sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Catarinense 2011: Avaí

AVAÍ FUTEBOL CLUBE
Fundação: 1 de setembro de 1923
Cores: Azul e Branco
Estádio: Aderbal R. da Silva (particular) - 18.000 lugares
Presidente: João Nilson Zunino
Técnico: Vágner Benazzi
Ranking "BdR" 2010: 1o. lugar
Catarinense 2010: Campeão

O atual bicampeão catarinense terminou o ano de 2010 em lua de mel com seu torcedor. Mas isso não foi o reflexo de todo o ano. Conquistou o título Estadual com uma total superioridade sobre o Joinville. Entrou bem no Campeonato Brasileiro, mas engatou uma sequência de maus resultados que fizeram o clube entrar em uma louca luta contra o rebaixamento. A diretoria, que chegou a cobrar 60 reais o ingresso no Catarinense, baixou os preços, lotou a Ressacada e deixou a torcida fazer a sua parte, empurrando um time que era limitado e fazendo a diferença em jogos-chave, que mantiveram o Leão na Série A. Muitos erros de percurso aconteceram no ano que passou, e que devem servir como lição em 2011, agora sem a parceria da LA Sports e com uma total autonomia do clube na gestão do futebol. Esse voo solo será colocado a prova a partir do Campeonato Catarinense, onde o time busca o tricampeonato consecutivo.

E para tentar o tri, o Avaí mantém as suas fichas em Vágner Benazzi, o rei do acesso, treinador conhecido por assumir times com a corda no pescoço. Ele assumiu o clube na UTI, conseguiu o seu objetivo no Brasileirão, e como reconhecimento, ganhou da diretoria a renovação do contrato, o que, diga-se de passagem, é justo. Ele agora está na condição de planejar o elenco, treiná-lo com calma (o time iniciará o Estadual com um time sub-23) e tentar levá-lo a mais uma conquista, usando do mesmo expediente do ano passado, em que o time entrou no campeonato mais focado no segundo turno.

E na montagem do elenco, o Leão trouxe Mauro Galvão para o lugar de Moisés Cândido, que foi para o JEC. O começo não foi dos mais interessantes, já que o time demorou a anunciar contratações. Mas as últimas notícias têm sido boas para o torcedor azul: o grande craque da história recente do clube, o meia Marquinhos Santos, acabou retornando, assim como o atacante William. A chegada de Rafael Coelho define o que deve ser a dupla de ataque do time, que já tem os reforços do lateral George Lucas (ex-Santos), o colombiano Estrada (ex-Millonarios-COL), o atacante Mauricio Alves (ex-Fluminense) e o volante Acleisson (ex-Portuguesa). É um time completamente refeito do meio pra frente, que vai levar um tempo para ser bem lapidado, mas tem nomes de qualidade.

Tantas mudanças no time (e o susto tomado no Brasileirão exigia uma grande reestruturação) vão fazer com que se leve um tempo para que o Avaí mostre seu potencial. Seguindo a mesma linha do ano passado, o returno deverá mostrar o real time que buscará o tricampeonato. O Avaí é um favorito ao título, pelos reforços que vem mostrando. Se Benazzi tiver a mão de fazer um time que já é poderoso no ataque ter um sistema defensivo compacto e eficiente, ficará com um bom caminho para chegar a decisão e tentar conquistar o tricampeonato.

Texto de Rodrigo Santos - TV Brusque e Rádio Cidade AM
Acesse o blog ou siga o Rodrigo no twitter e tenha mais informações dos bastidores do futebol catarinense.

Copa Cebolão: Boletim 4: Resultados e próximos jogos


Resultados desta quinta-feira (13):

Mirim: 17h15 - CME Imbuia 05 x 02 CME Agronômica - Chave “B”
18h - Dinho Motos/Futsal Petrolândia 01 x 08 Confecções Santa Rita/FMD Rio do Sul - Chave “C”

Adulto: 19h - Dinho Motos/Futsal Petrolândia 04 x 04 G’Color Cartuchos/Pesque Pague Rohling - Chave “E” Série Prata
20h - FMD Aurora 07 x 02 Confecções Santa Rita - Chave “A” Série Ouro
21h - Ituporanga/Foco Informática 04 x 03 Internacional de Lages - Chave “B” Série Ouro
22h - CME Leoberto Leal 02 x 00 CME Alfredo Wagner - Chave “D” Série Prata

Programação para esta sexta-feira (14):

Mirim: 17h30 - CME Ibirama x CME Atalanta – Chave “A”
18h15 - Ituporanga/Clinica Veterinária Pedro Muller x CME Lontras – Chave “A”

Adulto: 19h - CME Rio do Oeste x Agropecuária Manacá - Chave “B” Série Prata
20h - CME Lontras x Vidal Ramos - Chave “D” - Série Prata
21h - CME Leoberto Leal x JG Instalações Elétricas/Salete - Chave “D” Série Prata
22h - CME Chapadão do Lageado x JEC/Pouso Redondo - Chave “D” Série Prata
23h - CME Imbuia x CME Agronômica - Chave “E” Série Prata