terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Criciúma sediará os Jogos Abertos Brasileiros (Jabs)

Uma comitiva catarinense formada por dirigentes da Fesporte e da prefeitura de Criciúma garantiu sábado, em Vitória (ES), em reunião do conselho gestor dos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs), a realização do evento no município do Sul do Estado em 2017.

A ideia de Criciúma sediar os Jabs foi lançada em novembro pelo presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, em Criciúma, durante a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, adotou a proposta e no sábado apresentou o projeto da cidade para sediar a competição. "Essa conquista dos Jabs é uma vitória para o Estado e um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Cricipuma nos Joguinhos, em 2010, e nos Jasc, no ano passado", destacou Pecos.

Assegurada a realização do evento, Salvaro anunciou que pretende antecipar a realização dos Jabs no município. Em reuniões anteriores, as cidades de Campo Grande e Goiânia foram garantidas pelos conselheiros como as cidades sedes de 2013 e 2014, respectivamente. As capitais do Mato Grosso do Sul e Goiás estão se preparando para receber os Jabs. Os estados de Rio de Janeiro e São Paulo continuam a fila nos anos seguintes.

 Na reunião em Vitória, representantes de diferentes estados brasileiros elogiaram o projeto. Ao conhecer um pouco sobre as características, a infraestrutura da cidade e a vontade de sediar os JABS, os conselheiros enalteceram o trabalho desenvolvido pela comitiva criciumense.“A proposta apresentada, a iniciativa de vir até aqui, principalmente com o prefeito presente, mostram que a cidade está a fim de fazer uma belíssima edição e isso é muito bom para o esporte”, destacou o subsecretário de Esporte e Lazer do Estado do Espírito Santo, Renato Oliveira.

A missão de defender a candidatura criciumense ficou por conta do prefeito Clésio Salvaro. Com o apoio de um vídeo e de um projeto impresso, foram mostradas parte das instalações da cidade e o sucesso da realização das etapas estaduais dos Joguinhos e dos Jogos Abertos. “Procuramos cada vez mais reforçar o investimento no esporte amador, que é onde o poder público deve atuar para proporcionar a oportunidade de pessoas a vencerem na vida. A realização de grandes eventos contribui decisivamente para a descoberta de novos talentos do esporte”, acredita o prefeito.

Criciúma vai sediar em 2012 os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) como reconhecimento do trabalho desenvolvido nos Joguinhos Abertos e nos Jasc. No maior evento esportivo de Santa Catarina, a organização da cidade recebeu 93% de aprovação. “Fizemos um dos maiores Jogos Abertos da história e queremos realizar um evento à altura da magnitude dos Jabs”, afirmou Salvaro.

A diretora de Esportes Lílian de Fátima Pinto e o técnico Osvaldo Juncklaus, coordenador-geral dos Jasc promovidos em Criciúma, representaram a Fesporte na reunião, que também contou com a presença do presidente da Comissão Central Organizadora dos Joguinhos Abertos, dos Jasc e da Olesc de Criciúma, Flávio Spillere Júnior, e do presidente da Fundação de Esportes de Criciúma, Renato Valvassori.

[Texto: Assessoria Fesporte]

Nenhum comentário: