quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Agora é pra valer!

Após a festa da abertura oficial na noite desta quinta-feira (9), a 50ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina começa de verdade em Brusque. Nesta sexta-feira nove modalidades abrem a competição que retorna onde tudo iniciou em 1960.

Umas das atividades que terão o primeiro pontapé é o atletismo, na pista do Sesi, ou em Itajaí, no caso de chuva. O Alto Vale, como é de costume, deve conquistar várias medalhas.

Além disso, também começam: o basquete feminino, bocha feminina, bolão 23 masculino, handebol masculino, primeira divisão do futsal masculino, punhobol, vôlei masculino e o tiro, este com a estreia de uma das suas três categorias - armas curtas, armas longas ou tiro ao prato - a ser definida pelo congresso técnico específico.

O que estará em jogo:

Nesta edição, o JASC contará com a participação de quase 7 mil atletas de 607 equipes, que representam 86 municípios. Estes times disputarão 43 troféus em 25 modalidades. Ainda serão distribuídas 183 medalhas de ouro e prata, e 203 de bronze, porque o judô premia dois terceiros lugares.

Novidades:

O hipismo retorna este ano como modalidade de apresentação, enquanto o taekwondo chega ao terceiro ano no evento, atualmente na condição de modalidade provisória e depende agora do Conselho Estadual de Desportos para torná-la oficial.

O tênis e o duatlo serão disputados no feminino sem contar pontos para a classificação geral, valendo apenas troféus e medalhas. O regulamento dos Jasc determina a participação de um número mínimo de seis equipes, exigência não atendida por estas duas modalidades. O futsal masculino, devido ao grande número de inscritos, a partir deste ano será disputado em duas divisões.

Maior campeão:

Em número de títulos, Blumenau supera com larga vantagem seus adversários: são 39 conquistas contra 5 de Florianópolis e quatro de Joinville, únicos municípios que conseguiram quebrar a hegemonia blumenauense.

Programação para sexta-feira:

Abaixo você confere a programação de jogos para esta sexta-feira. Lembro que o blog só traz os duelos das modalidades coletivas que envolvem municípios do Alto Vale:

Modalidade: Basquetebol - Local: Ginásio de Esportes do Colégio Cultura:
Feminino: 18h30: Florianópolis X Rio do Sul

Modalidade: Bocha Rafa - Local: Canchas da ADR Renaux View
Feminino: 10h: Rio do Sul x Brusque - Individual
Feminino: 14h: Chapecó x Rio do Sul - Individual
Feminino: 16h: Rio do Sul x São Bento do Sul - Trio
Feminino: 19h: São Miguel do Oeste x Rio do Sul - Trio

Modalidade: Bolão 23 - Local: Pistas do Clube Beneficente:
Masculino: 10h15: Blumenau x Rio do Sul
Masculino: 19h: Rio do Sul x Concórdia

Texto com informações do site da Fesporte.

Rapidinhas do JASC:

* A equipe de futsal de Rio do Sul viaja nesta sexta-feira, às 12h30, para a cidade de Brusque. O time estreia nos Jogos Abertos de Santa Catarina no sábado, às 16h15, contra Joinville. Hoje à tarde o grupo treina no Gado Leiteiro.

* O reforço do futebol de salão riossulense nos jogos, o fixo Lucas, marcou o único gol da derrota da Malwee Cimed por 5 a 1 para Joinville, na noite desta quarta-feira (8). O resultado eliminou o time de Jaraguá do Sul do turno da Divisão Especial.

* Já as meninas do vôlei feminino viajam no sábado. Mesmo dia da estreia diante de Lages, às 16h.

* A partir desta quinta-feira (9), o SBT-SC inicia a cobertura da competição. Um boletim, direto de Brusque, dentro do jornal das 19h já está confirmado. Agora, as transmissões de jogos ainda não foram divulgadas pela emissora.

Pontapé é neste final de semana

Começa no sábado (11), a 6ª Taça SDR Ibirama de Futebol de Campo. Nesta temporada a competição contará com a participação de 16 equipes.

A primeira fase será disputada em jogos de ida e volta. No dia da abertura, o torneio terá apenas um confronto entre Amazonas, de Witmarsum, contra o Duque, de Dona Emma.

Os outros sete duelos da rodada acontecem no domingo:

Asa Verde (Presidente Nereu) x Unicanas (Lontras)
Pinheiro (Presidente Getúlio) x União (Ibirama)
Floresta (Apiúna) x C.Darwin (Vitor Meirelles)
Catarinense (Presidente Getúlio) x Estrela (Dona Emma)
Entre Amigos (Witmarsum) x Vasquinho (Presidente Nereu)
União (Presidente Getúlio) x Guarani (Ibirama)
Vera Cruz (Lontras) x Cruzeiro (Vitor Meirelles)

Todas as partidas iniciam às 18h. Os duelos de volta serão no domingo (19).

Jesc: Definidos os classificados na região de Ibirama

No último domingo (4) foi realizada a etapa classificatória da regional de Ibirama dos Jogos Escolares de Santa Catarina. A cidade de Lontras recebeu todas as competições com atletas entre 15 e 17 anos.

Os vencedores garantiram passagem para fase Leste/Norte, em Presidente Getulio, de 8 a 12 de outubro.

Confira os classificados:

EEB Regente Feijó de Lontras: Futsal Masculino.
EEB Lindo Sardagna de Dona Emma: Futsal Feminino.
EEB São João Bosco de Apiúna: Voleibol Feminino.
EEB Gertrud Ainchinger de Ibirama: Voleibol Masculino, Handebol Masculino, Handebol Feminino, Tênis de Mesa e Xadrez, em ambos os naipes.

Não houve inscrições no basquete e a atletismo será disputado no final de outubro.

Programação do Jimavi para semana que vem

No domingo (19), tem dois jogos do futebol de campo nos Jogos da Integração dos Municípios do Alto Vale de Itajaí (Jimavi). As partidas serão no estádio Municipal de Salete e começam às 9h. Os duelos:

Masculino: Presidente Getúlio x Rio do Campo
Masculino: Salete x Agronômica/Inter