quarta-feira, 16 de março de 2011

Jovem revelação ainda tem vínculo com o Atlético

Damião comera gol marcado diante do Caxias no último domingo (13)
D'Alessandro, Andrezinho, Zé Roberto, Alecsandro, Cavenaghi e Rafael Sobis seriam alguns craques que poderiam ser destaque no Internacional (RS) neste início de temporada. Porém um jovem de 21 anos, 1,87m, nascido em Jardim Alegre (PR) e para várias pessoas um atacante sem muitos recursos, é quem chama a atenção e vem roubando a cena.

Com uma média de 1,7 gols por partida, Leandro Damião da Silva dos Santos, ou só mesmo Leandro Damião, saiu do banco de reservas, derrubou candidatos de peso e hoje é o dono da camisa 9 do atual campeão da Libertadores. Em sete jogos o centroavante mostrou muita qualidade e já anotou 12 gols.

Nesta quarta-feira (16), o jogador tenta manter a média diante do Jorge Wilstermann, na Bolívia, em partida válida pela competição mais importante das Américas, onde o clube gaúcho busca o bi. Leandro, inclusive, já está confirmado no time titular onde irá fazer parte do esquema ofensivo com Oscar e Zé Roberto.

Damião faz sinal após anotar diante do Ypiranga no dia 10
Goleador de R$ 116 milhões

Revelado nas categorias de base do Atlético de Ibirama, o atleta chegou ao Inter em abril de 2009. Naquela temporada, disputou vários jogos no time B e já começou a chamar a atenção da comissão técnica da equipe principal. Não demorou muito e no início de 2010, o colorado comprou 60% dos direitos federativos do jogador junto ao clube da Baixada.

Neste mesmo ano, Damião iniciou a temporada muito bem e o técnico Jorge Fossatti inscreveu o atacante na Libertadores. O Inter chegou a final do torneio, já com Celso Roth no comando, e o centroavante anotou um gol decisivo na final da competição e ajudou o time vermelho a erguer a taça. No restante do ano o atleta teve algumas oportunidades, mas não conseguiu se firmar no grupo titular.

Só que nesta temporada tudo mudou. Após a péssima campanha no Mundial de Clubes, Leandro Damião começou a ganhar mais chances e não vem desapontando. Aos poucos o atleta cai nas graças do torcedor, da comissão técnica e da crítica.

Já ciente de que uma hora o atacante despontaria, a direção do Inter colocou na assinatura do contrato de cinco anos, feita em 2010, uma multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 116 milhões). O Atlético de Ibirama, através do empresário e presidente de honra, Ayres Marchetti, ainda possui os outros 40% do passe de Damião. Caso no futuro o Inter venda o jogador, o clube da Baixada receberá uma boa quantia em dinheiro.

Texto de Daniel dos Santos e fotos retiradas do site do Inter

Nenhum comentário: