sexta-feira, 4 de março de 2011

Moradores de Chapadão do Lageano ganharão praça esportiva

No domingo (13), às 9h30, será inaugurado o Estádio Municipal Ilson Assis Kersbaum de Chapadão do Lageano. O local era uma antiga reivindicação da população e dos times de futebol de campo do município. No mesmo dia será realizado um quadrangular entre quatro equipes, são elas: Paysandu de Brusque; AREMI de Ituporanga; Catarinense de Vitor Meirelles e a equipe local.

Agora com estádio, a cidade deve ter um representante no Campeonato da Liga Riossulense de Futebol de Campo.

Confira a programação completa do evento no banner ao lado.

Confirmada a data de mais um Festival de Atletismo

Segundo o site da Federação Catarinense de Atletismo, a 16ª edição do Festival de Lançamento e Arremesso de Peso em Rio do Sul será no dia 12 de Março. A competição já é tradicional no município e sempre movimenta muitos atletas da região e do estado.

Opinião do EAV: Torneio Verão: Cobertura da Imprensa

Nesta temporada, o Torneio de Verão teve cobertura recorde por parte dos veículos de comunicação. Foram 4 rádios, duas tv’s, jornais e um site (o Esporte Alto Vale). Não teve como ninguém reclamar que não sabia o que rolava na competição. Vou fazer abaixo, em tópicos, uma análise do que rolou nestas empresas:

Rádios: Duas emissoras de Rio do Sul transmitiram todos os jogos: Difusora/Eldorado e Mirador. Já a Sintonia AM, de Ituporanga, acompanhou os duelos do Moitas. A grande novidade desta edição ficou com a 107.9 FM, de Presidente Getúlio, que esteve em confrontos de Apiúna e Lontras.

Em relação a cobertura em si, as duas rádios de Rio do Sul fizeram o feijão com arroz de todos os anos: narrador, um comentarista e um repórter na quadra em cada partida do Adulto. Nenhuma delas investiu como em outros anos, por exemplo, no repórter de torcida. Além disso, nenhuma das riossulenses criou algum canal de interatividade com o público, como: Telefone, Twitter ou mensagem de SMS. O ouvinte ficou como mero espectador. Fica a dica para o pessoal.

Não podemos esquecer da pré-jornada da Super Difusora que há anos mantém o mesmo padrão e estilo das 18h às 19h. O programa é um sucesso de audiência.

Já na Rádio Sintonia, Eronildo de Oliveira, José Fernando e Diogo Maciel, estiveram em todos os confrontos do Moitas. Só para lembrar, isso eles já faziam desde o ano passado na Primeira Divisão. As transmissões são bem legais e eu gosto do ouvir. Leve, descontraída e que te deixa ligado.

A grande surpresa para mim foi à vinda de Valmor Borini e Canajia pela 107.9 FM. Interessante isso, o Borini mostra mais uma vez que para se fazer à cobertura de eventos se consegue apoiadores, é só querer. A transmissão da rádio de Presidente Getulio é a primeira que aderiu às mensagens via SMS. O Valmor recebe no seu celular e durante a transmissão vai mandando bala nos recados. Muito bom e sempre acompanho as jornadas esportivas do pessoal. Narrador fluente e que transmite muita emoção.

Televisão: Este ano a Rede Bela Aliança (RBA) manteve o padrão de cobertura dos outros anos e o resumo dos jogos passaram no Jornal Regional e RBA Esporte. Simples e objetivo. Sei da intenção, e essa ideia parte principalmente do Dada, de uma transmissão AO VIVO por noite. Só que esse método não agrada os Brejeiros. Afinal, a RBA não tem como cortar o sinal para a cidade de Rio do Sul.

Essa “proibição” não os impede de gravarem um confronto e passar em VT no dia seguinte. Nem que a primeira fase e a segunda não sejam atraentes, mas as finais renderiam uma boa audiência. Tem muita gente que não teve como ir a final e gostaria de assistir o confronto. Essa opção poderia ser dada pela RBA. O mesmo vale para os jogos dos times da região na Divisão Especial.

Outra emissora da cidade na cobertura foi a RSTV do repórter Jair Aguiar. Confesso, pois o canal é pago e não tenho acesso, que não sei como o veículo procedeu. Possivelmente, os resumos dos jogos passaram no jornal do meio dia e também no Batendo um Bolão. A RSTV, em alguns torneios atrás, sempre transmitia um jogo por noite. Mas isso não acontece mais.

Jornais: Como a região possuiu apenas um jornal diário (Folha do Alto Vale), os demais são semanais, os impressos trataram o torneio com um pouco de atraso. Vou falar somente do FAV pois tenho acesso a ele todos os dias. O veículo acompanhou a competição com algumas matérias especiais, fez a cobertura do Congresso técnico e trouxe textos sobre as finais e outros assuntos. Até pelo tempo que o material tem que ir para a gráfica, nunca tivemos pela manhã os resultados da noite anterior. Não culpo o pessoal, pois não sei as condições técnicas desse procedimento.

Internet: O Esporte Alto Vale mais uma vez foi único site jornalístico na cobertura do evento. Foram 94 matérias durante toda a competição e para ano que vem já prometo repetir a dose e com outras novidades. Estivemos ao lado da competição desde o início, lá com a cobertura do CT, e até as finais quando sempre trouxemos textos sobre os jogos da noite anterior. Poderia ter sido melhor? Com certeza! Porém, como sou apenas um e não tenho nenhum apoiador a aquisição de equipamentos fica difícil. Mas, não vou reclamar de nada. O retorno que recebi de vocês foi legal. Cerca de 400 visitas diárias em toda a competição. Tivemos dias que o número passou de 550. Obrigado por tudo e vem muito mais por aí.

Em breve vou estrear o programa Concentração na Rádio Unidavi. Tenho outras surpresas, só que não posso adiantar ainda. Assim que tiver alguma de concreto repasso para vocês.

Passo a bola para os amigos: O que acharam da cobertura dos veículos de comunicação?

Esse foi o último Opinião EAV sobre o Torneio de Verão. Não se preocupem ele voltará em breve.

Obs: Se esqueci de alguma coisa que seu véiculo de comunicação vez no TV, me mande que atualizo.

Novidade! Volta de Mountain Bike na Festa da Cebola

No dia 10 de abril será realizado em Ituporanga a 1ª Edição da Volta de Mountain Bike da Festa da Cebola. A prova também valerá pela segunda etapa do Catarinense de Marathon. Não foram divulgadas mais informações sobre a competição, porém, se sabe que a realização é da Associação de Ciclismo de Salto Grande e o evento faz parte da programação festiva da 20ª Expofeira Nacional da Cebola.

Alto Vale conquista bons resultados no Meetting

No último final de semana (26 e 27) foi realizado em Balneário Camboriu mais uma edição do Meetting de Verão de Downhill. Vários ciclistas da região estiveram presentes e conquistaram ótimos resultados. O destaque ficou com o título de Muriel Lohn, da CME de Ibirama, na categoria Juvenil. A ibiramense Bruna Ulrich também foi bem e ganhou o troféu de campeã do Feminino, porém a atleta foi à única inscrita.

Demais resultados do Alto Vale:

Categoria Elite: 4º Nataniel Giacomozzi - CME Ibirama
9º Roberto Nora Jurk - Rio do Sul
15º Rafael Diego dos Santos - CME Ibirama
Categoria Junior: 9º Julio Cesar Leandro - Rio do Sul
17º João Gustavo Adriano - CME Ibirama
31º Leonardo Nardelli - CME Ibirama/Supermercado Napol
Categoria Sub-30: 3º Dionivon Gonçalves - CME Ibirama
Categoria Rígida 2: 3º Romeu Klemz - CME Ibirama

Foto: Federação de Ciclismo

Torneio de Futevôlei na Terra da Maçã

Vem aí a Copa Futevôlei de Duplas na cidade de Fraiburgo. A competição começa neste sábado (5), na Assemfra, ao lado do Macieirão. Os interessados devem realizar a inscrição no congresso técnico que será no hoje, às 20h, na Câmara de Vereadores. As disputas irão ocorrer somente nos finais de semana.
 
Mais informações com Donizete no 9919-8020; ou com Darlan: 8811-0615.

 

Premiação: 1º Lugar: 50% do Total de Inscrições + Troféus

2º Lugar: 30% do Total de Inscrições + Troféus

3º Lugar: 20% do Total de Inscrições + Troféus

 

Taxa de inscrição: R$ 20.

Congresso do Municipal de Futebol em Agronômica é hoje

Nesta sexta-feira (4), a Comissão de Esportes de Agronômica realiza o congresso técnico do Campeonato de Futebol de Campo. A reunião será no Ginásio Municipal, às 20h. Segundo a organização, o torneio deve começar no dia 20 de março. Mais informações com Zé Carlos ou Aldo no: (47) 3542-0357 ou 9102-4327.