quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atlético estreia no Estadual de base

Nesta quinta-feira (16), o Atlético de Ibirama entra em campo pela primeira vez no Catarinense da Divisão Especial nas categorias Juvenil e Junior. Os primeiros dois jogos ocorrem no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul. O adversário será o Joaçaba.

O primeiro confronto é no Juvenil, às 13h30. Na sequência jogam os Juniores. Na última categoria, o grupo é comandado pelo técnico Paulão.

[Sub-11] 100% de aproveitamento

Foi assim que os meninos de Aurora encerraram a segunda fase do Campeonato Estadual da categoria. Na última sexta-feira e sábado (10 e 11), a equipe conquistou mais três vitórias no returno da etapa. Os jogos foram no ginásio Municipal de Aurora.

Os resultados positivos começaram na sexta com um 5 a 3 diante do Barão. No sábado, o grupo derrotou o Colegial/Koerich por 4 a 2 e a Spaca Blu por 4 a 1.

Assim, a FMD Aurora encerrou a segunda fase com 18 pontos e 100% aproveitamento. Os garotos ainda não sabem quem enfrentarão na terceira etapa. Devido aos bons resultados, os aurorenses devem receber mais uma vez um dos turnos.

Moitas joga em casa nesta quinta-feira (16)

Depois de vencer o Capivari Futsal fora de casa, o Moitas/Avaí volta a jogar diante da sua torcida nesta quinta-feira (16). O adversário da vez será a forte equipe da Chapecoense, em jogo que inicia às 20 horas, na Arena Multi Uso do Parque de Exposições do Cerro Negro, em Ituporanga.

Invicto no returno, o Moitas/Avaí pode assumir a liderança em caso de mais um resultado positivo. No returno empatou com Rio do Sul em casa (4 a 4) e venceu Capivari fora (2 a 1).

Para o confronto diante do time do Oeste, o técnico Juliano Rodrigues não poderá contar com o ala Giba, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O restante do grupo estará todo a disposição do comandante do Azulão do Alto Vale.

“Precisamos manter a pegada dos últimos jogos. Além da vitória na última rodada, o jogo amistoso em que vencemos o Colegial de Florianópolis também serviu para nos dar confiança e a certeza de que o trabalho está no caminho certo”, comentou Juliano.

Depois do compromisso desta quinta-feira, o Moitas/Avaí enfrentará no dia 18, o Siderópolis fora de casa. Já no dia 22, encara a A.D. Hering na Arena Multi Uso em Ituporanga, em jogo marcado para às 20 horas.

Convite:



Informações de Adilson Turnes – Moitas Futsal

[MTB] Volta SC no feriadão de Corpus Christi

A Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) organiza a 13ª edição da Volta a Santa Catarina de Mountain Bike. O evento é uma das poucas corridas por etapas no Brasil que contam pontos para o ranking brasileiro da modalidade.

A prova tem quatro etapas e será realizada durante o feriado de Corpus Christi, entre os dias 23 e 26 de junho, na região de Joinville, no norte de Santa Catarina.

Esse ano o evento inovou e abriu vagas para ciclistas amadores. Os entusiastas do esporte que não são federados poderão competir na categoria Light, com etapas mais curtas. No total, os competidores da Light vão percorrer 167,6 quilômetros e os das categorias Endurance – exclusiva para atletas federados – vão pedalar um total de 295,8 quilômetros por estradas interioranas.

O valor da inscrição é de R$ 100 até dia 17 de junho e após esta data será de R$ 150. A quantia deve ser paga no ato da retirada do numeral e a confirmação pode ser feita até sexta-feira, dia 17, pelo fone (47) 3422-0137 ou pelo e-mail – fcc.joi@terra.com.br.

Etapas:

23/06 – Circuito do Piraí em Joinville – 29,8 km/59,6 km
24/06 – Joinville-Campo Alegre – 77,5 km/77,5 km
25/06 – Joinville-Schroeder – 29,1 km/41,5 km
26/06 – Joinville-Guaruva – 31,2 km/117,2 km

Imagens de Eduardo Schaucoski – Material retirado do site de Federação

[Agronômica] CT dos campeonatos de bocha e futsal

Prepare sua equipe e participe do Campeonato Municipal de Futsal entre Comunidades de Agronômica. O convite é da Comissão Municipal de Esportes (CME), que organiza congresso técnico para sexta-feira (17), às 19h, no Ginásio Municipal. A competição será dividida em Série A e Série B.

Para o mês de julho, vem sendo organizado o Campeonato Municipal de Bocha por Equipes. O congresso técnico está marcado para o dia 1º de julho, às 19h, também no Ginásio Municipal.

Texto de Jari Silva – Conecte Mídia

Caratê disputa Campeonato Brasileiro

Entre sexta-feira (17), e domingo (19), a equipe de caratê de Rio do Sul disputa o Campeonato Brasileiro Junior e sub-21. A competição será em Balneário Camboriú e reunirá mais de 400 atletas de todo o país.
 
Os caratecas riossulenses integram a seleção catarinense composta por 70 atletas, melhores do ranking de 2010. Diego Antônio Delino disputará a categoria sub-21 para atletas acima de 78 quilos. Na categoria júnior participam dois riossulenses:Diego Vambasten Kopp, para atletas acima de 76 quilos e Roberto Antônio Schneider entre 61 e 68 quilos.

Para o técnico Cleiton Kofahl a expectativa é que a equipe apresente um bom desempenho. “Roberto busca o bicampeonato, pois em 2009 ficou campeão, e os outros dois são novatos neste nível de competição, mas apresentam potencial para pódio”, finalizou.

Texto de Clarissa dos Santos – PMRS

[Salete] Uma escola para formar cidadãos

Implantado em parceria com a Prefeitura de Salete em janeiro de 2011 o Centro de Formação de Atletas Murilo Saad desenvolve os trabalhos no Ginásio Municipal Roberto Schreiber. No início apenas 20 crianças participavam dos treinos. Com o intuito de formar cidadãos a escolinha ganhou destaque e hoje soma mais de 80 atletas de 6 a 17 anos.

Dois professores, Alexandre Tenfen e Jonas André Felizari aplicam a metodologia de ensino para as crianças. “Educação, respeito, humildade e tirar a criança da exclusão social aplicando a ela uma disciplina são fundamentos que destacamos”, comenta Jonas. De segunda a sexta-feira das 17h às 19h e aos sábados de manhã, eles realizam os treinos para atletas em quatro categorias: sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15.

Antes de cada atividade o alongamento é imprescindível: “O aquecimento dos atletas serve para evitar possíveis distensões”, relata Jonas. Quando a bola começa a rolar a partida é constantemente paralisada pelo professor para ensaiar jogadas, marcação e posicionamento. Ao término do jogo, todos os atletas se cumprimentam em forma de respeito.

O professor comenta que no início os treinos eram tumultuados, mas com a metodologia de ensino aplicado com as crianças os trabalhos passaram a ser marcados pela ética e respeito. “Além disso, um dos diferenciais da escolinha foi a aproximação dos pais, que acompanham os filhos na prática esportiva”, afirmou.

Não existe discriminação para ingressar no Centro de Formação, porém o atleta deve cumprir com os princípios de respeito. A escolinha cobra uma taxa de manutenção, para compra de bolas de futsal, coletes e materiais para os treinos. A primeira competição das crianças será na Copa Eletrobrás de Futsal.

Para quem não conhece, Murilo Saad é atleta da Krona futsal e jogador de Seleção Brasileira. A sede do Centro de Formação fica em Joinville e é comandada pelo amigo Herick Pereira, professor e ex-jogador profissional. A ideia é formar cidadãos, mas jogadores com potencialidade são levados a participar de competições pela escolinha principal.

Texto e fotos de Odair José Ferreira - PMS

Jasc, Olesc e Joguinhos atraem 35 mil atletas

Os Jogos Abertos (Jasc), os Joguinhos e a Olimpíada Escolar (Olesc), as três competições anuais de rendimento promovidas pela Fesporte confirmam, mais uma vez, seus elevados índices de adesão por municípios. Após o encerramento do prazo, a Gerência de Esporte de Rendimento (Geren) constatou a média de 216 municípios inscritos em cada uma das competições. A estimativa é a de que, juntas, elas possam movimentar mais de 35 mil atletas.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), principal competição do calendário anual da Fesporte terá oficialmente, em todas as fases (micro, regional e estadual), a participação de 215 cidades com o envolvimento de aproximadamente 13 mil atletas. A competição campeã em número de municípios inscritos é a Olimpíada Escolar de Santa Catarina (Olesc). Levantamento da Geren aponta para 225 cidades participantes. Em 2010, o número de atletas na Olesc alcançou a marca de 11 mil.

Já os Joguinhos Abertos de Santa Catarina terá a participação de 209 municípios com a estimativa de participação, em todas as fases, de aproximadamente 11 mil atletas. Oficialmente, o número de atletas destas competições será conhecido apenas em meados de julho quando se encerra o prazo de inscrições.

 Em relação aos Jogos Abertos, a novidade na versão 2011 será a realização de uma seletiva regional para definir os classificados para a disputa da etapa estadual nas modalidades de judô, karatê, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de duplas e xadrez.  Também é o caso do atletismo que vai apontar seus classificados após a disputa do Troféu Governador, previsto para setembro.

Conforme Maurício Scharf, responsável pelo programa de cadastramento da Geren, o indicativo do número de municípios participantes serve de parâmetro de organização das competições. “Já temos uma base. Agora nos concentramos na elaboração do caderno de execução e montagem das três etapas de cada evento para posterior envio aos nossos integradores esportivos das regiões que sediarão as disputas”, comentou Scharf. 

Pelo calendário da Fesporte, o ciclo das competições de rendimento terá início no dia 20 de agosto com a disputa dos Joguinhos na cidade de Caçador. A Olesc está prevista para o período de 25 de outubro a 1º de novembro, em Chapecó. De 10 a 20 de novembro as atenções estarão voltadas os Jogos Abertos, em Criciúma.

Texto de Júlio Castro – Assessoria Fesporte

Chaves definidas e primeiros jogos também

Na noite desta terça-feira (14), a Liga Riossulense de Futebol de Campo realizou o congresso técnico do Campeonato Regional 2011 – Taça SDR. O evento contou com a participação de dirigentes dos clubes e foi realizado no Novo Hotel do Tinho.

Nesta temporada, o torneio contará com a participação de 24 equipes divididas em seis chaves. Na primeira fase, todos se enfrentam em turno e returno dentro dos grupos e os dois melhores passam para as oitavas de final. Os quatro melhores terceiros colocados também se classificam. A primeira rodada será no final de semana dos dias 2 e 3 de julho.

Antes disso, porém, a Liga Riossulense realizará o tradicional torneio início. A competição contará com a participação de todos os clubes e ocorre no dia 26 de junho, a partir das 8h, no estádio do Avaí, em Lontras.

Veja como ficaram as chaves:

Chave A: Atlético de Ribeirão Pequeno, Palmeirinhas, União Lageadense e Botafogo.
Chave B: Maringá, União de Papanduva, Petrolandense e Avaí.
Chave C: Atlético de Ituporanga, Rio do Sul/Social Clube, Serra Cima e Atalantense.
Chave D: Aurora, Cacique, Cruz de Malta e Rioestense.
Chave E: Poço Rico, Sertãozinho, Flamengo e Amigos do Esporte.
Chave F: União de Taió, Santo Antonio, Catarinense e Imperial.

1ª Rodada (ainda extraoficial):

Atlético de Ribeirão Pequeno x Palmeirinhas
União Lageadense x Botafogo
Maringá x Petrolandense
União de Papanduva x Avaí
Atlético de Ituporanga x Rio do Sul/Social Clube
Serra Cima x Atalantense
Poço Rico x Sertãozinho
Flamengo x Amigos do Esporte
União de Taió x Santo Antonio
Catarinense x Imperial

1ª rodada do Torneio Início:

8h: Botafogo x Avaí
8h20: Serra Cima x Amigos do Esporte
8h40: Rio do Sul/Social Clube x Maringá
8h55: Palmeirinhas x Rioestense
9h: Flamengo x Atlético de Ituporanga
9h20: Santo Antonio x Cacique
9h40: Sertãozinho x Cruz de Malta
9h55: Atlético Ribeirão Pequeno x União Lageadense
10h: União de Papanduva x União de Taió
10h20: Petrolandense x Catarinense
10h40: Aurora x Atalantense
10h55: Poço Rico x Imperial

Rio do Sul e Ibirama conhecem próximos adversários

Na semana passada a Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS) divulgou a tabela da terceira fase do Estadual Masculino Sub-17. As duas equipes da região que participam do torneio seguem nas disputas.

A Pré-fabricar/CME Ibirama está agora na Chave P. Os adversários nesta nova etapa serão: APAF/AABB Chapecó e Krona/Joinville/Dal Ponte. O turno ocorre em Ibirama nos dias 1 e 2 de julho.

Nos mesmos dias, só que em Rio do Sul, a FMD/Unidavi/Pamplona também entra em quadra pelo turno. Os riossulense terão pela frente no grupo Q: Ki-Bola Esportes/FME Lages/Colégio Energia e AMF/Maravilha.

Passam para a quarta fase os dois melhores de cada chave. O returno será disputado nos dias 5 e 6 de agosto. Ibirama jogará em Joinville e Rio do Sul em Lages.