sábado, 19 de setembro de 2009

Por que um jogo de futebol é uma pelada?

Aquele joguinho sábado de tarde, entre amigos, com muito balão e furadas de bola: a pelada é a verdadeira paixão nacional. De tão importante para a vida brasileira, a palavra pelada como sinônimo de partida ruim ou amadora de futebol não tem apenas uma origem, explica o professor de Português Ari Riboldi. No mínimo, três versões disputam a primazia:

1) Viria da palavra pé, já que, no futebol de rua, todos metem o pé descalço na bola, correm atrás dela sem respeitar as regras, sem juiz, sem uniformes.

2) O termo poderia ser originado do verbo pelar, pois houve um tempo em que se jogava esse futebol informal e de rua com bolas de borracha que, atiradas com força, literalmente pelavam os pés ou, ao menos, deixavam marcas vermelhas na pele.

3) Outra origem poderia ter vindo dos campos carecas em que se joga na maioria das vezes. Enquanto os campos dos profissionais são belos tapetes de pura grama bem cortada e bem cuidada, nas peladas de rua e de várzea as canchas têm, no todo ou em parte, pura terra - são peladas.

O aspecto etimológico da palavra tampouco dá grandes certezas. Pelada pode ter vindo da palavra latina "pila", que significava bola. Daí teria surgido pelota, termo espanhol, encampado pelo português como sinônimo de bola de futebol. No entanto, há uma certeza, e essa é absoluta, diz o professor: pelada nada tem a ver com mulher nua. Quando falamos de mulher pelada, estamos usando uma palavra que é o particípio do verbo pelar, ou seja, a que tirou a pele.

Fonte: Você Sabia? - www.terra.com.br

Moitas vence Seara

Ontem à noite, na cidade de Petrolândia, o Moitas/Proaço venceu o Futsal Seara por 11 a 4. Com o resultado a equipe terminou a segunda fase como melhor da Chave E, com 30 pontos. A vitória também pode deixar os ituporanguenses na primeira colocação do índice técnico, o que deve levar o time a um grupo teoricamente mais fácil na próxima etapa.

Marcaram para o Moitas: Buraco (4), Gerson (2), Rodrigo Paranhos (2), Rodrigo Boaventura, Pedro Henrique e Hezio da Silva.

Rio do Sul vence de virada

Sempre atrás do placar a FMD Rio do Sul/Unidavi/Back passou sufoco diante do Capivari de Baixo, no Artenir Wener, nesta sexta-feira (18). A equipe visitante veio com apenas sete jogadores, seis estavam suspensos, e mesmo assim partiram para cima dos donos da casa.

A partida foi marcada pelo equilíbrio. Capivari fazia um gol e alguns instantes depois os riossulenses empatavam com Andy.

No segundo tempo o jogo se desenhava para a vitória dos visitantes. Com cinco minutos para o fim eles venciam por 3 a 2.

O treinador Douglas Pierrotti pediu tempo e armou o time com o goleiro linha.

E deu certo. Andy marcou o terceiro, era o empate.

Faltando poucos minutos, Rio do Sul começou a precionar o adversário. A recompença veio faltando 5 segundos. Andy mais uma vez, agora o da vitória. Final de partida 4 a 3.

Com o resultado positivo, os riossulenes esperam os jogos deste sábado para saber quem vão enfrentar na próxima fase.

Destaque da noite: Andy (4 gols) Inclusive ele foi premiado com uma camisa do Arsenal pela Super Rádio Difusora, de Rio do Sul.

Enquete encerrada

Chegou ao final mais uma enquête do Esporte Alto Vale. O blog queria saber: Quem vai classificar? Ibirama ou Caçador.

Para sete participantes, ou 58 % dos votos, quem vai para a terceira fase é Ibirama. Já para 41%, e cinco votantes, Caçador fará a festa no João Moretti.

Vamos esperar hoje à noite para ver quem acertou.