sábado, 17 de outubro de 2009

Tigre vence primeira

O Criciúma estreou com vitória na Copa Santa Catarina. A equipe derrotou o Brusque por 2 a 1 neste sábado em Itajaí. Os gols da vitória do Tigre só saíram do segundo tempo e foram marcados por Éder e Leandro Branco. O Brusque descontou com Xipote.

Excursão Loucos da Baixada

Jogo: Metropolitano x Atlético pela Copa SC

Data: 18/10

Local: Itajaí, estádio Hercílio Luz

Hora: 15h45

Saindo de Rio do Sul 12h50 e passando por Ibirama

Preço: R$ 20,00 sem ingresso

Vagas limitadas
Confirmar até dia 17/10 no telefone 9998-1299 com Paulo Henrique. Dúvidas na comunidade da torcida no orkut.

Como surgiu o jogo de xadrez?

Imagine uma preparação de soldados para uma guerra que além de simulações em campos de treinamento e manuseio de armas ainda inclua pacatas partidas de xadrez. Parece estranho, mas teria sido dessa forma que o jogo surgiu, na China, no século III A.C., de acordo com uma das duas teorias mais aceitas sobre a criação da modalidade. Segundo o jornalista, pesquisador e mestre de xadrez, Luiz Loureiro, há evidências de que o jogo teria sido elaborado como uma ferramenta para treinamento tático de soldados para a conquista de territórios inimigos.

A partir do exame de elementos de outros jogos de tabuleiro já tradicionais no país, o General Xin Hán teria elaborado um jogo que permitisse uma simulação de guerra o mais realista possível.

A novidade, chamada de Xiang Qi, teria sido introduzida no quartel-general das forças de Hán durante o inverno, enquanto os soldados aguardavam a chegada da primavera para combater. "Havia o duplo propósito de manter as tropas ao mesmo tempo entretidas ao longo da espera do confronto e de instruí-las sobre as artes da guerra", explica Loureiro. A criação chinesa seria um a versão inicial do xadrez, levada para o ocidente posteriormente por mercadores persas e depois pelos árabes.

A teoria que sugere o surgimento do xadrez na China é uma revisão da teoria clássica de que o jogo teria nascido na Índia, ainda com o nome de Chaturanga, em que as peças representavam armas e divisões do exército indiano, entre os anos 450 e 550, conforme Loureiro. Depois disso, a intensificação das trocas comerciais teria determinado a difusão do jogo para o ocidente e para o oriente, principalmente pelas mãos dos persas.


Fonte: Você Sabia? http://www.terra.com.br/

Campeonato de Skate


Recebi e repasso a vocês:


Os alunos do Grêmio Estudantil "Elemento Jovem" da Escola de Educação Básica Aleixo Dellagiustina convidam todos para participar da Primeira Competição Elemento Jovem "Campeonato de Skate" que acontecerá dia 31 de Outubro.


INSCRIÇÕES ABERTAS!!
Valor R$ 5,00 por Skatista.

O campeonato começa às 14h, com premiação para a melhor manobra e a melhor volta.

Local: Dependências da Escola Aleixo, em Ituporanga.


Contamos com sua presença.

Cleiton Klaumann


Obrigado Cleiton e assim que tiver alguma novidade da competição é só enviar.