quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mundial de Handebol CONFIRMADO no estado

Encontro de ontem reuniu lideranças em Floripa
Santa Catarina e Paraná selaram, nesta terça-feira (15), em Florianópolis, um acordo para sediarem em conjunto o Campeonato Mundial de Handebol Feminino, previsto para ocorrer entre os dias 2 e 18 de dezembro. “Não realizar o evento seria desastroso para a imagem de Santa Catarina e do Brasil”, definiu o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Júnior.

No encontro, realizado pela manhã no auditório da secretaria, ficou acertado que os dois Estados vão se mobilizar, em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), para promoverem o Mundial, que, pela primeira vez, ocorrerá em um país americano. Dirigentes de Santa Catarina e do Paraná também buscarão o apoio do governo federal para sediar o evento. No dia 25 haverá, em Curitiba, uma audiência com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e no dia 28 já está agendada, para Brasília, uma conversa com o ministro Pedro Novais, do Turismo.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Frente Parlamentar Catarinense igualmente serão acionados, assim como o senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que ontem, no momento do encontro, ligou para o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, para manifestar apoio ao evento. “Vamos fazer uma grande mobilização para garantir que a realização do Mundial em Santa Catarina seja um sucesso”, destacou Pecos Borsatti.

O campeonato reunirá 24 seleções, que, inicialmente, serão divididas em quatro chaves, uma no Paraná e três em Santa Catarina. Na fase inicial, a Seleção Brasileira vai jogar no Estado vizinho. Depois, passará a atuar em Santa Catarina. A expectativa é que a equipe fique, pelo menos, entre as quatro melhores da competição. Não haverá cobrança de ingresso para assistir às disputas, que serão transmitidas para mais de 100 países.

O jogo de abertura será dia 2 de dezembro, provavelmente em Curitiba, entre Brasil e uma seleção ainda a ser sorteada. A final do campeonato deverá ser em Jaraguá do Sul, que hoje tem a arena com maior capacidade no Estado. Os municípios de Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Itajaí também são cotados para sediar confrontos. Entre as exigências para sediar os jogos está a necessidade de os polos terem ginásios estruturados e rede hoteleira com instalações quatro e cinco estrelas, além de estarem próximos a aeroportos.

A primeira inspeção de representantes da Federação Internacional de Handebol está marcada para o dia 24 de março; a segunda será no mês de junho; e no dia 2 de julho ocorrerá o sorteio de grupos do campeonato. A atual campeã mundial é a Rússia, título conquistado em 2009, na China.

Além do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e do presidente da Fesporte, também participaram do encontro desta terça-feira o presidente da Santur, Valdir Walendowski; o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira; o presidente da Paraná Esportes, Evandro Rogério Roman; e o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing; além de dirigentes esportivos de Curitiba, Jaraguá do Sul, Brusque, Itajaí e Blumenau.

Texto e foto de Eduardo Correia - Jornalista da Assessoria de Imprensa da Fesporte

Nenhum comentário: