábado (28) da próxima semana em Piratuba, no Oeste catarinense. Entre os participantes, a expectativa cresce à medida que se aproxima o evento. “Minhas malas estão praticamente prontas e não vejo a hora de embarcar”, contou a jogadora de bocha Maria Bruning, 66 anos.

São esperados mais de 1,4 mil atletas com mais de 60 anos, representando cerca de 150 municípios de Santa Catarina. Uma realização da Fesporte, com apoio da prefeitura de Piratuba e das secretarias de Desenvolvimento regional (SDRs), os Jasti são disputados nas modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, truco, dança coreográfica e dança de salão, nos dois naipes.

Integrante da equipe de bocha de São Ludgero, atual campeãs da competição, a aposentada Maria Bruning destaca que a equipe está “afiada” e pronta para brigar pela manutenção do título. “A Arnete está nos matando”, brinca Maria, referindo-se à treinadora Arnete Buss que, pelo menos três vezes por semana, reúne a equipe para os treinos de mais de duas horas. “Elas estão treinando muito bem na cancha de areia. Soube que a competição será em cancha de carpete, então teremos que ir antes para elas se adaptarem”, comentou a técnica. A equipe também é formada ainda pelas jogadoras Célia Schulz, 73 anos; Dalva Buss, 64; e Lúcia Becker, 65.

A equipe feminina de bocha de São Ludgero disputa há pelo menos três anos os Jasti. Em 2009 e 2010, o município do Sul do Estado foi vice em Gravatal e Barra Velha, respectivamente. O primeiro título foi conquistado no ano passado em Timbó, por ocasião da 4ª edição da competição. Campeã também com a equipe feminina, São Ludgero dominou a bocha em Timbó.

Se o município do Sul domina a bocha nos dois naipes, equipes feminina de Campo Alegre é forte concorrente na canastra. A cidade do Planalto Norte possui uma dupla que parece imbatível e que vai com tudo para tirar o título do trio de jogadoras Cleri Lanchinotti, Marta Hentges e Onilda Nunes, de Águas de Chapecó.  As campo-alegrenses Terezinha Foitte, 77 anos, e Marli Cubas, 73, são pentacampeãs regionais. Desde a primeira edição dos Jasti, em 2008, elas são vencedoras da etapa regional da modalidade, que, pelo regulamento dos Jasti, prevê equipes com duas ou três participantes inscritas) .

Tanto entrosamento durante as partidas de canastra tem como fundamento a amizade entre as duas jogadoras. Na etapa estadual, os melhores resultados foram obtidos em 2010, em Barra Velha, quando foram vice-campeãs, e na primeira edição, em Chapecó, quando obtiveram a terceira colocação.

Para Terezinha, participar dos Jasti é sempre uma alegria. “A gente encontra os amigos e faz o possível para representar bem o nosso município”, contou a jogadora. Marli não esconde o sonho de trazer para casa o troféu de campeã do Estado. “Um dia nós chegamos lá”, prevê. Em Campo Alegre, município de cerca de 11 mil habitantes conhecido como Capital Catarinense da Ovelha por conta de seus rebanhos de alta qualidade, a torcida por Terezinha e Marli é grande e muitos já afirmam que a dupla já transformou a cidade na capital da canastra.

Atuais campeões dos Jasti - Timbó 2011

Bocha Feminino - São Ludgero
Bocha Feminino - São Ludgero
Bolão 23 feminino - Timbó
Bolão 23 masculino - Timbó
Canastra feminino - Águas de Chapecó
Canastra masculino - Celso Ramos
Dança coreográfica - Chapecó
Dança de salão - Joinville
Dança de salão (+70 anos) - São José
Dominó feminino - Petrolândia
Dominó masculino - Gaspar
Truco feminino - Caçador
Truco masculino - Indaial

[Texto de Júlio Castro - Assessoria Fesporte]

Nenhum comentário: