quarta-feira, 2 de março de 2011

Fesporte apresenta diagnóstico de ações para o governador

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) participou de reunião com o governador Raimundo Colombo, nesta quarta-feira (2), para apresentar um diagnóstico das ações que desenvolve e o planejamento para os próximos anos. O principal objetivo da Fesporte é organizar e desenvolver o esporte amador em Santa Catarina. “O esporte melhora a vida das pessoas, integra, afasta das drogas e de outras ameaças e promove o ser humano. Santa Catarina hoje é uma referência nessa área e eu estou disposto ajudar para conseguirmos resultados ainda melhores”, destacou o governador.

Com um orçamento em 2011 de R$ 16 milhões, a Fundação Catarinense de Esporte organiza competições de repercussão estadual e nacional, através dos atletas revelados durante os eventos. Destaque para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol – Moleque Bom de Bola. O Jasc, com 50 anos, é o 3º mais antigo da categoria no Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Paraná.

Pré-fa​bricar Futsal/CME de Ibirama apresenta time para 2011

Equipe espera repetir os bons resultados de 2010
O apoio da classe empresarial é fundamental para que o desempenho da Pré-fabricar Futsal/CME em 2011 melhore ainda mais. A colocação foi feita pelo presidente Sólon Carlos Nogueira, na terça-feira à noite, durante a apresentação da equipe que disputará esse ano o Campeonato Catarinense da Divisão Especial, a Copa Sul na cidade de Palotina (PR) e as fases seletivas para os Jogos Abertos de Santa Catarina. O coquetel reuniu autoridades políticas, imprensa e patrocinadores. Na temporada anterior, quando estreou na Divisão Especial o time de Ibirama terminou na quarta colocação, ao ser eliminado pelo Krona/Joinville, nas semifinais, superando as expectativas traçadas pela direção e Comissão Técnica.

Nogueira destacou que o elenco, que apresenta como novidades os jogadores Júnior (pivô) que defendia o Concórdia, o ala/pivô Duio ex-Corinthians (SP) e com o ala Tales, que estava no Garças (SP), ainda não está fechado. “O campeonato começa apenas no dia 9 de abril e até lá pretendemos fazer novas contratações, mas tudo isso depende de novos parceiros”. O presidente da CME, Valmor Dolzan, reforçou as colocações do dirigente da Pré-fabricar Futsal. O prefeito Duílio Gerhke lembrou que Ibirama ganhou projeção no cenário esportivo nacional graças ao Atlético Hermann Aichinger, duas vezes vice-campeão catarinense e que solicitou licença junto a Federação Catarinense de Futebol. “Com certeza não será diferente com o futsal, a julga pelo desempenho em 2010”.

A Pré-fabricar Futsal/CME Ibirama iniciou a fase de preparação no dia 1º de fevereiro. Os trabalhos com o técnico Daniel Paulo Jeremias e com o preparador físico, Jimenis Reiner, são em dois períodos. Além de Duio, Tales e Júnior foram promovidos para a equipe principal Clebinho e Fossa, ambos revelados nas divisões de base. Rato, Mário Júnior, Paraná e Assis deixaram o time. O supervisor Fábio Beninca observou que existem pelo menos três jogadores mapeados, mas o acerto esbarra na proposta financeira, fora da realidade para o futsal ibiramense. “Outro problema é a nossa receita mensal, havendo a necessidade de mais apoiadores, com a colocação de placas de publicidade no Ginásio de Esportes João Moretti”.

Texto e foto Orlando Pereira - Assessoria de Imprensa do Ibirama Futsal

Municipal pode ter mais de 15 equipes

Os dirigentes da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul ficaram satisfeitos com o resultado da primeira reunião sobre o Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Representantes de 15 equipes estiverem presentes no encontro que ocorreu na última segunda-feira (2), no Pavilhão de Bocha, atrás do ginásio Artenir Werner.

Segundo o diretor técnico da FMD, Sergio Luís Schlemper, o número de interessados é positivo: "Nos surpreendeu. Esperávamos a participação de dez times e estamos contentes com a quantidade de clubes que devem participar. A tendência é que apareçam ainda mais equipes", afirmou.

O número exato de integrantes será confirmado no congresso técnico na terça-feira (15). Cinco dias depois, no domingo, a bola já rola para os primeiros jogos. A organização de todo o campeonato é da Liga Riossulense. A entidade que gere o futebol regional é a responsável pela composição de tabelas, conselho de julgamento, escolha de árbitros, entre outros assuntos.

O atual campeão da competição é o Esperança, do Fundo Canoas, que no ano passado derrotou na final o Rio do Sul/Alto Vale. Neste ano a equipe está confirmada e espera repetir a dose.

Rio do Sul e Ibirama medem forças hoje

Os times de futsal de Rio do Sul e Ibirama se enfrentam nesta quarta-feira (2) em partida amistosa na cidade de Taió. O jogo marcará a reinauguração do Ginásio Municipal Vital Valentini, que recebeu nova pintura na quadra e arquibancadas. Além disso, o encontro servirá de preparação para as equipes que estão em pré-temporada para as disputas da Divisão Especial.

 

Antes do principal jogo da noite, Taió e Salete se enfrentam às 19h30, em outro confronto amigável.

Riossulense passa por operação nesta sexta-feira

O fixo Robinho, da equipe de futsal da FMD Rio do Sul, sofrerá nesta sexta-feira (4) mais uma intervenção cirúrgica no joelho fraturado na temporada passada. O atleta será operado em Joinville pelo médico Marcos Schule, um dos mais gabaritados nesse tipo de procedimento. A recuperação deve ser lenta e o jogador só voltará às quadras em 4 meses.

Obs: Não será surpresa nenhuma se Robinho voltar a jogar bola antes.

Opinião do EAV: Torneio de Verão: Nível técnico do Adulto

Neste ano, a Comissão Organizadora do Torneio de Verão decidiu diminuir o número de participantes da categoria Adulto de 16 para 12. O objetivo era aumentar o nível técnico das disputas. Infelizmente não foi o que ocorreu. Esta edição do TV, teve alguns duelos sofríveis, daqueles que você implora para acabar pois já não aguentava tanta ruindade.

Na realidade, o Torneio teve cinco times de bom nível técnico: Moitas, Lontras, Aurora, Rio do Sul e Apiúna. Algumas equipes, que não tinham chances de título, só passaram para a segunda etapa com a ajuda do regulamento. Só para lembrar, na primeira fase eram três grupos de quatro clubes. Passavam para a sequência do Torneio os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiros colocados.

Não podemos deixar é claro de destacar boas revelações que tivemos neste torneio. Principalmente no jovem time de Agronômica. Além disso, outros grupos não foram bem no contexto geral, porém mostraram bons atletas aos torcedores. Os parabéns também a Bonfort, de Rio do Sul. Mesmo entrando na competição de última hora, a equipe demonstrou profissionalismo até o último minuto que esteve em quadra.

Outra coisa que precisará ser revista pelo pessoal é o comprometimento que os times tem com o Torneio. É de se lamentar que certas equipes nunca venham com o elenco completo e isso prejudica muito a qualidade dos espetáculos. A organização deveria impor um número X de jogadores no banco de reservas. Por exemplo, cada time terá que ter 5 atletas no banco, se não será punido. É apenas uma sugestão.

Atletas locais e estrangeiros:

Em relação à possibilidade das equipes inscreveram cinco atletas estrangeiros na primeira fase e na segunda mais dois, acho uma equação justa. Com essa medida, os times da região não deixam te ter jogadores locais e isso é muito importante. Tem gente que pede um campeonato local, outros pedem só com clubes de fora. Sempre haverá essa discussão. Resta aos organizadores, o que eles já vem fazendo, equilibrar estas situações.

Decisão:

As finais deste ano, até pelo nível técnico dos times que destaquei acima e que chegaram nesta etapa, foram sensacionais. Esse sistema de mata a mata nas semifinais e decisão não pode mudar. É um charme. Torcidas empolgadas e abrilhantadas com grandes confrontos. Tivemos um jogo, por exemplo, que acabou a 1h26 da manhã e tínhamos mais de 700 pessoas no ginásio.

Avaliação final:

O torcedor gosta de ver bons jogos e para isso precisamos ter grandes times. Minha nota para a categoria Adulto neste ano seria um 7,5. Gostei, quem foi também gostou, mas a grande maioria ficou com uma sensação de que alguma coisa faltou, principalmente, na primeira e em alguns confrontos da segunda fase.

Creio, e por conhecer as pessoas que comandam o TV, que eles já estão pensando na próxima edição. A rapaziada é inteligente e com certeza irá mudar alguns detalhes que ocorreram e precisam ser corrigidos.

E aí? Gostaram do nível técnico da categoria Adulto?

Lançamento das Escolinhas na capital da cebola

A Comissão Municipal de Esportes de Ituporanga realiza nesta quarta-feira (2), às 18h, o lançamento das Escolinhas Esportivas para a temporada. O evento será no Ginásio Henrique Holetz e as crianças interessadas podem participar.

O objetivo da CME é ter atividades das seguintes modalidades: Futsal, Futebol de Campo, Voleibol, Handebol, Judô, Tênis de Mesa e Xadrez. As fichas de inscrições foram entregues em todos os colégios do município. Os alunos interessados têm até hoje para entregar o documento preenchido na Fexponace ou para o professor de Educação Física da escola.