quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Futebol | Avaí vai homenagear Taió no final de semana

[Texto: Assessoria do Avaí Futebol Clube]

O Avaí homenageia no próximo sábado (4), no jogo diante do Ceará, na Ressacada, o município de Taió, que fica na região do Alto Vale do Itajaí. O goleiro Diego entrará em campo com uma camisa especial que trará a imagem da Barragem Oeste, um dos símbolos da cidade.

Uma comitiva de Taió estará na Ressacada para acompanhar o jogo e receber a camiseta da homenagem. Outra comitiva presente será a do município de Videira, homenageado no jogo diante do Paraná.

Taió tem 63 anos de fundação e está a 271 km de Florianópolis. O município tem 17.265 habitantes, conforme dados do IBGE.

A história

Em 7 de setembro de 1929, Taió passou a distrito de São Francisco do Sul, pertencendo mais tarde a Itajaí, Blumenau e Rio do Sul. Com terras desmembradas de Rio do Sul, foi elevado à categoria de Município em 30 de dezembro de 1948, através da Lei Estadual nº 247 (Publicada no Diário Oficial 3.865 de 19/01/49), sancionada pelo governador José Boabaid.

A partir de 12 de fevereiro de 1949, o município começa a caminhar com as próprias forças, cuja data, por sua importância histórica, passou a ser denominada de “Dia do Município“. Em 27 de dezembro de 1959, passou a ser comarca, abrangendo hoje os municípios de Salete e Mirim Doce.

A economia de Taió gira em torno da produção de fumo, milho e arroz, criação de suínos, aves e gado de corte, além da produção de leite, mel, queijos, cebola, batata-salsa, flores e hortaliças. Atualmente a indústria é a principal fonte de arrecadação de impostos.

Taió produz e vende para o Brasil e o mundo papelão, móveis, móveis convencionais e de aço e produtos têxteis. Destacam-se ainda o setor de química, o design e comunicação, a indústria gráfica, nutrição animal e comércio de insumos agrícolas.

Turismo

As belas paisagens naturais, aliadas à hospitalidade e força de trabalho do povo, constituem-se na possibilidade de progresso e forte apelo turístico do município, que apresenta arquitetura característica da colonização italiana, polonesa e alemã.

Entre os atrativos, está a Barragem Oeste localizada a 4 km do centro da cidade e a ponte Roberto Machado , única construída em treliça e madeiras nobres.

As manifestações folclóricas através do Circollo Trentino, Família Belunese, Grupo Folclórico Alemão, festas típicas, o Carnaval de Rua, os centros de Tradição Gaúcha – CTG – Galpão Nativo e Mangueira Taioense são atrativos aos seus visitantes.

Os aspectos geológicos também são destaque no município, onde fósseis encontrados são similares aos descobertos na Austrália . Estudos vêm sendo realizados por diversas instituições e entidades. Taió conta também com o Museu Paleo Arqueológico e Histórico, sendo que vários sítios estão sendo catalogados para possibilitar a visitação pública.

Nenhum comentário: