quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Está quase na hora da festa do esporte catarinense

Começa nesta quinta-feira (9), a 50ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Nesta temporada o evento chega onde tudo começou: Brusque. A cidade do Vale do Itajaí receberá até o dia 18 de setembro mais de seis mil atletas de 85 municípios.

A abertura oficial acontece às 19h30, na Arena Brusque, com as presenças já confirmadas de diversas autoridades do estado e até mesmo do ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico. É esperada ainda a presença de um integrante do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro.

O Alto Vale será representado por várias cidades. A maior delegação será a de Rio do Sul (confira o áudio no fim do texto) com cerca de 180 pessoas. Apesar da competição ter início nesta quinta-feira, as provas só começam pra valer na sexta-feira e no sábado.

Nesta edição do Jasc serão disputadas 26 modalidades, entre elas: atletismo, caratê, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, remo, taekwondo, tiro, duatlo, xadrez, basquete, bocha rafa, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de duplas, punhobol, tênis, tênis de mesa e hipismo.

O duatlo e o tênis, ambos no feminino, de acordo com o regulamento, não contarão pontos para a classificação geral, já que não atingiram o número mínimo de seis participantes.

Futsal com novidades

Pela primeira vez nos Jogos serão realizadas duas divisões na modalidade de futsal, isso porque ela já atingiu, na edição do ano passado, mais de 100 inscrições nas fases classificatórias. A divisão especial terá as seis equipes pré-classificadas do ano anterior: Tubarão, São Miguel do Oeste, Florianópolis, Chapecó, Jaraguá do Sul e Concórdia.

Já na primeira divisão estarão: Seara, Rio do Sul, Joinville, Sideropólis, Pinhalzinho, Lages, Blumenau, Capivari de Baixo, Brusque e Xaxim. Para 2011, outra modalidade deverá ter duas divisões será a bocha rafa vollo, que este ano também ultrapassou os 100 inscritos.

Blumenau a maior delegação

Entre os municípios inscritos, a cidade de Blumenau terá a maior delegação com 420 atletas, seguido da cidade sede Brusque, com 400. Florianópolis, atual campeã dos Jasc, virá com 307 participantes, inclusive com o time da Cimed, tetracampeã da Superliga de vôlei masculina. Já Joinville terá uma delegação composta por 280 atletas.

Programação festiva

Durante os dez dias de competições haverá uma programação paralela e festiva em alusão ao cinquentenário dos Jogos Abertos. A maioria vai ser realizada no Pavilhão de Eventos Maria Celina, onde fica a Comissão Central Organizadora (CCO).

Destaque para a abertura da 1ª Expojasc, dia 9, às 20h, onde estarão disponíveis materiais referentes aos 50 anos dos Jasc como fotos, medalhas, recortes de jornais, boletins de edições anteriores entre outros objetos.

Haverá ainda na programação paralela o lançamento do livro sobre a história dos Jasc, dia 11, às 20h, e a homenagem, dia 13, às 12h, aos atletas e dirigentes que participaram da primeira edição dos Jogos em 1960.

Também estão programadas palestras com personalidades esportivas como o tenista Guga Kuerten e Renan Dal Zotto, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles e hoje dirigente da Cimed.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina é uma promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e gerenciamento da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a SDR e a Prefeitura Municipal de Brusque.

Como Rio do Sul estará na competição?

Antes de viajar para Brusque nesta quarta-feira (8), o diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul, Sérgio Luís Schlemper, conversou com o blog. No áudio abaixo, o riossulense fala sobre todas as modalidades que a capital do Alto Vale participará e também as expectativas para os Jogos 2010.




Texto com informações retiradas do site da Fesporte.

Um comentário:

Neto disse...

Só para lembrar que no ano de 2004 no JASC em Indaial/Pomerode/Timbó o futsal também teve 2 divisões.