terça-feira, 15 de março de 2011

Cidades de SC cotadas para receber equipes olímpicas

Grande parte dos municípios catarinenses atende os requisitos iniciais para receber equipes olímpicas na fase de aclimatação das delegações da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. A informação foi dada nesta sexta-feira (11) pelo gerente do departamento de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Mauricio Waknin, que palestrou sobre o processo de cadastramento e seleção para locais de treinamento pré-Jogos Olímpicos no seminário Santa Catarina nas Olimpíadas de 2016 e 2020, evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) no auditório da SOL.

Os municípios e locais interessados em receber delegações têm até o dia 5 de abril para se inscrever no site oficial do Rio 2016 (www.rio2016.com/treinamentoprejogos). A primeira fase, de pré-seleção, envolve requisitos nas áreas de transporte e localização, meios de hospedagem e serviços médicos e de emergência. A segunda fase do processo começará em 5 de maio, quando ocorrerá no Rio de Janeiro um seminário para orientar os responsáveis por potenciais locais de treinamento sobre as exigências do Comitê Olímpico Internacional. A terceira fase será de seleção dos locais e vai até janeiro de 2012, quando serão anunciados os locais selecionados. A última fase será a de preparação, sob para receber as delegações.


No Rio 2016, o Brasil receberá 11 mil atletas de 205 países e a proposta do COB é distribuir as delegações e equipes pelo Brasil no período de aclimatação dos Jogos. Hoje a maioria dos municípios cadastrados é de São Paulo. Uma das cidades catarinenses que vai se inscrever é Blumenau, informou ontem o presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sérgio Galdino. “Temos a estrutura do complexo do Sesi, que nos ajuda muito”, observou.

No dia 5 de maio ocorrerá no Rio de Janeiro um novo seminário promovido pelo COB para orientar os responsáveis por potenciais de treinamento pré-Jogos quanto às próximas fases da escolha. A presença de representante da instalação pré-selecionada é pré-requisito para participação nas fases subsequentes do processo. A divulgação dos locais escolhidos para receber as delegações ocorrerá no dia 13 de janeiro de 2012.

O seminário encerrou no final da tarde após a apresentação de projetos, metas e necessidades para as Olimpíadas de 2016 e 2020 das federações olímpicas sediadas em Santa Catarina. O evento contou com cerca de 80 participantes de diferentes regiões do Estado.

Texto de Eduardo Correia - Assessoria de Comunicação

“Os polos terão de fazer as adequações necessárias com recursos próprios. Em contrapartida, o local ganhará divulgação nacional e internacional com a divulgação em site e publicações do COB e do COI. Também haverá reflexo na economia e no turismo local, além de o polo se transformar em ponto de referência e de desenvolvimento esportivo”, ressaltou Mauricio Wedekin.

Nenhum comentário: