quarta-feira, 28 de julho de 2010

Em busca da classificação

Já são 11 anos sem o futsal de Rio do Sul participar da etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O tempo passou, vários projetos foram realizados, algumas tentativas fracassaram e outras passaram perto de conseguir o feito. Porém, nesta temporada a Fundação Municipal de Desportos montou um grupo forte e com 14 atletas aptos para atuar. Com este ingrediente e com o incremento do craque Xande, ex-jogador da Malwee, fora das quatro linhas, a massa ganhou estrutura e a equipe entra na fase classificatória como uma das favoritas a brigar pela vaga. Além disso, já são duas semanas de treinos, em alguns dias com dois períodos, reuniões e muita concentração para este desafio em casa.

 

Após o congresso técnico, realizado na última sexta-feira (23), os jogadores já conheceram os adversários: Agrolândia, Lages e Pinheiro Preto (os times estão na sequência dos jogos). Todos os confrontos da modalidade de futsal acontecerão no ginásio do SESI. A quadra com 34 por 18 metros. A dimensão favorece ao grupo riossulense que tem um time ofensivo e rápido nos contra ataques.

 

Para o técnico Xande o primeiro objetivo é cuidar de outro setor: "O foco do time será a defesa. Acredito que um bom sistema defensivo neste tipo de competição, com jogos todos os dias, é muito importante. Principalmente neste início. Espero que o grupo repita o desempenho da última partida do estadual, quando vencemos o Marka/Bastos e todos os atletas se comportaram bem", destacou.

 

Xande de volta?

 

Outra preocupação do comandante é a falta de fixos no elenco. No momento o grupo tem apenas dois atletas que jogam nesta posição: Robinho e Rafael. O próprio treinador já se colocou a disposição, se for preciso, para a atuar: "Nesta primeira partida eu não vou jogar. O nosso grupo treinou bem e não será preciso. Só entrarei em quadra se houver mais uma ou duas baixas, e for realmente necessária a minha participação", afirmou.

 

A preocupação do técnico aumenta ainda mais com o possível desfalque de Robinho. Na primeira apresentação nos Jogos Regionais, contra Agrolândia nesta quarta-feira, às 17h15, o jogador não estará a disposição, pois, no mesmo horário fará um exame no Hospital Regional que avaliará a gravidade de uma lesão no joelho. Para o lugar de Robson, o treinador Xande utilizará o ala Tiago, que na temporada passada atuou por Ibirama na Primeira Divisão.

 

Torcida pode fazer a diferença

 

Na última atuação da FMD Rio do Sul no estadual o público compareceu em bom número na partida de volta das quartas de final. Para o técnico riossulense o apoio das arquibancadas pode fazer a diferença: "Foi muito legal ver o torcedor em melhor número no ginásio. Espero que nos Jogos Regionais as pessoas compareçam e nos apóie. Essa força que vem de fora será muito importante para conseguirmos a classificação para a fase estadual", afirmou.

 

Devido o sucesso de público na partida pelas quartas de final, a Fundação Municipal já estuda manter os próximos confrontos de Rio do Sul pela Primeira Divisão na praça esportiva do Serviço Social do Comércio (SESI).

 

Jogos de Rio do Sul na 1ª fase:

 

Quarta-feira: Rio do Sul x Agrolândia – 17h15

Quinta-feira: Rio do Sul x Lages – 20h15

Sexta-feira: Rio do Sul x Pinheiro Preto – 20h15

 

Texto de Daniel dos Santos

Nenhum comentário: