segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Primeira Divisão

Segue comentário enviado por e-mail:

Caro Daniel,

O primeiro critério para um campeonato ser respeitado é o cumprimento do regulamento. A primeira divisão, depois de vários anos se arrastando, voltou a ser disputada por equipes fortes e estruturada, que vem atraindo a atenção do público e da mídia. Os clubes não podem permitir que se rasgue o regulamento. Quem errou que seja punido e que Federação se pronuncie logo pra que o campeonato tenha sequencia, com bons jogos como foi até agora.

Abs,

João Elias Soar

Atlético vence amistoso

O Atlético de Ibirama realizou neste final de semana o primeiro amistoso em preparação a Copa Santa Catarina. Os atleticanos foram até Jaraguá do Sul enfrentar o Juventus e venceram por 2 a 0.

Os gols de acordo com a coluna de Cláudio Rolzer, foram marcados pelos laterais esquerdos Mendes e Nelsinho.

Quais foram as maiores goleadas do futebol?

Que vida de goleiro não é fácil bem sabem aqueles que já levaram um frango vergonhoso nos acréscimos do segundo tempo. Em algumas situações, no entanto, tudo parece conspirar contra esses valorosos atletas responsáveis por manter o placar inalterado durante o jogo inteiro.

Pode parecer mentira, mas certa vez um time conseguiu perder uma partida por 149 a 0. Essa é a maior goleada registrada no futebol mundial, em partida ocorrida em novembro de 2002, quando o Stade Olympique de L'Emyrne (SOE) foi derrotado pelo AS Adema, em confronto válido pelo campeonato de Madagascar. É importante salientar, no entanto, que foi a equipe do SOE que atentou contra as próprias redes, como forma de protestar contra um pênalti duvidoso marcado contra o time na rodada anterior.

Em uma partida disputada "de verdade", a marca fica com o Arbroath, que em 1885 aplicou 36 a 0 no Bom Accord, pela Copa da Escócia. Já a maior goleada em competições organizadas pela Fifa, segundo o site da própria instituição (www.fifa.com), aconteceu em 2002, quando a Austrália aplicou 31 a 0 em Samoa Americana, em confronto pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Apenas o jogador Archie Thompson foi responsável por balançar as redes em 13 oportunidades. Em Copas do Mundo, a marca histórica é da Hungria, que em 1982, no Mundial da Espanha, venceu El Salvador por 10 a 1. No entanto, a partida com o maior número de gols em Mundiais foi a vitória da Áustria sobre a Suíça por 7 a 5, nas quartas-de-final da Copa de 1954.

No Brasil, a maior goleada de que se tem notícia em uma partida oficial é responsabilidade do Botafogo. Em 30 de maio de 1909, o alvinegro carioca venceu o Sport Club Mangueira por inacreditáveis 24 a 0, informa o jornalista esportivo e pesquisador da história do futebol Ernani Campelo. O Mangueira, que nada tem a ver com a escola de samba, foi fundado em 1906 e encerrou suas atividades em 1927, mas a humilhante goleada acabou assegurando seu espaço na história do futebol brasileiro. Já no Campeonato Brasileiro, lembra Campelo, a maior goleada foi a vitória do Corinthians diante do Tiradentes, do Piauí, por 10 a 1, em 1983.

Fonte: Terra.com.br/vocesabia