sexta-feira, 13 de abril de 2012

Moitas estreia na Primeirona de Futsal nesta sexta-feira (13)

Na noite desta sexta-feira (12), às 20h30, o Moitas/Fundação Fexponace estreia no Campeonato Catarinense de Futsal da Primeira Divisão. Em Ituporanga, no ginásio Henrique Roletz, a equipe recebe a Dray/AD Saudades/Horus Faculdade com um elenco “caseiro” e conhecido do torcedor.

Afinal, em relação ao time que participou da campanha do rebaixamento na Divisão Especial de 2011 foram apenas três mudanças significativas: o goleiro Marcão, foi para Rio do Sul, o fixo Dudu, se transferiu para Chapecó, e o pivô Padilha voltou para Videira. Já o goleiro Cleiton, da cidade de Aurora, e o pivô Salsicha foram contratados para repor as saídas.

Segundo a direção do Azulaço, dois ou três reforços ainda devem chegar durante a competição para se juntar aos atletas que permaneceram do último ano: Cleber (goleiro); Graxa, Banana, Vaé, Ezequiel, Paraíba, Gerson, Buraco e Diego “Japa” (jogadores de linha).

Após o vice no Torneio de Verão, a equipe de Ituporanga parou as atividades por uma semana. Só na segunda-feira (9), à tarde, após a confirmação financeira para a manutenção do projeto, a comissão técnica iniciou os treinamentos com o elenco. Para o confronto diante de Saudades, o treinador Juliano Mateus só não deve contar com Paraíba, que segue machucado.

Graxa (4) continua no comando defensivo do Azulaço
Regulamento:

Nesta temporada, o Estadual da Primeira Divisão terá a participação de 13 equipes e será disputado em dois turnos. Em cada etapa, as equipes se enfrentarão e os oito melhores passarão para as quartas de final. Em jogos de ida e volta serão definidos os semifinalistas e depois os finalistas, também em duas partidas. O campeão de cada turno garantirá vaga na semifinal geral do torneio.

Caso uma mesma equipe vença os dois turnos, o clube estará automaticamente garantido na decisão. A outra vaga sairá do confronto que envolverá os quatro melhores times no índice técnico. Estas equipes disputarão uma espécie de semifinal, em dois jogos, e depois uma final, também em duelos de ida e volta. O vencedor estará na final do torneio.

Já se dois times diferentes venceram um turno cada ambos garantirão vaga nas semifinais gerais da competição. As outras duas equipes serão conhecidas após uma disputa entre quatro clubes que serão classificados pelo índice técnico: 1º IT x 4º IT e 2º IT x 3º IT. Em jogos de ida e volta, os vencedores vão para as semifinais gerais da Primeira Divisão.

Juliano Mateus começa mais um Estadual à frente do Moitas
Campeão e vice terão que subir

Além disso, devido ao esvaziamento e depois que algumas equipes garantiram o acesso para a Divisão Especial e não subiram, a Federação Catarinense de Futsal realizou uma importante alteração no regulamento. Nesta temporada, o campeão e o vice do Estadual da Primeira Divisão terão que subir para a elite de 2013 ou serão punidos pela entidade. Os clubes terão as atividades suspensas por dois anos, em todas as categorias da Federação.

Equipes participantes:

Clube Caça e Tiro/Honolulu/FME; ACBV Lages; Fundação Fexponace/Moitas; Dray/AD Saudades/Horus Faculdade; Mafra; Xaxiense; Casa do MDF/Futsal SLO (São Lourenço do Oeste); ADESP/Serpil Moveis/Pinhalzinho; AIF/Horus Faculdades/PM Iraceminha; Grêmio Falcões; Araquari Futsal/Assessoritec; Futsal Schumann/Seara/FMES e ADV/UNOESC/Videira.

Arbitragem:

Luiz Carlos Nienkoter, de Rio do Sul, e Jean Carlos Sasso, de Brusque, serão os árbitros da partida entre Moitas e Saudades. A anotadora será Maria Ines Sens, de Ituporanga, e Mario Cesar Martendal, de Rio do Sul, cuidará dos cronômetros.

A Rádio Sintonia AM mais uma vez estará ao lado do time de Ituporanga e acompanhará as partidas do Azulaço. Ouça os jogos AQUI com a equipe que terá nas narrações Eronildo de Oliveira. José Fernando será o comentarista e Diogo W. Maciel o repórter.

Nenhum comentário: