sábado, 4 de setembro de 2010

Mudanças no futsal prometem mudar a dinâmica do jogo

A FIFA anunciou nos últimos dias algumas mudanças que devem ser implementadas a partir de 2011 no futebol de salão.

A primeira modificação altera a duração do jogo. Agora a partida só será encerrada após um chute a gol atingir o destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. Agora a decisão de encerrar o confronto fica a cargo do apito do árbitro e não do sinal eletrônico.

Já a outra mudança afeta a atuação dos goleiros. Um tiro livre indireto será marcado se, depois de controlar a bola, o arqueiro voltar a tocar nela na sua metade da quadra após um passe intencional de um companheiro da equipe sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido.

Antes, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível. O goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também atingi-la.

Agora, se um time quiser jogar com o goleiro avançado para evitar perder uma partida, o mesmo precisará ultrapassar a linha central.

Texto com informações retiradas do site Liga Ponto de Encontro. O texto original está disponivel aqui.

Nenhum comentário: