quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia do Desafio | Cidades do Alto Vale conhecem concorrentes

Prefeitos e lideranças municipais de 156 cidades catarinenses se reuniram em Lages nesta quarta-feira (16), para o lançamento do Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas. No evento foi divulgado o resultado do sorteio que definiu quais municípios competirão entre si.

O Dia do Desafio ocorre anualmente na última quarta-feira do mês, e em 2012 será dia 30 de maio - as atividades são realizadas durante as 24 horas deste dia. Esta edição registra um recorde no número de cidades catarinenses inscritas: 50% a mais que em 2011. A coordenação estadual do Dia do Desafio é feita pelo SESC-SC.

Veja com quem as cidades do Alto Vale participantes competirão:

Donna Emma x Bálsamo (São Paulo)
Ituporanga x Jatibonico (Cuba)
Laurentino x Guaraci (São Paulo)
Mirim Doce x São Vendelino (Rio Grande do Sul)
Lontras x Ipaumirim (Ceará)
Ibirama x Vera Cruz (São Paulo)
Imbuia x Ubiretama (Rio Grande do Sul)
José Boiteux x Ribeirão dos Índios (São Paulo)
Rio do Sul x Citré (Panamá)
Pouso Redondo x Auriflama (São Paulo)
Presidente Nereu x Cidreira (Rio Grande do Sul)
Rio do Oeste x Gramado Xavier (Rio Grande do Sul)
Taió x Parapuã (São Paulo)
Santa Terezinha x Mendonça (São Paulo)
Trombudo Central x Muitos Capões (Rio Grande do Sul)

Petrolândia x Santa Maria da Serra (São Paulo)
Presidente Getúlio x Itapiúna (São Paulo)
Rio do Campo x Chapada (Rio Grande do Sul)
Vitor Meirelles x Lagoa dos Três Cantos (Rio Grande do Sul)
Vidal Ramos x Vitória das Missões (Rio Grande do Sul)
Witmarsum x Nova Guataporanga (São Paulo)
Braço do Trombudo x Caibate (Rio Grande do Sul)
Agrolândia x São Martinho da Serra (Rio Grande do Sul)
Aurora x Campo Novo (Rio Grande do Sul)
Agronômica x Itapura (São Paulo)
Atalanta x Coqueiro Baixo (Rio Grande do Sul) 

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo SESC-SP e organizado pelos departamentos regionais do SESC em todo o País em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais.

A história do movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente, em cada vez mais cidades, convidando a população a praticar, durante um dia, pelo menos 15 minutos de atividades físicas. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC-SP em 1995.

Em Santa Catarina, o Dia do Desafio passou a ser promovido pelo SESC-SC em 1997, com a adesão de São José, Florianópolis e Blumenau. Em 2011, foram 114 municípios participantes, alcançando o recorde de 156 em 2012.

Competição

A competição entre as cidades leva em conta o percentual de habitantes mobilizado em cada localidade. No dia 30 de maio, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes em algum tipo de atividade física, por pelo menos 15 minutos. O número oficial de habitantes do município é utilizado como base de cálculo. Mas a competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

O sorteio que definiu a competição entre cidades foi realizado dia 7 de maio em São Paulo, durante o lançamento nacional do Dia do Desafio, que contou com a participação de atletas como Raí, Daniele e Diego Hypólito, Fofão, Janete, Marcelo Negrão, Fernando Meligeni, Éder Jofre e Adria Santos.

[Com informações da Assessoria de Imprensa do SESC/SC]

Nenhum comentário: