quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fesporte | Últimos dias para candidatura a eventos

Os municípios interessados em sediar as disputas regionais e estaduais dos eventos da Fesporte em 2013 e dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2014 têm até o próximo dia 31 para encaminhar oficio à entidade oficializando a candidatura.

Integram a lista os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) - 12 a 14 anos e 15 a 17 anos; os Joguinhos Abertos de Santa Catarina; os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc); os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti); o Festival Escolar de Dança, o Dança Catarina; o Moleque Moleque Bom de Bola; e os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc).

A sede dos Jasc, conforme regulamento da competição, deve ser definida com dois anos de antecedência e a edição de 2013, de acordo com decisão tomada no ano passado, será em Joinville. Os eventos realizados pela Fesporte são uma promoção do Governo do Estado e contam com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.

A data-limite para apresentação de candidaturas obedece ao calendário técnico da Fesporte.  Uma das informações a ser prestada pelos municípios no ofício da candidatura é o valor a ser pleiteado junto ao Governo do Estado e a respectiva contrapartida financeira prevista pela prefeitura. O objetivo deste item é evitar distorções e reforçar a parceria entre Estado e município. “Cada valor financeiro pedido por um município para sediar um evento será avaliado, pois o trabalho é de parceria”, comenta o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.

O dirigente ainda destacou que a decisão, tomada em conjunto com o Conselho Estadual de Esporte (CEE), valorizará as condições técnicas do município interessado em sediar a competição. “É importante que o município não queira apenas fazer, mas que também tenha condições e infraestrutura para tanto”, enfatiza o presidente da Fesporte.

Para Pecos é importante que os candidatos a sede tenham clareza que uma ação esportiva proporciona movimentação econômica no município, melhoria de infraestrutura esportiva, visibilidade na mídia e ampliação da cultura esportiva, já que atletas e moradores terão contatos com uma variedade de modalidades esportivas.

Outra novidade para este ano é a necessidade de a candidatura vir acompanhada da proposta de um projeto social para ser desenvolvido paralelamente ao evento esportivo. “O aspecto social do esporte é muito importante. Durante uma competição, o município pode desenvolver uma ação social que pode ser desde uma campanha de aquisição e doação de roupas e brinquedos a pessoas carentes, a um concurso de redação, cartaz ou doação de sangue. Acho que são ações que engrandecem o evento esportivo”, ressaltou.

[Por Antonio Prado - Assessoria de Imprensa Fesporte]

Nenhum comentário: