sábado, 11 de junho de 2011

Moitas vence fora de casa

Jogadores antes de a bola rolar para a segunda etapa
Foto: Eduardo Ventura - Rádio SC
Com uma boa atuação no sistema defensivo e com o goleiro Marcão inspirado, o Moitas/Avaí ganhou à primeira no returno da Divisão Especial. No ginásio João Manoel dos Santos, em Capivari, o Azulaço do Alto Vale venceu os donos da casa por 2 a 1, na noite deste sábado (11). Os gols da vitória foram de Gerson e Padilha. Já os mandantes, que tiveram Marco Antonio expulso após agredir Giba, marcaram com Bruno.

Os três pontos colocam o Moitas em terceiro na tabela de classificação do returno. O grupo tem 4 pontos e está a três do líder. Com um confronto a menos, o time comandado pelo técnico Juliano Mateus segue na briga pelo título do returno. O vencedor desta etapa enfrentará a FMD Rio do Sul na final da primeira fase.

Na próxima rodada, o time da capital da cebola volta a jogar em casa. Na quinta-feira (16), às 20h, o clube encara a Chapecoense Futsal, na Arena do Cerro Negro.

Classificação do returno da 1ª fase:

1ª Pré Fabricar Futsal/CME Ibirama – 7 (3 J)
2ª A.D. Hering – 6 (2 J)
3ª ADJ/FME – 4 (3 J)
    Moitas/Avaí/FEXPONACE – 4 (2 J)
5ª Chapecoense Futsal – 3 (2 J)
6ª FMD Rio do Sul/Unidavi/Pamplona - 2 (3 J)
7ª Siderópolis/UNESC – 1 (3 J)
    ACESC/Capivari Futsal – 0 (2 J)

Próximos jogos da Divisão Especial:

Quinta-feira (16): 20h: ACESC/Capivari Futsal x ADJ/FME
20h: Moitas/Avaí/FEXPONACE x Chapecoense Futsal
Sexta-feira (17): 20h: FMD Rio do Sul/UNIDAVI/Pamplona x Chapecoense Futsal
Sábado (18): 20h: Pré Fabricar Futsal/CME Ibirama x A.D. Hering
20h30: Siderópolis/UNESC x Moitas/Avaí/FEXPONACE

Quarta-feira (22): 20h: Moitas/Avaí/FEXPONACE x A.D. Hering (jogo atrasado da primeira rodada)

Ibirama ganha no sufoco e assume liderança

Egar (d) marcou duas vezes
O filme da semana passada diante de Capivari se repetiu na noite deste sábado (11). O local era o mesmo, o ginásio João Moretti, e só o adversário mudou.

Desta vez foi a Chapecoense Futsal que decidiu complicar a vida da Pré-fabricar/CME. O Verdão do Oeste chegou a abrir 3 a 1, mas no segundo tempo, com goleiro linha, os ibiramenses conseguiram a virada e fecharam o placar em 4 a 3. O time de Chapecó ainda teve uma oportunidade de empatar com um tiro livre, aos 52 segundos para o final, que Cezare defendeu.

Os gols dos mandantes foram de Edgar, duas vezes, Cassiano e Junior. Já Mateus, Alemão e Coelho fizeram para os visitantes. Com o resultado, o Ibirama Futsal assume a liderança provisória do returno da 1ª fase da Divisão Especial com 7 pontos. Na próxima rodada, o grupo do Alto Vale enfrenta a AD Hering no sábado (18), novamente, em Ibirama.

Cassiano tem se destacado
Jogo (por Orlando Pereira):

O gol de Mateus aos 14 segundos surpreendeu os ibiramenses, mas não houve nem tempo para comemorar. Cassiano empatou aos 53. A Chapecoense aproveitando erro na marcação anotou o segundo aos 4min46 com Alemão. A Pré-fabricar Futsal/CME continuava proporcionando contra-ataques, mas o adversário não conseguia marcar. A entrada de Wellington, que fez a sua estréia, não surgiu efeito. Até que aos 19 Coelho fez 3 a 1. Para tentar reação o técnico Daniel Júnior colocou Cassiano como goleiro linha, mas o primeiro tempo terminou sem que a tática desse certo.

O quadro se manteve inalterado até quase a metade da etapa complementar. Os ibiramenses tinham posse de bola, mas quando não era o goleiro Onir que defendia, as conclusões eram erradas. De tanto insistir Sidnei descontou aos 16min. Menos de um minuto depois Edgar empatou. E aos 17min47 novamente ele fez o gol da vitória. A Chapecoense desperdiçou um tiro livre, num chute de Alemão, que Césare defendeu.

Junior comemora mais um gol com a camisa ibiramense
O técnico Daniel Júnior reconheceu que o time não jogou bem, errando principalmente na marcação para evitar os contra-ataques. Ele ressaltou que o goleiro linha com Cassiano deu certo, mas em outro jogo pode não funcionar.  O treinador avaliou como positiva a estreia de Wellington até porque o ala chegou quarta-feira. O ala Cassiano que se destacou na nova função nas vitórias diante da Acesc/Capivari de Baixo e Chapecoense, não se considera “salvador da pátria”. Ele atribuiu ao coletivo, que faz a diferença nesse momento.


Wellington (camisa 15) fez a sua estreia
Jogo muito movimentado
 Fotos: Orlando Pereira - Assessoria Pré-fabricar

[Liga Nacional] Rio do Sul conhece primeiros adversários

A Confederação Brasileira de Vôlei confirmou nesta semana os participantes da etapa Sul da Liga Nacional de Vôlei. O evento será entre os dias 19 e 24 de Julho, na cidade de Pomerode.

Além de Rio do Sul estão na disputa: APROV/Chapecó (SC), Santa Catarina Vôlei Clube (SC), Blumenau Vôlei Clube (SC), S.R. Humaitá/Nova Trento (SC), Prefeitura Municipal de Prudentópolis (PR), Centro de Referência Norte do Paraná (PR) e C.A. Languirú (RS).

As duas melhores equipes passam para a fase final que será em Caldas Novas (GO), de 22 a 27 de Agosto.

Joinville é campeão geral dos 7º Parajasc

Nem deu tempo de a equipe de basquete deficiente físico (D. F.) cadeirante misto, de Joinville, lamentar a derrota para Florianópolis, por 50 a 57, na grande final da modalidade,  no final da tarde desta quarta-feira (7).  Ainda na quadra, os paraatletas, a comissão técnica e os dirigentes do time derrotado começaram a festejar o inédito título de campeão. Joinville foi o município que somou o maior número de pontos juntando os quatro segmentos: deficiente auditivo (D. A.), deficiente físico (D. F.); deficiente intelectual (D. I.) e deficiente visual (D.V.) na 7ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em São Miguel do Oeste. Nas edições anteriores, o título sempre ficou com Chapecó.(Confira aqui o boletim final, com os últimos resultados e classificações dos 7º Parajasc)

 “O município está colhendo os frutos de um trabalho que começou em 2009, quando criamos o departamento do paradesporto e contratamos professores capacitados para tocar o projeto, com muito planejamento”, disse, emocionado com a conquista e em meio à comemoração de toda a delegação, o presidente da Fundação de Esportes e Lazer de Joinville, Jorge Nascimento. A delegação de Joinville é composta por 160 pessoas, sendo 120 atletas. “Competimos nos quatro segmentos e em oito modalidades”, contou. O município campeão só não esteve representado no goalball e na bocha  paraolímpica.

Na classificação final, Joinville chegou aos 34 pontos, seguido por Chapecó, com 21 e Itajaí, que ficou em terceiro, com 19. Depois aparecem Florianópolis com 18 e, empatados, com 10 pontos, Caçador e Concórdia. Dos quatro segmentos em disputa, Joinville venceu dois (D. A. e D, V.) e foi segundo no D. F. Chapecó foi campeão no D. F. e apenas 3º do D. V. Ficou sem marcar pontos nos outros dois segmentos e, em conseqüência, perdeu a hegemonia dos Parajasc.

Por segmento, Joinville ficou em 1º, seguido por Caçador, com Concórdia em terceiro, no deficiente auditivo. No D. F,, o campeão foi Chapecó, seguido por Joinville, com Criciúma em terceiro. Já no D. I., o troféu ficou com Itajaí, com Florianópolis em segundo e Concórdia em terceiro. E no D. V. o campeão foi Joinville, com Florianópolis em segundo e Chapecó em terceiro.

"Os Parajasc estão perdendo a conotação de participação e se voltando para a competição de rendimento”, comentou coordenador geral dos Parajasc, João Batista Cascaes, após o encerramento da competição. Cada vez mais os municípios estão se preparando, melhorando sua estrutura, intensificando treinamentos e buscando novos atletas”, observou Novaes.

O sucesso do evento, que reuniu 2.250 atletas de 64 municípios de todas as regiões do Estado, já provoca uma projeção de que o regulamento precisa ser revisto e modificado para a nova realidade. “Existe a ideia de regionalizar os Parajasc devido ao grande número de participantes em algumas modalidades”, revelou.

Os municípios interessados em sediar os Parajasc de 2012 devem formalizar a candidatura junto à Fesporte até o dia 31 de julho. Os Parajasc são uma realização da Fesporte, com  apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e apoio das prefeituras locais.

Texto e imagem de Eduardo Correia e Geraldo de Cesaro - Fesporte