quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aurora vence Ituporanga de virada no Futsal Masculino

Na primeira partida de ambas as equipes nos Jogos Regionais, a cidade de Aurora derrotou Ituporanga, representada pelo Moitas, por 5 a 3. A equipe da capital da cebola venceu a primeira etapa por 2 a 0, mas, levou a virada no segundo período. A partida abriu a rodada de jogos na tarde desta quarta-feira no ginásio do SESI.

 

O grupo de Ituporanga não contou e dificilmente terá o ala Gerson Paranhos no restante da competição. O atleta está machucado e está em tratamento para voltar rapidamente às quadras.  

 

Nesta quinta-feira, às 16h30, Aurora enfrenta Caçador. Já o Moitas buscará a recuperação contra Herval do Oeste, às 17h45.

Em busca da classificação

Já são 11 anos sem o futsal de Rio do Sul participar da etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O tempo passou, vários projetos foram realizados, algumas tentativas fracassaram e outras passaram perto de conseguir o feito. Porém, nesta temporada a Fundação Municipal de Desportos montou um grupo forte e com 14 atletas aptos para atuar. Com este ingrediente e com o incremento do craque Xande, ex-jogador da Malwee, fora das quatro linhas, a massa ganhou estrutura e a equipe entra na fase classificatória como uma das favoritas a brigar pela vaga. Além disso, já são duas semanas de treinos, em alguns dias com dois períodos, reuniões e muita concentração para este desafio em casa.

 

Após o congresso técnico, realizado na última sexta-feira (23), os jogadores já conheceram os adversários: Agrolândia, Lages e Pinheiro Preto (os times estão na sequência dos jogos). Todos os confrontos da modalidade de futsal acontecerão no ginásio do SESI. A quadra com 34 por 18 metros. A dimensão favorece ao grupo riossulense que tem um time ofensivo e rápido nos contra ataques.

 

Para o técnico Xande o primeiro objetivo é cuidar de outro setor: "O foco do time será a defesa. Acredito que um bom sistema defensivo neste tipo de competição, com jogos todos os dias, é muito importante. Principalmente neste início. Espero que o grupo repita o desempenho da última partida do estadual, quando vencemos o Marka/Bastos e todos os atletas se comportaram bem", destacou.

 

Xande de volta?

 

Outra preocupação do comandante é a falta de fixos no elenco. No momento o grupo tem apenas dois atletas que jogam nesta posição: Robinho e Rafael. O próprio treinador já se colocou a disposição, se for preciso, para a atuar: "Nesta primeira partida eu não vou jogar. O nosso grupo treinou bem e não será preciso. Só entrarei em quadra se houver mais uma ou duas baixas, e for realmente necessária a minha participação", afirmou.

 

A preocupação do técnico aumenta ainda mais com o possível desfalque de Robinho. Na primeira apresentação nos Jogos Regionais, contra Agrolândia nesta quarta-feira, às 17h15, o jogador não estará a disposição, pois, no mesmo horário fará um exame no Hospital Regional que avaliará a gravidade de uma lesão no joelho. Para o lugar de Robson, o treinador Xande utilizará o ala Tiago, que na temporada passada atuou por Ibirama na Primeira Divisão.

 

Torcida pode fazer a diferença

 

Na última atuação da FMD Rio do Sul no estadual o público compareceu em bom número na partida de volta das quartas de final. Para o técnico riossulense o apoio das arquibancadas pode fazer a diferença: "Foi muito legal ver o torcedor em melhor número no ginásio. Espero que nos Jogos Regionais as pessoas compareçam e nos apóie. Essa força que vem de fora será muito importante para conseguirmos a classificação para a fase estadual", afirmou.

 

Devido o sucesso de público na partida pelas quartas de final, a Fundação Municipal já estuda manter os próximos confrontos de Rio do Sul pela Primeira Divisão na praça esportiva do Serviço Social do Comércio (SESI).

 

Jogos de Rio do Sul na 1ª fase:

 

Quarta-feira: Rio do Sul x Agrolândia – 17h15

Quinta-feira: Rio do Sul x Lages – 20h15

Sexta-feira: Rio do Sul x Pinheiro Preto – 20h15

 

Texto de Daniel dos Santos

Atletismo disputa três competições neste final de semana

A equipe de atletismo FMD Rio do Sul/ Metalúrgica Riossulense participa neste final de semana (31 e 1º), de três competições: Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), Campeonato Estadual de Menores e Campeonato Brasileiro Sub-23.

 

Luís Henrique Schneider e Felipe Rodolfo Fugazza disputam o Brasileiro Sub-23, em São Paulo. Schneider participa da prova de lançamento do disco e arremesso do peso, já Fugazza disputa a prova de lançamento do martelo.

 

De acordo com o técnico Jeberton Luís Fermino, ambos estão em boa forma física e tecnicamente preparados para subir ao pódio. "Eles se preparam bastante e estão prontos para buscar uma medalha", afirmou.

 

Paralelamente ao brasileiro, uma delegação composta por 15 atletas disputará o Campeonato Estadual de Menores, em Joinville. Entre os competidores estão Patrícia Kock e Jenifer Bagatoli, medalhistas nos Jogos da Juventude Italiana, além de Felipe Leal, campeão do Campeonato Sul-Americano Escolar.

 

Jenifer e Patrícia participam ainda neste final de semana, dos JESC, com outros seis atletas de Rio do Sul. A competição acontece em São Bento do Sul e reúne alunos-atletas com 13 e 14 anos. Além das medalhas, os riossulenses buscam vagas nas etapas nacionais das competições: Olimpíadas Escolares Brasileiras e Campeonato Brasileiro de Menores.

 

Texto de Clarissa dos Santos – Prefeitura de Rio do Sul

Futsal Masculino deve movimentar o SESI

A modalidade promete. Afinal, das 12 equipes que disputam a classificação para a fase estadual, sete se conhecem da Primeira Divisão: Videira, Lages, Rio do Sul, Ituporanga, Agrolândia, Herval do Oeste e Caçador. Além disso, participam ainda: Painel, Arroio Trinta, Cerro Negro, Aurora e Pinheiro Preto.

 

Na primeira rodada, nesta quarta-feira, tem dois clássicos do Alto Vale. Às 13h30, se enfrentam Aurora e Ituporanga. Já, às 17h15, a FMD Rio do Sul duela com Agrolândia.

 

Os jogos da primeira fase prosseguem nesta quinta e sexta-feira. Dos 12 grupos apenas dois passam para a fase estadual em Brusque.

Etapa Regional já começou na manhã de hoje

Começa nesta quarta-feira (28) a etapa Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Neste ano, a cidade sede do evento será Rio do Sul que receberá 32 municípios. As competições oficias já começaram às 10h, na modalidade de futsal. À tarde, os jogos prosseguem em ritmo acelerado com o início do Bolão 23, Futsal Feminino, continuidade do futsal Masculino, handebol e voleibol.

 

O cerimonial de abertura será no ginásio Artenir Werner, às 19h30. Na sequência, haverá a estreia da equipe feminina de vôlei de Rio do Sul. As garotas enfrentam Tangará. A entrada em todos os locais de disputas é franca.

 

Outras notícias:

 

 

* Definidas as chaves dos Jogos Abertos em Rio do Sul