quarta-feira, 30 de março de 2011

Mundial de Handebol: Anúncios das cidades sedes será no dia 9

No dia 9 de abril serão divulgados os municípios catarinenses que servirão de sede para os jogos do 20º Campeonato Mundial de Seleções de Handebol Feminino, que ocorrerá de 3 a 18 de dezembro. O anúncio foi feito na segunda-feira (28), em reunião no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, pelo presidente da Comissão de Organização de Competições da Federação Internacional de Handebol (IHF), Leon Kalin.

Até a data de divulgação, que será na sede da IHF, vão ocorrer novas discussões entre a IHF e a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e questionamentos pontuais às cidades candidatas, bem como as necessárias garantias do municípios quanto ao atendimento de eventuais melhorias. Leon Kalin também informou que no dia 2 de julho, em Santa Catarina, ocorrerá o sorteio das chaves, com a definição de quais cidades receberão cada grupo. Vinte e quatro seleções participarão do Mundial, que, na primeira fase, estarão divididas em quatro chaves.


No período também foram vistoriadas arenas e hotéis em Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e São José. No roteiro, os representantes da IHF foram acompanhados por dirigentes das fundações municipais candidatas a sedes; pelo presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti; pelo presidente do comitê organizador do Mundial, Ivair de Lucca; além de representantes da Fesporte e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Nos ginásios foram conferidos detalhes como vestiários, banheiros, forma de acesso de equipes, público e autoridades, áreas de circulação, acesso às arquibancadas, locais que servirão para sala e tribuna VIP, sala de imprensa, sala de reuniões, secretaria, dopping, apoio médico, depósito de material, local e capacidade de estacionamento, tipo e funcionamento do placar eletrônico, medidas da quadra e área de escape, entre outros detalhes. Todas as estruturas deverão estar prontas até o dia 25 de novembro. No dia 29 daquele mês começarão a chegar os primeiros participantes do evento.

Pela primeira vez o campeonato ocorrerá nas Américas e no verão

Na reunião de segunda-feira, Leon Kalin reforçou algumas exigências principalmente nas questões de transporte, segurança, alimentação e hospedagem das delegações do Mundial, que será transmitido para mais de 130 países. "Estaremos trazendo para o Brasil a família do handebol mundial", destacou Leon, que também falou sobre as instalações para a imprensa e sobre a estrutura das arenas esportivas.

Pela primeira vez na história do Mundial, o evento será realizado nas Américas e no verão. Por isso, uma das principais exigências da IHF é a climatação das arenas. O evento será transmitido para mais de 130 países. Somente para a Dinamarca, Noruega e Suécia, países com grande tradição na modalidade, serão exibidos mais de 60 jogos." Este evento não é de um município nem de um Estado, é do Brasil e será o grande cartão de visitas para os grandes eventos que o país receberá nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpídas", observou o presidente do comitê organizador do campeonato Ivair de Lucca.

Texto da Assessoria de Imprensa da Fesportes

Acompanhado pelo gerente de esportes da IHF, Patric Strub, e por Sven Harke, da UFA Sports, canal responsável pelas transmissões oficiais do Mundial, Kalin começou na última quinta-feira (24) uma série de visitações, que começaram em Curitiba e terminaram dia 28 de manhã, em São José.

Nenhum comentário: