De acordo com o dirigente, o primeiro deles, foi à falta de respeito da Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS) com o clube riossulense ao agendar várias partidas pelo Estadual num curto período. Pela programação da Divisão Especial, o time do Alto Vale entrará em quadra nos dias 17, 20, 23 e 30 de outubro.
- No começo do returno jogamos três jogos em uma semana e depois ficamos mais de trinta dias sem jogar. E agora, eles programam quatro partidas em menos de 15 dias mesmo sabendo que no meio disso tudo nós temos os regionais do Jasc, onde podemos jogar mais cinco jogos, além da própria Liga Sul onde serão mais três. Que respeito é esse que a entidade tem por um clube filiado? Isso eu não posso aceitar - afirmou Borgonovo ao justificar o primeiro motivo.

Indagado se o caso não é o mesmo do voleibol feminino que começará em uma gestão e terminará no governo seguinte, o superintende disse que são situações distintas: “A equipe da Superliga está fechada, eu entregarei pronta. Já o time de futsal se desfaz totalmente no fim deste ano, pois se encerra o contrato de todos e automaticamente estão liberados”, frisou.
Já o terceiro motivo é a redução de gastos na Fundação Municipal de Desportos. Segundo Nilo Borgonovo, além da desistência da Liga Sul, mais algumas mudanças serão realizadas, porém nenhuma outra modalidade será fortemente afetada. O objetivo do dirigente é equilibrar as contas no final da temporada.
Blumenau é novo representante do estado no torneio
Sem Rio do Sul, que havia garantido a vaga ao conquistar o turno do Campeonato Estadual da Divisão de 2011, o estado de Santa Catarina agora também será representado na Liga Sul pela AD Hering/Uniasselvi/Blumenau.
A equipe do Vale do Itajaí disputará o torneio com Videira, o Marreco Futsal (PR) e o Lajeado Futsal (PR). A primeira rodada da competição está marcada para o dia 23 de outubro, no ginásio Medalhão, em Videira, no Meio-Oeste do Estado.