sábado, 26 de setembro de 2009

Quando foi inventado o baralho?

Usado para distrair a família em um fim de semana chuvoso na praia, para arrecadar fartas quantias nas mesas de cassinos ou mesmo para fazer previsões sobre o futuro nas tendas de cartomantes, o baralho é um instrumento de jogo conhecido há vários séculos. Conforme os historiadores, as cartas teriam surgido da Idade Média (entre os séculos V e XV).

No livro Invenções da Idade Média - Óculos, livros, bancos, botões e outras inovações geniais, Chiara Frugon afirma que, "apesar das variadas hipóteses formuladas, não se sabe com exatidão qual é a origem dos jogos de cartas; é fato que foram autêntica inovação entre os divertimentos do homem medieval e que surgiram, com certeza, na Europa do último quarto do século XIV". De acordo com a historiadora, poucos baralhos daquela época chegaram aos tempos atuais, devido à fragilidade das cartas e porque "não foram feitos para serem guardados".

Os raros exemplares conservados pertenceram às grandes famílias da aristocracia européia e são, na realidade, cartas de tarô. "O conjunto conservado na Biblioteca Nacional de Paris e conhecido como 'tarô de Carlos VI' (1368-1422) foi produzido no final do século XV na Itália. Um outro baralho famoso por estar quase completo e pela preciosidade de sua execução (fundo de ouro, toques de prata nas armaduras e vestimentas) é o baralho 'dos Visconti', infelizmente subdividido entre a Academia Carrara de Bérgamo e a Pierpont Morgan Library de Nova York: foi feito entre 1441 (que é a data do casamento de Francesco Sforza com Bianca Visconti, filha de Fillipo Maria, duque de Milão) e 1447, ano da morte do duque", escreveu Chiara.

Segundo a pesquisa da historiadora, desde o surgimento dos baralhos, os reis da França interessaram-se por sua fabricação, a fim de obter rendimentos fiscais do jogo. "O controle monárquico sobre esse tipo de jogo encontra seu eco na visão da sociedade fortemente hierarquizada que as cartas apresentam, onde o soberano é a figura dominante", analisa.

Fonte: www.terra.com.br/vocesabia

Final em Ibirama

Enquanto o Catarinense de Serra dos Índios persegue, há alguns anos o título da Taça SDR Ibirama de Futebol de Campo, a Associação Omil, de Ibirama, também se credenciou para a decisão que terá início neste domingo (27), a partir das 15h, no campo da Omil, em Ibirama.

A Liga Vale Norte de Desportos definiu o trio de arbitragem que deverá atuar nesta primeira partida. O juiz será Giovani Lunelli, auxiliado por Odenir Dolzan e Jonas Santos Saraiva, com Roger Pablo Farias como delegado da competição.

Primeira Divisão paralisada (Confirmado!)

O Blog recebeu uma mensagem de um visitante nos comunicando que a Primeira Divisão está paralisada. Segundo o nosso leitor o Marka Bastos entrou com um recurso que foi aceito. Está informação foi confirmada pela Rádio Videira e pelo treinador de Rio do Sul, Douglas`Pierrotti, com quem conversei por telefone.

Os lageanos entraram com recurso na Confederação Brasileira que cancelou os jogos deste fim de semana.

A partir de segunda-feira a federação deve tomar alguma providência sobre isto. Todas as equipes foram comunicadas sobre este fato na manhã deste sábado.

A confusão é devido à partida entre Marka e Moitas, em Lages, no returno da segunda fase. Na ocasião os ituporanguenses não entraram em quadra alegando falta de segurança. Decisão acatada pela própria federação.

O Marka quer ganhar na justiça os três pontos da partida.

Um novo jogo foi marcado e realizado em Santa Cecília. O empate em 3 a 3 não foi suficiente para o time de Lages se classificar.

Com a oficialização daqueles três pontos o Marka se classificaria.

Minha Opinião: Quem mais perde são as equipes que se planejaram a semana inteira para rodada de hoje. Uma pena e lamentável toda está confusão.

Festival de Tênis de Mesa em Pouso Redondo

A Direção Municipal de Esportes de Pouso Redondo convida você para participar do 3° Festival Esportemania de Tênis de Mesa. O evento acontecerá no dia 10 de outubro, no Ginásio Municipal Prefeito Benjamin Bini, a partir das 9h.

As categorias disputas serão:

Masculino: Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 18 e livre.
Feminino: Iniciante e livre.

Os três primeiros colocados recebem medalhas. A taxa de inscrição é de um R$ 1,00.

Mais informações no: (47) 3545-2475 (horário comercial).

A competição conta com o patrocínio das Lojas Esportemania de Taió e Pouso Redondo.

Etapa Regional do JASC

Foram divulgadas as chaves e jogos da 6ª etapa classificatória dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). As competições acontecem na cidade de Agrolândia de 1 a 5 de Outubro.

Todos os jogos e chaves você confere clicando aqui.

Regional de Ituporanga promoverá a 2ª Copa SDR de Escolinhas de Futsal

Na tarde desta quarta-feira (23), estiveram reunidos na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ituporanga os integradores esportivos dos municípios que pertencem a Regional. O motivo do encontro foi acertar os detalhes para a realização da 2ª Copa SDR de Escolinhas de Futsal.

A primeira rodada da Copa foi agendada para o dia 24 de outubro. A competição será disputada nas categorias sub-9, 11, 13, 15, 17 e feminino Livre. Na fase de classificação serão cinco municípios sedes (Ituporanga, Aurora, Atalanta, Imbuia e Alfredo Wagner), com as finais programadas para o dia 5 de dezembro, no município de Petrolândia.

Segundo o integrador esportivo da SDR Ituporanga, José Vilmar Cipriani, o município de Vidal Ramos optou por não participar. Já os municípios de Leoberto Leal e Chapadão do Lageado, que não compareceram a reunião, perderam o direito de se tornarem sedes, mas espera-se a participação dos dois na Copa.

Informações: Jornalista Adilson Turnes