sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Futsal | Rio do Sul recebe Concórdia em jogo decisivo

Equipe treinou forte durante a semana
 Com derrotas nos últimos dois jogos, a FMD Rio do Sul/Unidavi/Pamplona pode terminar o returno da Divisão Especial, em caso de vitória diante da Unimed/IACC/Aguiá Seguros/UMBRO, com dois motivos para comemorar. Primeiro, o time chegará aos 8 pontos, ganhará confiança para o returno torneio e segundo, de quebra, roubará o 4ª lugar do adversário na classificação. Assim, o time dormiria no G-4 pela primeira vez no torneio. A partida será neste sábado (25), às 19h, no ginásio do SESI, em Rio do Sul.

Já em caso de derrota, o time do Alto Vale ficará em uma situação nada confortável. Além de acompanhar outro rival direto abrir vantagem na tabela, à equipe pode perder mais uma posição. “O jogo vale muito para nós. Não viemos de uma sequência boa de partidas fora, mas em casa a gente precisará buscar a vitória de qualquer jeito. Nós encaramos essa semana como decisiva para a sequência do trabalho”, afirmou o técnico riossulense, Egídio da Rosa Beckhauser.

Para a partida o treinador do time de Rio do Sul terá força máxima. Com nenhum jogador machucado ou suspenso, o comandante poderá utilizar todo o elenco na partida, inclusive o goleiro recém-contratado Diego. O arqueiro começou a treinar com o grupo nesta semana e já deverá figurar no banco de reservas. Já o pivô Thiaguinho, que estreiou em Chapecó, atuará pela primeira vez diante do torcedor.

Nilo Borgonovo (esq) no SESI ao lado de Raul Ferrari
Na atividade de quinta-feira, o superindentende da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Nilo Borgonovo, acompanhou o treino do time no ginásio do SESI. O dirigente também ressaltou a importância da partida: “Todos os jogos são importantes. Porém esse tem um ingrediente a mais já que Concórdia é nosso adversário direto na briga pelas semifinais”, destacou. Apesar de confiar na vitória, Borgonovo admitiu que uma derrota pode resultar em mudanças na equipe.

Arbitragem: Fabiano dos Santos e Alysson Rodrigo da Silveira.

Vôlei | Rio do Sul viaja na madrugada para encarar Chapecó

Jogar no Ginásio Ivo Silveira em Chapecó é sempre uma situação atípica para qualquer equipe visitante. E neste sábado, o time feminino de voleibol Rio do Sul/Unimed/Delsoft deverá passar por mais este desafio pelo returno do campeonato catarinense, contra a equipe da casa. A torcida local é uma forte aliada em qualquer modalidade esportiva e costuma comparecer em grande número e fazer muito barulho para incentivar o time.

Se este é um adversário a mais para Rio do Sul que busca a quarta vitória consecutiva no estadual, outros fatores podem trazer ainda mais dificuldade para as jogadoras. A partida começa às 14h e o técnico Rogério Portela reclamou muito da atitude da Federação Catarinense de Voleibol de agendar jogo para este horário.

Ele afirma que pelas atuais condições, o time não pode viajar um dia antes e pernoitar na cidade do oeste catarinense. “Assim teremos que sair de madrugada de Rio do Sul, fazer cerca de 370 quilômetros de ônibus e chegar poucas horas antes do jogo. Além disso o jogo é muito próximo do almoço e isso atrapalha o rendimento das atletas”, colocou o treinador.

A meio de rede do time de Rio do Sul Claudinha já disputou partidas no ginásio em Chapecó e sabe da pressão que vem da arquibancada. “São muito barulhentos. Fazem muita festa. Teve um jogo de final de Jogos Abertos que a torcida apoiou o tempo inteiro e foi muito complicado”.

Mas um dos principais aspectos que tornam o jogo difícil em Chapecó pode ser anulado, justamente pelo horário do jogo. “Um jogo marcado para às 14h de sábado talvez não incentive tanto a presença do torcedor. De certa forma, nós treinamos muito nestas últimas duas semanas e sabemos que é um jogo como outro qualquer, onde precisamos vencer”, lembrou Portela.

O jogo é válido pela abertura do returno do estadual e Rio do Sul lidera com três vitórias em três jogos. Na primeira partida contra Chapecó, o time do Alto Vale venceu por 3 sets a 0, mesmo placar das outras duas partidas. A equipe do oeste já treina junto há vários meses e vem se destacando no cenário nacional, sendo campeã de forma invicta da Liga do Desporto Universitário disputado em Goiânia (GO) no mês de julho.

A escalação do time de Rio do Sul deve repetir a formação do jogo contra Brusque. A líbero Nine realizou nesta sexta-feira novos exames para avaliar a lesão no joelho esquerdo que sofreu justamente contra Chapecó no primeiro turno. Apesar de já estar treinando regularmente, a atleta dificilmente poderá jogar. Para o seu lugar, Portela deve escalar novamente a ponteiro Ju Odilon na posição defensiva.

[Texto e imagens de Clóvis Cuco - Assessoria PMRS/Vôlei Rio do Sul]

Futebol | 8ª rodada do Campeonato da Liga Riossulense

Neste domingo (26), mais oito partidas serão realizadas pelo Campeonato Regional da Liga Riossulense de Futebol “7ª Taça SDR”.

Os confrontos marcam a 8ª rodada do torneio que já tem pelo menos 10 times garantidos antecipadamente nas oitavas de final. Após os jogos deste final de semana, todos os classificados poderão estar definidos mesmo com duas rodadas para o fim da 1ª fase.

Confira o balanço da 8ª rodada - Domingo (26) - 15h:

Flamengo x Poço Rico (Aurora)
Com 9 pontos, o Flamengo está praticamente garantido na próxima fase do torneio. Já o Poço Rico, com 18 pontos, joga pelo empate para garantir a primeira posição do grupo A até o final da 1ª fase.

Presidente Nereu x Amigos do Esporte (Presidente Nereu)
O jogo pela chave A é decisivo para os dois times. Para os donos da casa, que estão com 6 pontos, a vitória ou u empate carimbam a vaga entre os 16 melhores. Para o Amigos do Esporte, que ainda não venceu, só o resultado positivo interessa. O empate eliminará a equipe e definirá todos os classificados do grupo para a próxima fase.

Palmeirinhas x 25 de Julho (Ituporanga)
Em Ituporanga, o Palmeirinhas recebe o eliminado 25 de Julho na última rodada da chave B. Com 12 pontos, o time da capital da cebola lidera o grupo e terminará a 1ª fase na ponta caso empate. Já se perder, o clube terá que ficar na torcida para o Imperial vencer ou empatar com o União de Taió. Assim, a equipe também fecharia a etapa na ponta da chave.

Atlético-RP x Botafogo (Taió)
Em duelo de dois times já classificados pela Chave C, o Atlético de Ribeirão Pequeno precisa de apenas um empate para confirmar a primeira posição do grupo. Já o Botafogo, de Trombudo Central, se vencer, deixará a decisão de quem terminará na ponta da chave para a última rodada.

Atalantense x Atlético-Itu (Atalanta)
Na outra partida da chave C, a Atalantense entrará em campo para se manter viva no torneio. Em casa, o time não pode nem empatar ou estará eliminado. Já o Atlético de Ituporanga joga pelo placar igual para ficar com a terceira vaga do grupo nas oitavas de final.

Ponte Preta x União-PG (Otacílio Costa)
Pela chave D, onde todos os classificados estão definidos, o confronto em Otacílio Costa poderá servir para o time de Presidente Getúlio confirmar de vez a ponta do grupo. Para isso, a equipe precisa pelo menos empatar. Já a Ponte Preta tentará o resultado positivo para melhorar de posição no ranking final da 1ª fase.

Unidavi | Acadêmicos de EF visitam laboratório na UFSC

Os acadêmicos da 8ª fase do curso de Educação Física, Campus Rio do Sul, realizaram viagem de estudos a Florianópolis, dia 18. O grupo visitou o laboratório de Esforço Físico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O coordenador do curso professor Júlio Cesar Nasário acompanhou a turma.

Na oportunidade os acadêmicos conheceram as estruturas, novas tecnologias e vivenciaram na prática o que diz a literatura sobre esforço físico e o treinamento esportivo. As atividades foram desenvolvidas de acordo com conteúdo da disciplina de Treinamento Desportivo ministrada pelo professor Kristopher de Souza.

A turma utilizou recursos do Fundo de Apoio às Viagens Técnicas de Discentes (Favited). O benefício é disponibilizado pela UNIDAVI para todos os cursos de graduação, como incentivo à busca de mais conhecimento através da participação em eventos e viagens.

[Texto da Assessoria de Imprensa Unidavi]

Suíço | 8ª Copa SDR/SESC | Boletim 001:

Começa neste sábado (25), às 13h30, mais uma edição da Copa SDR/SESC de Futebol Suíço. Nesta temporada, a competição terá todos os jogos nos campos de grama sintética do Serviço Social do Comércio de Rio do Sul.

Programação para a 1ª Rodada - Sábado (25) – 13h30 – SESC Rio do Sul:

Associação Beira Rio X MNR Automóveis
Tubarão Veículos X Cia do Milênio/Geração 3000
Amigos do Tite X Goral Veículos
Fluminense X Antunes F.C.

Programação para a 2ª Rodada - Sábado (1/9) – 13h30 – SESC Rio do Sul:

Águia Móveis X Imperial Pouso Redondo
Maspen X Sítio Cardoso
Unicanas Lontras X Mirim E.C.
AVG Mirim Doce X Elotech

Rádio | Destaques do Concentração desta sexta-feira (24/8):

No programa desta semana você poderá conferir entrevistas com os técnicos: Egídio da Rosa Beckhauser (FMD/Unidavi/Pamplona), Juliano Mateus (Moitas) e Rogério Portela (Rio do Sul/Unimed/Delsoft). Tem ainda uma conversa com o superintende da FMD Rio do Sul, Nilo Borgonovo, que falará sobre o momento do time de futsal riossulense na Divisão Especial.

Você também ficará por dentro das informações do Campeonato Regional de Futebol e da Copa SDR de Futebol Suíço. Tem ainda, a programação para o final de semana nos Campeonatos no Brasil e no Mundo. Já no quadro dos hinos, você vai conhecer nesta semana as canções que expressam um pouco da história de Ceará e Paraná.

Isso tudo e muito mais a partir das 18h na Rádio Unidavi 102.9 FM. Além disso, você pode acompanhar através do www.radio.unidavi.edu.br.

Futsal | Moitas joga em casa em busca da 2ª vitória

Depois de uma grande vitória em Araquari, a primeira no returno, o Moitas/Fundação Fexponace reencontra o torcedor na noite desta sexta-feira (24), às 20h30. No ginásio Henrique Roletz, a equipe da capital da cebola enfrenta a ACBV Lages. A partida será válida pela 4ª rodada do returno.

Com três pontos, o Moitas é o sétimo colocado na classificação. Já os lageanos ocupam o nono lugar com o mesmo número de pontos do time do Alto Vale. No turno, em Lages, os mandantes venceram por 5 a 3 em uma partida onde a equipe ituporanguense criou várias chances, mas não conseguiu converter em gols.

“Respeitamos muito a equipe de Lages. É um time que não faz uma grande campanha, mas alertei o grupo que a derrota para eles no turno custou para a gente à liderança no final da etapa. Por isso, temos que ter toda a atenção nesta partida”, afirmou o técnico Juliano Mateus em entrevista a Rádio Unidavi FM.

Para a o confronto desta sexta-feira, o treinador do Azulaço tem alguns problemas. Graxa, machucado, está fora e deve voltar em duas semanas. Além disso, o ala Ezequiel é outro desfalque. O atleta ainda está em Uberlândia onde aguarda o desfecho de uma possível negociação para o exterior.

Quem também não jogou diante de Araquari e não voltará a atuar mais pelo Moitas é Paraíba. O atleta, segundo Mateus, decidiu parar de jogar profissionalmente e voltar para perto da família em Blumenau. Já Vaé, que marcou quatro gols no último duelo, está confirmadíssimo para a partida.

Arbitragem: Raphael Darossi e Jean Carlos Sasso.
Transmissão: Rádio Sintonia AM (www.sintonia.am.br).

Educação Física | Coordenador esteve no CREF em Florianópolis

O coordenador do curso de Educação Física, Júlio Cesar Nasário, e a Assessora Pedagógica, Helena Justen de Faveri, estiveram na sexta-feira (10), no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Recebidos pelo presidente do Conselho, Marino Tessari, o objetivo da visita foi agilizar a emissão das carteiras (registro profissional) dos formados em Educação Física da UNIDAVI.

Para exercer a profissão legalmente é necessário o registro, requerido junto ao CREF, com sede em Florianópolis.

[Texto: Assessoria de Imprensa Unidavi]