Grande parte dos municípios catarinenses atende os requisitos iniciais para receber equipes olímpicas na fase de aclimatação das delegações da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. A informação foi dada nesta sexta-feira (11) pelo gerente do departamento de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Mauricio Waknin, que palestrou sobre o processo de cadastramento e seleção para locais de treinamento pré-Jogos Olímpicos no seminário Santa Catarina nas Olimpíadas de 2016 e 2020, evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) no auditório da SOL.
Os municípios e locais interessados em receber delegações têm até o dia 5 de abril para se inscrever no site oficial do Rio 2016 (www.rio2016.com/treinamentoprejogos). A primeira fase, de pré-seleção, envolve requisitos nas áreas de transporte e localização, meios de hospedagem e serviços médicos e de emergência. A segunda fase do processo começará em 5 de maio, quando ocorrerá no Rio de Janeiro um seminário para orientar os responsáveis por potenciais locais de treinamento sobre as exigências do Comitê Olímpico Internacional. A terceira fase será de seleção dos locais e vai até janeiro de 2012, quando serão anunciados os locais selecionados. A última fase será a de preparação, sob para receber as delegações.
No Rio 2016, o Brasil receberá 11 mil atletas de 205 países e a proposta do COB é distribuir as delegações e equipes pelo Brasil no período de aclimatação dos Jogos. Hoje a maioria dos municípios cadastrados é de São Paulo. Uma das cidades catarinenses que vai se inscrever é Blumenau, informou ontem o presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sérgio Galdino. “Temos a estrutura do complexo do Sesi, que nos ajuda muito”, observou.
No dia 5 de maio ocorrerá no Rio de Janeiro um novo seminário promovido pelo COB para orientar os responsáveis por potenciais de treinamento pré-Jogos quanto às próximas fases da escolha. A presença de representante da instalação pré-selecionada é pré-requisito para participação nas fases subsequentes do processo. A divulgação dos locais escolhidos para receber as delegações ocorrerá no dia 13 de janeiro de 2012.
O seminário encerrou no final da tarde após a apresentação de projetos, metas e necessidades para as Olimpíadas de 2016 e 2020 das federações olímpicas sediadas em Santa Catarina. O evento contou com cerca de 80 participantes de diferentes regiões do Estado.
Texto de Eduardo Correia - Assessoria de Comunicação
“Os polos terão de fazer as adequações necessárias com recursos próprios. Em contrapartida, o local ganhará divulgação nacional e internacional com a divulgação em site e publicações do COB e do COI. Também haverá reflexo na economia e no turismo local, além de o polo se transformar em ponto de referência e de desenvolvimento esportivo”, ressaltou Mauricio Wedekin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário