quarta-feira, 15 de agosto de 2012

25º Joguinhos | Definidas disputas iniciais da competição

Cerca de 100 dirigentes de aproximadamente 40 cidades catarinenses participaram do congresso técnico dos 25º Joguinhos Abertos de Santa Catarina realizado na tarde desta quarta-feira (15) na sede social do Pinheiro Tênis Clube, em Curitibanos. O congresso técnico definiu as chaves e os primeiros confrontos da competição, que ocorrerá de 30 de agosto a 8 de setembro no município.


Pelo cronograma de disputa da competição, os primeiros dias serão reservados para as modalidades individuais, com exceção do tênis, que ocorrerá ao longo de toda a competição; do caratê, que, a pedido da federação catarinense da modalidade, foi transferido para o final do evento para não coincidir com o Campeonato Panamericano de Cadetes e Júnior; e da ginástica artística. A natação será realizada nas piscinas do Clube Caça e Tiro de Lages nos dias 30 e 31.

As 16 modalidades serão disputadas em 22 locais de competição e deverão reunir cerca de 4 mil atletas e dirigentes ao longo dos 10 dias.  A abertura dos 25º Joguinhos está marcada para as 20h do dia 30, no parque de exposições, e contará com a participação de 10 a 15 atletas de cada uma das mais de 75 delegações já confirmadas. O número de municípios participantes porém deverá aumentar com as inscrições no vôlei de praia, que estará na programa dos Joguinhos como modalidade de apresentação.

Os 25º Joguinhos Abertos serão disputados nas modalidades de atletismo, basquete, caratê, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A delegação de Blumenau é atual campeã dos Joguinhos, título conquistado no ano passado em Caçador. Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.

No congresso técnico também foi apresentada oficialmente a logomarca e o mascote dos Joguinhos. O mascote, chamado de Feinho ou Vermelhinho, é uma atualização do mascote da primeira edição dos Joguinhos, realizados em 1988 também em Curitibanos, e é inspirado em um personagem real, que na época era uma criança de sete ou oito anos.

“Os Joguinhos, nascidos aqui em Curitibanos, são um modelo de sucesso. E para 2013 queremos acrescentar mais um projeto escolar no Estado de referência, que, garantido por lei estadual, vai permanecer, estimulando e desenvolvendo o esporte nas escolas, independente da troca de governos”, antecipou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.

Além do dirigentes esportivos e do prefeito, também participaram do congresso técnico o deputado federal Onofre Agustini; o secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos, Luiz Fernandes Popinhak França; o prefeito de Curitibanos, Wanderley Agostini; o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Adair Luiz Alves, além da rainha e princesa da 22ª Expocentro.

[Com informações de Eduardo Correia - Assessoria Fesporte]

Nenhum comentário: