sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Santa Catarina terá Casa do Esporte até 2014

“Aqui se inicia uma grande obra. Do tamanho do esporte catarinense”. A frase ilustrou a pedra fundamental da Casa do Esporte lançada na tarde de terça-feira (6) no complexo da Fesporte no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. A obra está orçada em cerca de R$ 10 milhõe e deverá estar concluída até 2014.

A proposta de construção de um empreendimento que possa reunir todas as federações e associações esportivas do Estado foi lançada há cerca de três anos pela Associação das Federações Esportivas de Santa Catarina (Afesc) e, recentemente, revigorada com a iniciativa da direção da Fesporte. Originalmente, o projeto arquitetônico compreende quatro pavimentos em área construída de 6 mil metros quadrados.

Além de contar com espaço para cerca de 50 salas padronizadas, o empreendimento terá espaços para comportar biblioteca, auditório estacionamento coberto, entre outras dependências necessárias a atender a estrutura esportiva catarinense. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Conselho Estadual de Esporte e a Fesporte também serão contemplados com instalações apropriadas.

“A ideia é erguer uma obra que possa contemplar a todos. Vamos otimizar os espaços a fim de dar mais condições para aqueles que têm maiores dificuldades”, definiu Pecos. Conforme o presidente da Fesporte, já existe autorização preliminar do secretário de Turismo, Cultura e Esporte Cesar Souza Júnior, para que seja lançada a licitação da obra. O empreendimento está orçado em cerca de R$ 10 milhões. A meta é inaugurar a Casa do Esporte em 2014.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, e contou com a participação do presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) Joceli de Souza,  do presidente do Conselho Estadual de Esporte, Sérgio Vieira Galdino, entre outras autoridades representativas do esporte de Santa Catarina.

Piratuba, sede dos Jasti 2012

Antes do lançamento da pedra fundametal da Casa do Esporte a cidade de Piratuba, no Oeste de Santa Catarina,  foi escolhida pelos 18 integrantes do Conselho Estadual de Esporte (CEE) como sede dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) em 2012. Candidata entre mais duas concorrentes a cidade com cerca de cinco mil habitantes ganhou a disputa por 11 votos contra quatro de Gravatal e três de Itá. 18 membros do Conselho Estadual de Esporte (CEE) participaram da eleição durante reunião plenária do órgão na tarde de terça-feira, no auditório da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte). 

O Jasti, conforme calendário esportivo definido pelo departamento técnico da Fesporte vai acontecer no período de 24 a 28 de abril. São esperados cerca de 2 mil participantes de cerca de  140 cidades catarinenses. “Ficou bom. Piratuba há algum tempo vem trabalhando para sediar Jasti. É uma cidade que possui uma rede hoteleira muito grande e fica nossa expectativa para a estrutura que será oferecida aos participantes de um evento que está crescendo ano a ano”, reconheceu o presidente da Fesporte Adalir Pecos Borsatti.

“Será um grande prazer sediar o Jasti. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para atender o padrão Fesporte de suas competições”, pronunciou-se o prefeito de Piratuba Adélio Spanholi.  Piratuba está entre os principais pontos turístico do Oeste Catarinense. Possui uma rede hoteleira qualificada com mais de dois mil leitos e um parque termal amplo e moderno.

 Será a 5ª edição da maior competição do Brasil voltada exclusivamente para participantes (atletas) acima dos 60 anos. O Jasti tem por finalidade estimular a participação em atividades esportivas, recreativas e artísticas, visando ampliar as perspectivas da qualidade de vida, conquistando o respeito das demais gerações; sensibilizando a sociedade para novas formas de participação. Chapecó, Gravatal, Barra Velha e Timbó foram as cidades que já sediaram o evento. Entre as modalidades em disputa estão o bolão 23, canastra, bocha, dominó, truco, dança coreográfica e dança de salão (divididas nas faixas etárias de 69 a 70 anos ou mais.

Por Júlio Castro - Fesporte

Nenhum comentário: