quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Está quase na hora da festa do esporte catarinense

Começa nesta quinta-feira (9), a 50ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Nesta temporada o evento chega onde tudo começou: Brusque. A cidade do Vale do Itajaí receberá até o dia 18 de setembro mais de seis mil atletas de 85 municípios.

A abertura oficial acontece às 19h30, na Arena Brusque, com as presenças já confirmadas de diversas autoridades do estado e até mesmo do ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico. É esperada ainda a presença de um integrante do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro.

O Alto Vale será representado por várias cidades. A maior delegação será a de Rio do Sul (confira o áudio no fim do texto) com cerca de 180 pessoas. Apesar da competição ter início nesta quinta-feira, as provas só começam pra valer na sexta-feira e no sábado.

Nesta edição do Jasc serão disputadas 26 modalidades, entre elas: atletismo, caratê, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, remo, taekwondo, tiro, duatlo, xadrez, basquete, bocha rafa, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de duplas, punhobol, tênis, tênis de mesa e hipismo.

O duatlo e o tênis, ambos no feminino, de acordo com o regulamento, não contarão pontos para a classificação geral, já que não atingiram o número mínimo de seis participantes.

Futsal com novidades

Pela primeira vez nos Jogos serão realizadas duas divisões na modalidade de futsal, isso porque ela já atingiu, na edição do ano passado, mais de 100 inscrições nas fases classificatórias. A divisão especial terá as seis equipes pré-classificadas do ano anterior: Tubarão, São Miguel do Oeste, Florianópolis, Chapecó, Jaraguá do Sul e Concórdia.

Já na primeira divisão estarão: Seara, Rio do Sul, Joinville, Sideropólis, Pinhalzinho, Lages, Blumenau, Capivari de Baixo, Brusque e Xaxim. Para 2011, outra modalidade deverá ter duas divisões será a bocha rafa vollo, que este ano também ultrapassou os 100 inscritos.

Blumenau a maior delegação

Entre os municípios inscritos, a cidade de Blumenau terá a maior delegação com 420 atletas, seguido da cidade sede Brusque, com 400. Florianópolis, atual campeã dos Jasc, virá com 307 participantes, inclusive com o time da Cimed, tetracampeã da Superliga de vôlei masculina. Já Joinville terá uma delegação composta por 280 atletas.

Programação festiva

Durante os dez dias de competições haverá uma programação paralela e festiva em alusão ao cinquentenário dos Jogos Abertos. A maioria vai ser realizada no Pavilhão de Eventos Maria Celina, onde fica a Comissão Central Organizadora (CCO).

Destaque para a abertura da 1ª Expojasc, dia 9, às 20h, onde estarão disponíveis materiais referentes aos 50 anos dos Jasc como fotos, medalhas, recortes de jornais, boletins de edições anteriores entre outros objetos.

Haverá ainda na programação paralela o lançamento do livro sobre a história dos Jasc, dia 11, às 20h, e a homenagem, dia 13, às 12h, aos atletas e dirigentes que participaram da primeira edição dos Jogos em 1960.

Também estão programadas palestras com personalidades esportivas como o tenista Guga Kuerten e Renan Dal Zotto, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles e hoje dirigente da Cimed.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina é uma promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e gerenciamento da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a SDR e a Prefeitura Municipal de Brusque.

Como Rio do Sul estará na competição?

Antes de viajar para Brusque nesta quarta-feira (8), o diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul, Sérgio Luís Schlemper, conversou com o blog. No áudio abaixo, o riossulense fala sobre todas as modalidades que a capital do Alto Vale participará e também as expectativas para os Jogos 2010.




Texto com informações retiradas do site da Fesporte.

Mundial de Mountain Bike chega ao Brasil

Já começou as disputas do Campeonato Mundial de Mountain Bike Máster. O evento segue até o próximo domingo (12) e está sendo realizado no Parque Unipraias, na cidade de Balneário Camboriú.

Essa é a primeira vez que o Brasil recebe a competição. Mais de 530 atletas de 27 países competirão nas modalidades cross country olímpico e dowhill em sete categorias divididas em faixas etárias dos 30 até 60 anos.

O país sede terá mais de 280 representantes e a Argentina é o visitante estrangeiro com maior número de inscritos, com 93 ciclistas. As provas oficiais começam na sexta-feira.

Mais informações no vídeo abaixo ou no site oficial do evento: www.ciclismosc.com.br/worldchampionships/site/home.htm.


Muita emoção nas finais em Salete

Direto de Salete
Por Odair José Ferreira


Chegou ao fim no domingo (5), a 6ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Areia da Agricultura de Salete. Após jogar sem perder uma partida do campeonato, a equipe Platina/Rio Luiz, do naipe feminino, ganhou mais um título da competição.

Na decisão pelo terceiro lugar, masculino, a equipe de Rio Alegre se colocou ao ataque, e surpreendeu a equipe da casa, Ribeirão Cipriano, e ganhou o jogo por uma ampla vantagem. A final masculina também foi eletrizante. Na primeira etapa a equipe do Rio do Ouro “2” marcou três vezes e colocou o time da Barra Grande em grande desvantagem. Destaque para o goleiro da equipe Rio Alegre, que fechou a meta no primeiro tempo.

O placar só foi modificado a favor da Barra Grande aos 8 minutos da etapa final. Com o 3 a 1 as divididas de bola, e as chances de gols deixaram o jogo apreensivo para os dois lados. Com menos de dois minutos para acabar o jogo uma surpreendente virada de 4 a 3, deu o quarto título e a Taça Rotativa Ivo Belli, para a equipe Barra Grande.

Categoria Masculina

Campeão: Barra Grande
2º lugar: Rio do Ouro “2”
3º lugar: Rio Alegre
4º lugar: Ribeirão Cipriano

Categoria Feminina

Campeão: Platina/Rio Luiz
2º lugar: Barra Grande
3º lugar: Rio Panela
4º lugar: Rio Herta
Participação: Rio do Ouro

Artilheiro: Charles Eifler, e Andrei Blasius – 19 gols.
Goleiro menos vazado: equipe Rio Alegre, Mauri Meyer – 22 gols sofridos.
Troféu Disciplina: equipe Rio Alegre – com dois cartões amarelos.

Resultados dos jogos da categoria Masculina:

Decisão do terceiro lugar: Ribeirão Cipriano 3 x 7 Rio Alegre
Final: Barra Grande 4 x 3 Rio do Ouro “2”

Resultados dos jogos da categoria Feminina:

Rio Panela 4 x 5 Rio Herta
Barra Grande 4 x 1 Rio do Ouro
Platina/Rio Luiz 3 x 1 Rio Herta

Agora só restam quatro

É este o número de sobreviventes no Campeonato da Liga Riossulense 2010. Antes dos jogos de ontem, um confronto das semifinais já estava definido entre União, de Taió, e Poço Rico, de Otacílio Costa. Agora a outra disputa pela vaga na decisão já tem os candidatos.

 

Em casa, o América, de Agronômica, venceu o Atlético, de Ituporanga, por 4 a 0, e se classificou. Quem também ganhou a vaga foi o Canto do Rio, de Agrolândia, que empatou sem gols com o Atlético de Ribeirão Pequeno.
 
Próximas partidas:

 

A Liga não perdeu tempo e já divulgou a data dos jogos de ida das semifinais, confira:

 

Domingo (12):

 

Taió: União x Poço Rico

Agronômica: América x Canto do Rio

Rapidinhas

* A equipe de vôlei feminino de Rio do Sul venceu a última partida da primeira fase do Estadual na noite desta terça-feira (7). O jogo com Florianópolis terminou em 3 sets a 0 para as riossulenses. Agora o adversário das semifinais será, provavelmente, a Pauta/ São José. A data para o primeiro duelo ainda não foi divulgada.

 

* Os Jogos Abertos de Santa Catarina começam só amanhã. Mas, nesta quarta-feira toda a parte logística da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul já viaja para Brusque. A partir de amanhã vamos acompanhar a 50° edição do JASC mais de perto. Fique ligado aqui, no Boletim Esportivo (de segunda a sexta-feira, às 9h, na Unidavi FM), no www.twitter.com/radiounidavi ou no www.twitter.com/esportealtovale. JASC 2010 é no Esporte Alto Vale.

 

* O futsal de Rio do Sul continua na preparação para os Jogos Abertos. Nesta quarta-feira a equipe faz academia na parte da manhã. Já à tarde, as atividades acontecem no ginásio do Gado Leiteiro. Amanhã a programação é a mesma. O time do técnico Xande estreia em Brusque no sábado, às 16h15, contra Joinville. Para a competição o elenco será o mesmo campeão do turno da Primeira Divisão com o reforço do fixo Lucas, da Malwee.

 

* Nesta terça-feira (7), em Anitápolis, o Moitas/Ituporanga/Avaí cumpriu a punição pela perda do mando de quadra após as confusões no jogo com Pinhalzinho no primeiro turno. Dentro de quadra a equipe não jogou bem, mas, venceu o Caça e Tiro por 4 a 1. Só que fora da quatro linhas o prejuízo foi grande. Apenas 83 pessoas pagaram para assistir o duelo e a arrecadação foi de cerca de R$ 400. Segundo a rádio Sintonia, se contabilizados o deslocamento, janta para atletas e arbitragem o prejuízo deve ter sido de mais de R$ 1 mil.