sábado, 26 de maio de 2012

Olesc | Competição terá atletas de 196 municípios

A 12ª edição da Olesc, os Jogos da Juventude Catarinense, contará com a participação de atletas de 196 cidades catarineses - o equivalente a 67% dos municípios do Estado. As disputas das 12 etapas microrregionais começam dia 29 de junho e terminam em 10 de julho. A etapa estadual será em setembro. Os Jogos da Juventude são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.

O período para inscrições já foi encerrado, mas o prazo para entrega da relação de atletas e eventuais desistências termina no dia 12 de junho. No ano passado, a Olesc teve um total de 10.425 estudantes participantes de 14 a 17 anos. Os números deste ano serão fechados após a data final para desistências e entrega da nominata de competidores.

O ápice da competição será a etapa estadual, que ocorrerá de 22 a 29 de setembro em Criciúma, município que é o atual campeão da Olesc. Atletismo, basquete, caratê, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez, ciclismo e caratê integram a programação esportiva do evento.

Os três primeiros colocados de cada modalidade da etapa estadual de 2011 mais o município-sede têm vaga garantida para a edição estadual de 2012. Os demais municípios terão que garantir classificação nas etapas microrregionais e regionais. No total são 12 etapas microrregionais divididas por quatro regiões: Oeste, Centro Oeste, Leste-Norte e Sul.

As fases regionais serão disputadas de 17 a 22 de agosto em Capinzal (região Centro-Oeste), Guaramirim (Leste-Norte), Forquilhinha (Sul) e região Oeste, com sede ainda a ser confirmada.

A fase estadual já tem a Comissão Central Organizadora (CCO) definida e trabalhando para o evento. Pelo terceiro ano consecutivo, Criciúma vai sediar uma das principais competições do Estado. Da mesma forma que nos Joguinhos Abertos de 2010 e os Jogos Abertos (Jasc) de 2011, o médico Flávio Spillere Júnior ocupa o cargo de presidente da CCO. Será a terceira vez que o município do Sul sediará o evento – as anteriores foram em 2001 e 2008. A diferença é que neste ano defenderá o título inédito conquistado em Caçador, em 2011.

“Vamos continuar nossa preparação e intensificá-la agora. Como saímos dos Jogos Abertos há pouco tempo, temos muitas instalações adequadas. Nosso objetivo é melhorar ainda mais nossa estrutura”, diz o presidente da CCO, Flávio Spilere.

“No ano passado nós fomos campeões da Olesc e queremos que nossa cidade continue entre as três melhores do Estado este ano”, adianta o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Sandro Renato Araújo.

Equipes já garantidas na etapa estadual da Olesc 2012:

Basquete Feminino: Jaraguá do Sul, Porto União e Chapecó.
Basquete Masculino: Joinville, Florianópolis e Criciúma.
Futsal Feminino: Caçador, Chapecó e Brusque.
Futsal Masculino: Forquilhinha, Criciúma e Caçador
Handebol Feminino: Jaraguá do Sul, Concórdia e Palma Sola.
Handebol Masculino: Itajaí, Caçador e São Bento do Sul.
Vôlei Feminino: Nova Trento, Guaraciaba e Blumenau.
Vôlei Masculino: Florianópolis, Palhoça e Jaraguá do Sul.

[Com informações de Antonio Prado - Fesporte]

Nenhum comentário: