quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rio do Sul vence e está na final

Com o apoio de um bom público, a FMD Rio do Sul/Unidavi/Back/Stahlfabrick confirmou a boa fase e derrotou na prorrogação Saudades por 2 a 1, após um empate em cinco gols no tempo normal. Com a vitória na noite desta quarta-feira (17), no ginásio do SESI, a equipe do Alto Vale garantiu a classificação para a final do returno.

Agora, os riossulenses, que já venceram o primeiro turno, estão mais próximos da Divisão Especial do ano que vem. Caso ganhe o título da segunda fase, o time do técnico Xande garante passagem para a elite do salonismo Estadual e também na final geral da Primeira Divisão.

O adversário de Rio do Sul na decisão será o time da ADESP/Pinhalzinho que eliminou Seara, fora de casa, com um vitória por 6 a 4. A primeira partida deve ser neste sábado (20), no Oeste. Já o jogo de volta pode ocorrer na próxima quarta-feira (24), no SESI. As datas oficiais serão confirmadas nesta quinta-feira pela Federação Catarinense de Futsal.

Como foi o jogo:

1° tempo:

Rio do Sul começou a partida bem e com menos de dois minutos abriu o placar com Joan. Só que a superioridade durou até aos 7 minutos, quando Ismã empatou. Mesmo apresentando erros o time da casa voltou a marcar com Fabão. Só que em menos de três minutos, os visitantes anotaram três gols com: Mateus, Marquinhos e Andy (um golaço contra).

Com a desvantagem de 4 a 2 no placar, o técnico Xande apostou e colocou o goleiro linha. Em uma linda troca de passes, Ceccato descontou. Mesmo pressionando até o fim, os riossulenses não conseguiram marcar. Final do primeiro tempo: 4 a 3. O resultado eliminava Rio do Sul e classificava Saudades.

2° tempo:

Após a conversa com o treinador Xande, o time da casa voltou com mais volume de jogo e criando várias oportunidades. Só que todas as chances esbarraram nas defesas do goleiro Supi. De novo, Rio do Sul apostou no gol linha, já que precisava empatar a partida para levar o jogo para a prorrogação.

A situação se complicou ainda mais quando, aos 12 minutos, o ala Ceccato foi expulso, corretamente, ao levar o segundo cartão amarelo. Com um jogador a mais o grupo de Saudades pressionou e perdeu grandes oportunidades para ampliar a vantagem.

De volta com quatro na linha, os riossulenses partiram de vez para cima dos adversários. Só que num contra ataque, o time do Oeste ampliou para 5 a 3 com Lê, aos 17 minutos. Se o momento de Rio do Sul, já era complicado, ficou ainda pior.

O técnico Xande apostou de novo e colocou dois pivôs em quadra: Fabão e Andy. E dos pés de Fabão, aos 18:16, saiu o gol que diminuiu a vantagem. Com o apoio de toda a torcida, os mandantes se jogaram para cima. E após pressionar e ter várias chances defendidas pelo goleiro Supi, o clube foi recompensado aos 19:19s. Café marcou o seu e empatou a partida: 5 a 5. O resultado, o mesmo do jogo de ida em Saudades, levou o confronto para o tempo extra.

Prorrogação:

A primeira etapa terminou empatada em 0 a 0 e sem grandes emoções. O placar igual garantia a classificação dos riossulenses, que tiveram a melhor campanha da segunda fase. Mas o que faltou de dramaticidade no tempo inicial, sobrou no segundo período.

Melhor postada e esperando os erros do adversário que precisava da vitória, o time de Rio do Sul aproveitou e abriu logo 2 a 0, com Fabão e Café, em tiro livre. Os dois gols deram tranquilidade para as mandantes, já que os visitantes teriam que marcar três vezes para chegar a final.

Mesmo sofrendo pressão e sem o goleiro Léo que foi expulso, o grupo do Alto Vale levou apenas um gol e garantiu a classificação para a decisão. Após a partida, os jogadores comemoraram e foram até torcida para agradecer o apoio durante todo o duelo.

Fotos: Prefeitura de Rio do Sul

Ced aprova redução de idade da Olesc, Joguinhos e Jasc

Em reunião realizada nesta quarta-feira (17), na sede da  Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em Florianópolis, os integrantes do Conselho Estadual de Esporte (Ced) de Santa Catarina aprovaram a redução de idade dos eventos de rendimento da Fesporte. Para Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) a faixa etária será de 13 a 16 anos. Antes a data limite era até 17 a partir dos 14.

Para os Joguinhos Abertos de Santa Catarina serão admitidos atletas de 15 a 18. Até este ano os participantes teriam que ter entre 14 a 19 anos. Outro evento que teve a redução da idade foi os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Agora para participar da maior competição do esporte amador do estado o atleta terá que ter a idade mínima de 15 anos. Antes teria que ter 16.

As reduções das idades nos eventos esportivos de rendimento, segundo Osvaldo Junklaus, técnico da Gerência  de Esportes de Rendimento da Fesporte, contempla  o desejo da maioria dos dirigentes esportivos de Santa Catarina. Em reuniões realizadas entre técnicos da Fesporte e representantes de municípios  durante os regionais da Olesc em setembro houve o pedido para a diminuição da faixa etária dos participantes.

 “Algumas modalidades específicas nos nossos eventos terão idades diferenciadas. É o caso futebol, atletismo, ginástica artística, rítmica, natação, futebol, judô, tênis e xadrez”, enfatiza Junklaus. A faixa etária de cada uma, segundo ele, será definida após reuniões com as federações esportivas.

Antonio Prado - Fesporte – Assessoria de Comunicação

Jimavi: Final do vôlei é domingo

A grande decisão do voleibol feminino nos Jogos de Integração dos Municípios do Alto Vale do Itajaí será neste domingo (21), em Pouso Redondo. Às 9h30, vamos ter na disputa do terceiro lugar: Rio do Sul e Presidente Getúlio. Na sequência jogam a final: Rio do Campo e Pouso Redondo.

Resultados do Futsal em Rio do Oeste:

Máster - Sábado (13): Clube dos Amigos 12 X 1 Perossa/Bardogordo

Ribeirão Café 1 X 0 Clube Veteranos Tatu

Verde Vale 2 X 6 Sertãozinho

 

Feminino - Sábado (13): Associação Feminina de Futsal 13 X 02 Sertãozinho Futsal

Riolat 2 X 3 Catedral

 

Programações para o sábado (20):

 

Máster: Verde Vale x Clube Veteranos Tatu

Ribeirão Café x Perossa/Bardogordo

Sertãozinho x Clube dos Amigos

 

Feminino: Tanto Faz x Sertãozinho Futsal Feminino

Riolat x Associação Feminina de Futsal

Informações da região de Ibirama

União, de Getúlio, goleia

 

Em casa, no último sábado (13), o União de Papanduva, de Presidente Getúlio, sapecou 5 a 0 no União, de Ibirama. O confronto foi válido pela primeira partida das finais da 6ª Taça SDR. O jogo de volta será no próximo sábado (20), às 15h45, em Ibirama.

 

Comitê do Esporte define datas

 

Nesta quarta-feira (17) o Comitê Regional do Esporte realiza reunião na Secretaria de Desenvolvimento, a partir das 14h. No encontro serão definidas as datas das semifinais das categorias sub-15 e 17 no Futsal e do Voleibol Feminino.

Riossulense conquista bons resultados no JUBs

Luis Henrique Schneider, acadêmico de Educação Física, conquistou duas medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs): Ouro em Arremesso de Peso, com a marca de 16,36m e Bronze no Lançamento de Disco com 48,34m. As provas de Atletismo foram realizadas em Timbó, entre os dias 05 e 10 de novembro.

Os JUBs 2010 são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Governo do Estado Santa Catarina, da Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU) e prefeituras onde as competições foram realizadas. 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa Unidavi