quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Moitas/Avaí vira e conquista vitória sobre o Bento Gonçalves

O segundo jogo da Liga Sul 2011, Moitas/Avaí (SC) e Bento Gonçalves (RS) estiveram frente a frente no ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão, interior do Estado do Paraná. De virada, o time de Ituporanga, Santa Catarina, venceu na estreia pelo placar de 3 a 1.

Assim como na partida de abertura, quando o Pré Fabricar venceu o Guarapuava por 1 a 0, o segundo duelo desta quarta-feira (17) foi equilibrado, com ambos os times buscando a vitória na estreia. Com a marcação avançada, os catarinenses pressionavam no início, mas por outro lado sofriam com os contra-ataques gaúchos.

Antes do intervalo, a tática do representante de Bento Gonçalves, que é comandado pelo técnico Vanerjaquis Valente, surtiu efeito. Na segunda metade da etapa, precisamente aos 10min26, o pivô Chapinha avançou em velocidade e concluiu com tranquilidade para superar o goleiro Pirú, do Moitas – 1 a 0, resultado do primeiro período. O time catarinense ainda chegou a acertar a trave adversária, mas não conseguiu derrubar o outro zero no placar.

No segundo tempo, precisando do empate, o Moitas/Avaí se soltou mais em quadra e continuou pressionando o clube gaúcho. Aos 27min32, Gerson Paranhos tabelou e entrou livre de marcação na ala esquerda para deixar tudo igual no Arrudão – 1 a 1.

Depois de sofrer o empate, o Bento Gonçalves se perdeu em quadra e por pouco não sofreu a goleada na estreia. Com dificuldades para frear o ataque catarinense, os gaúchos vacilaram na defesa e viram os rivais chegarem à virada com gols seguidos do pivô Padilha, artilheiro de momento do campeonato.

Encerrado o confronto, o treinador Juliano Mateus, da agremiação catarinense comentou o resultado na estreia – 3 a 1. De acordo com ele, as dificuldades nesta quarta-feira já eram esperadas, mas o time soube se portar bem em quadra e conquistar um importante triunfo na rodada de abertura da Liga Sul deste ano.

“Importante é não estrear com derrota e felizmente saímos vencedores. Não fizemos um bom primeiro tempo, mas melhoramos muito no segundo. O importante agora é não pular etapas. Amanhã já teremos mais um jogo difícil, contra os donos da casa. Pensar em título é mais complicado, mas vamos correr por fora para tentarmos surpreender”, analisou o técnico do Moitas/Avaí.

Texto de Anderson Rios - Assessoria de Imprensa da Liga Futsal
Imagens Beto Costa/CBFS

Na garra, Pré-fabricar/CME vence Guarapuava

"Edgol" (10) marcou o gol da vitória
A Pré-fabricar/CME estreou com vitória na Liga Sul de Futsal, competição que está sendo disputada em Francisco Beltrão (PR). O único gol do jogo foi marcado por Edgar aos 4min07 do segundo tempo. O time de Ibirama volta a jogar nesta quinta-feira às 17h, diante do Bento Gonçalves (RS). O desfalque será o pivô Júnior, que foi expulso depois de receber o segundo cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. Para a posição o único jogador de ofício que o técnico Daniel Júnior tem é Edgar.

O jogo foi aberto, com várias chances de gols para ambos os lados. O time paranaense chegou mais ao ataque e levou perigo na segunda metade da etapa inicial. Enquanto isso a Pré-fabricar Futsal encontrava dificuldades para sair jogando, mas nem por isso deixava de tentar surpreender o adversário nas jogadas de bola parada e, principalmente, nos contra-ataques. Apesar das chances, os goleiros Maizena e Brigadeiro fizeram a diferença antes do intervalo e garantiram o zero a zero parcial no placar.

Pivô Júnior (9) foi expulso e não joga na próxima rodada

Em busca dos três pontos, os ibiramenses se soltaram mais no segundo tempo e chegou ao primeiro gol. Após tabelar e entrar em velocidade pelo meio, o pivô Edgar finalizou com precisão para anotar o primeiro tento da Liga Sul 2011. Com a desvantagem no marcador, os comandados do técnico Eduardo Pacheco foram para o tudo ou nada. Com o sistema defensivo adiantado, os paranaenses pressionaram os rivais, inclusive com Dionizio na função de goleiro linha, contaram com um jogador a mais no minuto final, já que Júnior foi expulso, mas nem assim conseguiram chegar ao empate.

Texto de Orlando Pereira – Assessoria Pré-fabricar Futsal
Fotos: Fotos de Beto Costa/CBFS

Caçador acelera preparativos para os Joguinhos

Cerca de 4 mil atletas, dirigentes e equipes técnicas de 84 municípios são aguardados em Caçador, no Meio-Oeste catarinense, para a disputa dos 24º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O evento, que começa neste sábado, dia 20, e irá até o dia 27, reúne atletas entre 15 e 18 anos. Os Joguinhos são uma promoção da Fesporte com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura local.

O presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, estee no começo da semana em Caçador vistoriando os locais de competição e o andamento das obras e ficou estusiasmado com os preparativos e com a mobilização da comunidade. “Para se ter uma ideia, a Comissão Central Organizadora (CCO) funcionará no prédio da Câmara de Vereadores, já que a instituição colocou todos os gabinetes à disposição dos organizadores dos Joguinhos”, comentou.

Quem também está otimista é Gilberto Comazzetto, presidente da CCO e secretário de Desenvolvimento Regional de Caçador: “As quadras esportivas, alojamentos, vestiários, alimentação, suporte de ambulâncias, cerimonial de abertura... está tudo dentro do cronograma. Seguimos à risca todas as solicitações de cada setor envolvido na CCO”, destacou

Para Comazzetto, o envolvimento da comunidade e mais o suporte dado pelo governador Raimundo Colombo foram fundamentais para o bom andamento dos trabalhos. “Conversamos com o governador e continuamos este contato posteriormente por meio da Fesporte. O Governo do Estado está engajado no projeto dos Joguinhos e tudo aquilo que parecia ilusão para alguns críticos irá se tornar uma bela realidade para o município e para todos os visitantes que aqui estiveram para acompanhar os Joguinhos Abertos”, destacou Comazzeto.

Nos oito dias de competição, os atletas lutarão por medalhas no atletismo, ginástica rítmica, judô, caratê, natação, xadrez, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, vôlei e ciclismo. Como nas edições anteriores, Joinville, atual campeão e que detém sete títulos, é um dos favoritos para erguer o troféu de campeão geral dos Joguinhos ao lado de Blumenau e Florianópolis.

Texto de Antonio Prado - Fesporte

JASC | Centro-Oeste | Briga no futsal será quente

Doze equipes e apenas duas vagas para a fase Estadual. A modalidade de futsal masculino na etapa regional Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) promete ser quente do início ao fim.

Dos times, três disputam a Divisão Especial: Ibirama, Rio do Sul e Ibirama. Outros jogam a Primeira Divisão: Lages, Videira e Herval do Oeste. Os demais, nem por isso menos importantes, são equipes que prometem incomodar do início ao fim.

Na última edição, a surpresa ficou com a eliminação do Moitas por Aurora ainda na primeira fase. Rio do Sul, campeão, e Lages ficaram com as vagas para a etapa Estadual de 2010.

Veja lista de participantes:

São José do Cerrito
São Cristóvão do Sul
Lages
Caçador
Vargem Bonita
Videira
Catanduvas
Ibirama
Ituporanga
Aurora
Rio do Sul
Herval do Oeste

A fase regional Centro-Oeste será de 30 de setembro a 6 de outubro na cidade de Joaçaba.

OLESC | Chaves definidas para a etapa regional

Atualizada às 17h34

Na tarde desta terça-feira (16), foi realizado o congresso técnico da etapa regional Centro-Oeste da 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC). O encontro ocorreu no Cattonitur Park Hotel, em Salete. O CT definiu as chaves e os primeiros jogos da disputa que será de 9 a 13 de setembro em Salete e Taió.

No congresso também foram definidos os locais de competição e os alojamentos. O basquete nos dois naipes será jogado no Ginásio de Esportes da EEF Bernardo Rohden, em Salete. O futsal masculino será no Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber, em Salete e o feminino no Ginásio Municipal de Esportes Vital Valentini, em Taió. Os dois naipes do handebol, no Ginásio de Esportes José Borgonha, anexo a EEF Prefeita Erna Heidrich, em Taió. O voleibol masculino ocorrerá no Ginásio Vital Valentini e o feminino no Ginásio de Esportes Padre José Moacir Moser, em Taió. Os atletas ficarão alojados nas escolas municipais.

A OLESC reunirá 68 equipes de 30 municípios do Centro-Oeste catarinense, com a participação de aproximadamente mil atletas. A cerimônia de abertura será realizada no dia 9 de setembro às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes Roberto Schreiber, em Salete. A competição é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fesporte, com apoio dos municípios sedes. O evento estadual será realizado em Chapecó, de 25 de outubro a 1º de novembro.

Basquetebol Masculino:

Chave “A”: Campos Novos, Caçador e Fraiburgo.
Chave “B”: Lages, Joaçaba e Videira.

Basquetebol Feminino: Chave “Única”:

Fraiburgo, Caçador, Campos Novos e Rio do Sul.

Futsal Masculino:

Chave “A”: Campos Novos, Joaçaba, Agronômica e Videira.
Chave “B”: Caçador, Salete, Anita Garibaldi e Rio do Sul.
Chave “C”: Ituporanga, Fraiburgo, Ibirama e Lages.

Futsal Feminino:

Chave “A”: Rio do Sul, Lages, Taió e Pinheiro Preto.
Chave “B”: Luzerna, Brunópolis, Arroio Trinta e Videira.
Chave “C”: Caçador, Rio do Oeste, Braço do Trombudo e São Cristóvão do Sul.

Handebol Masculino:

Chave “A”: Joaçaba, Lages e Rio do Sul.
Chave “B”: Luzerna, Agrolândia, Campos Novos e Videira.

Handebol Feminino - Chave “Única”:

Lages, Videira, Joaçaba e Caçador.

Voleibol Masculino:

Chave “A”: Lages, Caçador e Vargem Bonita e Tangará.
Chave “B”: Água Doce, Otacílio Costa, Curitibanos e Pouso Redondo.
Chave “C”: Rio do Sul, Capão Alto, Fraiburgo e Vargem Bonita.

Voleibol Feminino:

Chave “A”: Joaçaba, Videira, Aurora e Rio do Sul.
Chave “B”: Lages, Presidente Getulio, Tangará e Água Doce.
Chave “C”: Anita Garibaldi, Campos Novos, Iomerê e Taió.

Texto com informações e fotos de Odair Ferreira - PMS

IMA | Semana de esportes através das Olimpíadas Estudantis

A prática de esportes marcará a semana dos estudantes do Instituto Maria Auxiliadora – IMA. O colégio realizará entre os dias 18 e 19 de agosto a 13ª Olimpíadas Estudantis. O evento é destinado aos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. A abertura acontecerá no dia 18 de agosto, às 07h30min, no ginásio da escola.

Modalidades como vôlei, futsal, basquete e handebol serão disputadas entre os alunos que competem entre classes em busca de medalhas. 

Estudantes participam de torneio de tênis no sábado

Os cerca de 70 alunos do Centro Educacional Prefeito Luis Adelar Soldatelli que participam de aulas de tênis promovidas pelo Esporte Clube Concórdia gratuitamente, participam no próximo sábado (20) de um torneio de integração. A abertura está prevista para às 9h, na sede do clube, no bairro Jardim América. Em caso de chuva, o torneio será transferido para a Escola Modelo de Período Integral, no bairro Barragem.

As aulas de tênis estão disponíveis desde 2007, com treinamento semanal oferecido por um professor. Os alunos aprendem noções básicas do esporte, regras, detalhes do jogo e como o esporte pode ser aproveitado nesta fase de ensino da vida dos estudantes.

São parceiros destas aulas e do torneio, o Esporte Clube Concórdia, a Unimed Alto Vale, o Sindicato Patronal Têxtil (Sinfiatec), e a Prefeitura de Rio do Sul, através da Secretaria de Educação.

Texto de Clóvis Eduardo Cuco – PMRS

Judô | Mais conquistas para Trombudo Central

A delegação de Trombudo Central voltou da 14ª Copa Estadual de Judô Cidade de Brusque com várias medalhas na bagagem e com o troféu de quarto colocado na classificação geral.  A cidade do Alto Vale foi representada na competição por 10 estudantes/judocas. São alunos do Centro de Educação Básica Eginolf Bell, que integram o projeto Jornada Ampliada.

Todos conquistaram medalha, sendo que dois estudantes subiram no lugar mais alto do pódio. Ficaram com o ouro: Fernanda Uhlendorf e Pablo Daniel Prado. “Gostaríamos de parabenizar todas essas crianças pelo bonito trabalho que vem sendo feito. Estamos orgulhosos de todas” destaca a Secretária Municipal da Educação Tania Bini Waltrick.

A copa promovida pela Associação Brusquense de Judô (ABJ) reuniu aproximadamente 300 competidores, de vários cidades catarinenses.

Texto de Jari Silva – Conecte Mídia (Foto: PMTC)

JASC | Getúlio terá 70 pessoas no regional do JASC

Presidente Getúlio conquistou as vagas na Bocha e no Bolão, ambas no masculino, para a etapa regional Centro-Oeste do JASC que ocorre na cidade de Joaçaba. A competição será entre os dias 30 de setembro e 05 de outubro. A bocha ficou em 2º lugar e o bolão em 4º lugar. A CME através do diretor de Esportes Roméris Reiner, agradece aos atletas pelas conquistas das vagas.

A delegação da CME de Presidente Getúlio terá ao todo 70 pessoas que irão representar o município nesta etapa regional. Bocha Raffa Vollo Masculino, Bocha Raffa Vollo Feminino, Bolão 23 Masculino e Feminino, Handebol Feminino, Voleibol Masculino e Voleibol Feminino são as modalidades que estarão em Joaçaba.


Agrolândia | Municipal Veterano/Feminino de Futsal

Começa nesta sexta-feira (19), em Agrolândia, o Campeonato Municipal Veterano/ Feminino de futsal. Os jogos começam às 19h30min, no Ginásio Municipal.  Dez equipes brigam pelo título:

Veterano: Os Piá Véio /// Farmácia Agrolândia /// Pitangueira /// Os Guris /// Autoescola Venturi e Irati. 

Feminino: Equipe CEM /// E.C. Continental/A.E. Venturi ///AWK/Sub-14 CME e Super Panda.

Na primeira fase, as equipes se enfrentam entre si. As quatro melhores se classificam para o quadrangular final. Quem tem melhor campanha joga pelo empate no tempo normal. A premiação, no veterano, além de troféus e medalhas, é a seguinte:

1º lugar: R$ 280 | 2º lugar: R$ 150 | 3º lugar: R$ 100 | 4º lugar: R$ 70.

No feminino, também vai ter prêmios em dinheiro, além das medalhas e troféus:

1º lugar: R$ 130 | 2º lugar: R$ 80 | 3º lugar: R$ 40 | 4º lugar: R$ 40.

Texto e foto Greice Sauer – Conecte Mídia

Futsal | Moitas estreia na Liga Sul às 18h30

Após conquistar a vaga para fase regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), o Moitas/Avaí não teve muito tempo para descansar. Na tarde de ontem, o clube de Ituporanga viajou para Francisco Beltrão (PR) onde disputa a partir desta quarta-feira (17) a Liga Sul de Futsal.

A estreia será, às 18h30, contra o time de Bento Gonsalves (RS). Também participam da competição: Pré-fabricar/CME, Guarapuava (PR), ALAF (RS) e Marreco Futsal, time da casa. O sistema de disputa é simples. Todos se enfrentam em turno único até domingo (21) e o grupo com melhor campanha fica com o título.

Para o torneio, o técnico Juliano Mateus não terá nenhum problema. Todos os atletas viajaram com delegação, inclusive, o ala Willian Constante que foi contratado para ajudar a equipe no segundo semestre. Além disso, o ala Hal também está de volta após longo período fora devido a uma contusão no joelho.

Programa do Moitas na competição:

Quarta-feira (17): 18h30: Moitas/Avaí x Bento Gonsalves
Quinta-feira (18): 20h: Moitas/Avaí x Marreco Futsal
Sexta-feira (19): 18h30: Moitas/Avaí x Pré-fabricar/CME
Sábado (20): 17h: Moitas/Avaí x ALAF
Domingo (21): 13h: Moitas/Avaí x Guarapuava

Transmissão: A Rádio Sintonia viajou nesta manhã para o Paraná e acompanhará as partidas do Azulaço.

Pré-f​abricar estreia na Liga Sul de Futsal

A delegação da Pré-fabricar/CME viajou na terça-feira à tarde (16) para Francisco Beltrão (PR), cidade-sede da Liga Sul de Futsal. A estreia do time de Ibirama será nesta quarta-feira (17) diante do Deportivo de Guarapuava, atual campeão paranaense da Série Ouro. A partida começa às 17h, no Complexo Esportivo Arrudão. 

O outro representante de Santa Catarina é o Moitas/Avaí, de Ituporanga, que enfrenta ao Bento Gonçalves (RS). A primeira rodada será completada com o jogo entre o Marreco Futsal, de Francisco Beltrão e Lajeadense (RS). A competição encerra domingo e o campeão garante vaga na Superliga, que reúne os vencedores das regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

A expectativa dos jogadores da Pré-fabricar Futsal em relação ao torneio é grande. Para alguns, como é o caso dos goleiros Cesare e Diego, além dos alas Cassiano, Dé e Duio será a oportunidade de aparecer numa competição deste gênero. Entre os mais experientes estão Jaderson, Tales e Wellington. O técnico César Júnior conta com 14 jogadores à sua disposição. Alguns inclusive foram poupados em algumas partidas dos Jogos Microrregionais, conquistado pela equipe de Ibirama, na vitória diante de Ituporanga.

Texto de Orlando Pereira – Assessoria Pré-Fabricar

OBS: Em breve informações do Moitas/Avaí.

Futsal | Andy liberado para jogar

Com um bom trabalho de defesa feito pelo setor jurídico do time, o pivô Andy, da FMD Rio do Sul/Unidavi/Pamplona, foi praticamente absolvido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC). O riossulense levou apenas um jogo de suspensão, que já foi cumprido, e poderá atuar normalmente nos próximos desafios da equipe.

Andy poderia pegar um gancho de até 12 partidas, pois na súmula a arbitragem afirmou que ele teria agredido o pivô Salsicha na partida diante de Siderópolis, na primeira rodada da 2ª fase da Divisão Especial. Mas, com o vídeo do duelo e até o próprio adversário afirmando que não houve agressão, o riossulense recebeu a punição mínima.