domingo, 2 de outubro de 2011

JASC | Por um pino, Rio do Sul está na fase Estadual

O terceiro dia de disputas da etapa regional Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) começou com uma decisão emocionante, na manhã deste domingo (dia 2), no distrito de Nova Petrópolis, em Joaçaba. O bolão 23 masculino, única das 11 modalidades em disputa neste regional que classifica três equipes para a etapa estadual, que ocorre de 10 a 20 de novembro, em Criciúma, só definiu a terceira vaga quando o último jogador de Herval d’Oeste competiu.

Ao entrar na cancha o último atleta dos quatro finalistas, o título já era de Água Doce. Faltava definir as outras duas vagas e qual dos quatro ficaria fora.  Rio do Sul, atrás no placar durante toda a partida, não tinha mais esperança de se classificar. Porém, Almir Pimentel, do time de Herval d’Oeste, sentiu uma lesão muscular e insistiu para continuar jogando, mesmo machucado. Nas últimas bolas, foi substituído pelo jogador Zig, um atleta bem mais experiente e que estava em perfeitas condições, mas que entrou mal no jogo.

Ambos tiveram um desempenho abaixo da média nas últimas cinco bolas e, de 180 pinos possíveis, fizeram apenas 167. Com 13 pinos perdidos nas últimas cinco bolas, Herval d’Oeste deixou escapar a última vaga. Rio do Sul não derrubou 45 pinos em todo o jogo, e Herval d’Oeste, 46. Água Doce foi campeão, com 22 pinos não derrubados; Lages foi vice, com 34 pinos.

Inconformismo toma conta do time da casa

Herval d’Oeste, que é um dos municípios que sediam o evento, junto com Joaçaba e Luzerna, passou a maior parte da decisão brigando pelo título com Água Doce. Quando o primeiro lugar escapou, a disputa passou a ser com Lages pelo segundo lugar. Por fim, bateu o desespero quando a diferença para Rio do Sul foi caindo. “Eu demorei demais para trocar o atleta lesionado. Ele assumiu a responsabilidade ao pedir para continuar, mas eu devia ter mudado”, admitiu o técnico Elói Correia, muito tenso, após a decisão.

Ao jogar três bolas depois de ter se lesionado, Ademir comprometeu toda a campanha. “É impossível de acontecer. Nunca tinha visto tirar uma diferença de 12 pinos em cinco bolas. Mas aconteceu contra a gente, lamentavelmente”, frisou o técnico. Depois de encerrar o jogo, Herval d’Oeste pediu a recontagem dos pinos, mas o placar foi confirmado. Elói é técnico de bolão desde 2003. Primeiro dirigiu o time feminino e, neste ano, o masculino. Na última vez que o bolão de Herval d’Oeste disputou a etapa estadual, foi campeão dos Jasc, em 2006.

Os jogadores de Rio do Sul não cabiam em si de tanta alegria. “A gente não acreditava mais, a vaga estava perdida. Nunca tinha visto alguma coisa parecida”, afirmou Claus, um dos jogadores do time que ficou com a terceira vaga. O último lugar parecia estar tão certo que cinco jogadores da equipe de Rio do Sul já tinham acertado que iriam disputar a etapa estadual dos Jasc pelos municípios de Água Doce, Lages e Chapecó.

Na regional Centro-Oeste de 2010, Rio do Sul foi campeão. As outras duas vagas para os Jasc, realizados em Brusque, ficaram com Água Doce e Trombudo Central. Já o município de Lages volta à etapa estadual dos Jogos Abertos depois de ter ficado fora em 2010, em Brusque, quando não conseguiu classificação na regional Centro-Oeste.

Por Geraldo De Cesaro - Fesporte

Nenhum comentário: