segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jogos Escolares em Rio do Sul

Quatro etapas Regionais que serão realizadas de 20 a 25 de julho definem as equipes classificadas para a etapa Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) na faixa de 11 a 14 anos. Este ano de 2009 o evento teve a inscrição de 1.529 estabelecimentos de ensino do Estado, em 290 municípios catarinenses e mais de 390 mil alunos.

Xaxim (Oeste), Canoinhas (Centro-Oeste), Florianópolis (Sul) e Rio do Sul (Leste/Norte) recebem às disputa a partir do próximo dia 20 de julho nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, além de xadrez e tênis de mesa nos naipes masculino e feminino. A abertura oficial de ambos os regionais está marcada para às 19h30min desta segunda, em cada uma das sedes. Em Rio do Sul será no Artenir Werner, Bairro Canoas.

Os Jesc são um evento do Governo do Estado, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, com execução da Fesporte e da gerência de esporte de base e inclusão. Tem ainda o apoio das SDR de Xanxerê, SDR de Canoinhas, SDR da Grande Florianópolis e SDR de Rio do Sul, além das prefeituras municipais das cidades sedes.

O campeão de cada uma das modalidades, em ambos os naipes, se classifica para a etapa Estadual do Jesc que acontece logo em seguida, de 26 a 28 de julho na cidade de Rio do Sul. O Estadual definirá as equipes e atletas classificados para a Olimpíada Escolar Brasileira de 2009, evento do COB que acontece de 10 a 20 de setembro na cidade de Poços de Caldas (MG).

Paralelo ao Jesc de 11 a 14 anos também serão realizadas às disputas Estaduais dos Jesc de 15 a 17 anos, de 23 a 25 de julho, em sedes diferentes. O basquete, por exemplo, será disputado na cidade de Xaxim. Já o handebol, acontece em Canoinhas e o vôlei em Florianópolis. De 26 a 29 de julho em Rio do Sul, paralelo às disputas do Estadual de 11 a 14 anos, serão realizadas as modalidades de atletismo, judô e tênis de mesa das idades de 15 a 17 anos. As disputas nesta faixa etária também são classificatórias para a Olimpíada Escolar Brasileira de 15 a 17 anos, que será 5 a 15 de novembro em Maringá (PR).

Cláudia Sanz - Fesporte

Nenhum comentário: