sábado, 4 de setembro de 2010

Mudanças no futsal prometem mudar a dinâmica do jogo

A FIFA anunciou nos últimos dias algumas mudanças que devem ser implementadas a partir de 2011 no futebol de salão.

A primeira modificação altera a duração do jogo. Agora a partida só será encerrada após um chute a gol atingir o destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. Agora a decisão de encerrar o confronto fica a cargo do apito do árbitro e não do sinal eletrônico.

Já a outra mudança afeta a atuação dos goleiros. Um tiro livre indireto será marcado se, depois de controlar a bola, o arqueiro voltar a tocar nela na sua metade da quadra após um passe intencional de um companheiro da equipe sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido.

Antes, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível. O goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também atingi-la.

Agora, se um time quiser jogar com o goleiro avançado para evitar perder uma partida, o mesmo precisará ultrapassar a linha central.

Texto com informações retiradas do site Liga Ponto de Encontro. O texto original está disponivel aqui.

Moitas fora da Liga Sul?

Quando ganhou a Copa SC em abril, ao derrotar Concórdia por 4 a 3 na final, o time de Ituporanga ganhou o direito de disputar a Liga Sul. Mas, nesta semana a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) divulgou a tabela da competição e o nome do Moitas não aparece entre os seis participantes.

Os dois representantes do estado serão: Concórdia, cidade que receberá o torneio entre os dias 12 e 16 de outubro, e Capivari. Além disso, participam: Assaf e Alaf, ambas do Rio do Grande do Sul, e Palotinense e Marreco, do Paraná. O campeão da Liga Sul estará na Superliga de Futsal 2011, que abre o calendário de competições para a próxima temporada.

Será que é um erro da Confederação ou o Moitas não participará? Fica aberto o espaço para a diretoria da equipe da terra da cebola se pronunciar.

Rio do Sul vence e assume a ponta

O momento do esporte de rendimento riossulense é muito bom. Após conquistar o título do primeiro turno da Primeira Divisão com o time de futsal, a equipe de voleibol feminino acaba de assumir a ponta do estadual. A vitória por 3 sets a 0 (25-15; 25-12 e 25-11) sobre Criciúma, na noite desta sexta-feira (3), põe o time do Alto Vale a frente da Pauta, de São José, na classificação.

Com uma rodada para o fim da primeira fase, o grupo de Rio do Sul só não termina em primeiro se perder para Florianópolis, fora de casa, no dia 7 de setembro e a Pauta vencer Chapecó. O duelo das riosssulenses na capital do estado começa às 20h.

Após o último encontro pelo estadual, a equipe volta às atenções para os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Na competição que acontece em Brusque de 9 a 18 de setembro, o time é o grande favorito para ficar com o título. A estreia já tem data marcada e será no sábado (11), às 19h, contra Lages, no ginásio do Colégio São Luis.