domingo, 7 de outubro de 2012

Vôlei | Rio do Sul conquista o tricampeonato Estadual

Com o placar de 3 sets a 1, Rio do Sul/Unimed/Delsoft confirmou o favoritismo e venceu Aprov/Chapecó no segundo jogo da final do Campeonato Catarinense de voleibol feminino e conquistou o tricampeonato da competição. Com parciais de 25/15, 25/13, 25/27 e 25/21, a equipe consagrou a campanha invicta ao longo da competição na noite de sexta-feira no ginásio Artenir Werner em Rio do Sul diante de cerca de 800 torcedores.

Precisando vencer para não forçar uma terceira partida contra as representantes de Chapecó, o técnico de Rio do Sul Rogério Portela escalou o time titular com Camila Paracatu no meio de rede, opção que deu certo na primeira partida da série de playoffs quando Rio do Sul venceu por 3 sets a 1 em Chapecó. A opção tática deu resultado com um time muito mais ofensivo e mais eficiente nos ataques, principalmente das pontas Elis e Neneca.


Os dois primeiros sets foram tranquilos para o time da capital do Alto Vale. Incentivados pela torcida, a equipe manteve uma postura vibrante com mais opções de ataques oferecidos pela levantadora Ananda. Para o terceiro set, a equipe de Chapecó foi mais insistente e manteve-se sempre próxima no placar. Precisando vencer para levar ao quarto set, a equipe do técnico Fernando Picoli fechou o set em 27 a 25 adiando a definição do título por mais um set.

Rogério Portela pedia mais tranquilidade ao time, pois com o jogo em 2 sets a 1, Chapecó ganharia ainda mais ânimo para tentar uma virada. E no quarto set a meio de rede Edna e a ponta Priscila tiveram atuação de destaque. Ao final deste set, vitória de Rio do Sul por 25 a 21 e festa pelo tricampeonato estadual, conquistado de forma invicta. “Foi um campeonato curto, mas que serviu de aprendizado para o futuro. É uma vitória e um título do conjunto do time, sempre unido, batalhando e tentando corrigir erros para ser cada vez mais eficiente”, comentou Portela.

O troféu de campeão foi entregue pelo presidente da Federação Catarinense de Voleibol, Dante Klaser para a capitã Paula Barros. Ela ressaltou que o título é merecido e gratificante por ser junto com o torcedor de Rio do Sul, que sempre apoiou o time. A levantadora Ananda ressaltou que no terceiro set, Chapecó começou a sacar muito bem e o jogo ficou realmente com cara de decisão. Entretanto o time teve seriedade para assumir a responsabilidade de jogar em casa e fechar o quarto set e conquistar a vitória.

Superação e força para as próximas competições

A líbero Nine comemorou muito a conquista já que ao longo do estadual enfrentou uma lesão no joelho esquerdo e conseguiu se recuperar a tempo de participar das últimas rodadas classificatórias e da fase final. Ela considera inesquecível este título por Rio do Sul, pelo quadro de superação, pelos resultados e pela dedicação de todo o time. E para esquecer a euforia da conquista do título e já se preparar para novos campeonatos, ela tem uma mensagem bastante clara: “Um treinador uma vez me disse que temos que comemorar até a meia noite do mesmo dia. A partir do minuto seguinte é um novo dia e temos que pensar em novos desafios que teremos que enfrentar a partir dessa etapa”.

Campeã estadual três vezes, duas por Rio do Sul, a meio de rede Claudinha salienta que o título vem para coroar o trabalho de tantos meses seguidos, com treinos puxados e muita dedicação. “É saber que todo aquele suor e dor não foram em vão. É uma conquista alcançada na luta diária, e não somente em um jogo”.

O time se reapresenta no ginásio municipal já nesta terça-feira para a sequência de treinamentos. Começa agora a preparação para os Jogos Abertos de Santa Catarina no início de novembro e Rio do Sul defende o título e também busca o tricampeonato.

A Superliga Feminina também começa em novembro e a Confederação Brasileira de Voleibol definiu o calendário do turno e returno da competição. O primeiro jogo de Rio do Sul será contra o Usiminas/Minas em Belo Horizonte (MG) no dia 23 de novembro. O primeiro duelo em Rio do Sul será na segunda rodada, no dia 27 contra o SESI (SP).

Tabela de Rio do Sul na Superliga 20113:

Turno:

23.11.12 (Sex): 20h00: Usiminas/Minas x Rio do Sul (Belo Horizonte)
27.11.12 (Ter): 20h15: Rio do Sul x SESI-SP (Rio do Sul)
30.11.12 (Sex): 20h15: Rio do Sul x Vôlei Amil (Rio do Sul)
04.12.12 (Ter): 19h30: São Bernardo Vôlei X Rio do Sul (São Bernardo)
07.12.12 (Sex): 20h15: Rio do Sul X Sollys/Nestlé (Rio do Sul)
11.12.12 (Ter): 19h30: Unilever X Rio do Sul (Rio de Janeiro)          
21.12.12 (Sex): 20h15: Rio do Sul X E.C. Pinheiros (Rio do Sul)
11.01.13 (Sex): 19h30: Banana Boat/Praia Clube X Rio do Sul (Uberlândia)

Returno:

15.01.13 (Ter): 20h15 Rio do Sul X Usiminas/Minas (Rio do Sul)
18.01.13 (Sex): 20h00: SESI-SP X Rio do Sul (São Paulo)
22.01.13 (Ter): 19h30: Volei Amil X Rio do Sul (Campinas-SP)
25.01.13 (Sex): 20h15: Rio do Sul X São Bernardo Vôlei (Rio do Sul)
29.01.13 (Ter): 19h30: Sollys/Nestlé X Rio do Sul (Osasco-SP)
01.02.13 (Sex): 20h15: Rio do Sul X Unilever (Rio do Sul)
05.02.13 (Ter): 19h30: São Caetano X Rio do Sul (São Caetano do Sul)
19.02.13 (Ter): 20h00 E.C. Pinheiros X Rio do Sul (São Paulo)
22.02.13 (Sex): 21h00: Rio do Sul X Banana Boat/Praia Clube (Rio do Sul)

[Com informações e fotos de Clóvis Eduardo Cuco - Assessoria PMRS/Vôlei Rio do Sul]

Futsal | Moitas perde de goleada em Mafra

O Moitas/Fundação Fexponace não conseguiu voltar com pontos da cidade Mafra na noite deste sábado (6). No ginásio Zepellin, diante dos donos da casa, a equipe da capital da cebola foi goleada por 7 a 1 e caiu posições na tabela de classificação.

No returno, o Moitas agora ocupa o 7º lugar com 15 pontos. Os líderes são Seara e Caça e Tiro com 20 pontos. Já na classificação geral, o time do Alto Vale está na quarta posição com 37 pontos. Caça e Tiro e Videira estão na ponta com 41 pontos.

Na próxima rodada, a equipe de Ituporanga tentará a recuperação diante de Videira. O duelo está marcado para quarta-feira (17), às 20h30, no ginásio Henrique Holetz, na capital da cebola. Para a partida, o técnico do Moitas, Juliano Mateus, poderá contar com o retorno do ala Vaé.