quarta-feira, 2 de março de 2011

Opinião do EAV: Torneio de Verão: Nível técnico do Adulto

Neste ano, a Comissão Organizadora do Torneio de Verão decidiu diminuir o número de participantes da categoria Adulto de 16 para 12. O objetivo era aumentar o nível técnico das disputas. Infelizmente não foi o que ocorreu. Esta edição do TV, teve alguns duelos sofríveis, daqueles que você implora para acabar pois já não aguentava tanta ruindade.

Na realidade, o Torneio teve cinco times de bom nível técnico: Moitas, Lontras, Aurora, Rio do Sul e Apiúna. Algumas equipes, que não tinham chances de título, só passaram para a segunda etapa com a ajuda do regulamento. Só para lembrar, na primeira fase eram três grupos de quatro clubes. Passavam para a sequência do Torneio os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiros colocados.

Não podemos deixar é claro de destacar boas revelações que tivemos neste torneio. Principalmente no jovem time de Agronômica. Além disso, outros grupos não foram bem no contexto geral, porém mostraram bons atletas aos torcedores. Os parabéns também a Bonfort, de Rio do Sul. Mesmo entrando na competição de última hora, a equipe demonstrou profissionalismo até o último minuto que esteve em quadra.

Outra coisa que precisará ser revista pelo pessoal é o comprometimento que os times tem com o Torneio. É de se lamentar que certas equipes nunca venham com o elenco completo e isso prejudica muito a qualidade dos espetáculos. A organização deveria impor um número X de jogadores no banco de reservas. Por exemplo, cada time terá que ter 5 atletas no banco, se não será punido. É apenas uma sugestão.

Atletas locais e estrangeiros:

Em relação à possibilidade das equipes inscreveram cinco atletas estrangeiros na primeira fase e na segunda mais dois, acho uma equação justa. Com essa medida, os times da região não deixam te ter jogadores locais e isso é muito importante. Tem gente que pede um campeonato local, outros pedem só com clubes de fora. Sempre haverá essa discussão. Resta aos organizadores, o que eles já vem fazendo, equilibrar estas situações.

Decisão:

As finais deste ano, até pelo nível técnico dos times que destaquei acima e que chegaram nesta etapa, foram sensacionais. Esse sistema de mata a mata nas semifinais e decisão não pode mudar. É um charme. Torcidas empolgadas e abrilhantadas com grandes confrontos. Tivemos um jogo, por exemplo, que acabou a 1h26 da manhã e tínhamos mais de 700 pessoas no ginásio.

Avaliação final:

O torcedor gosta de ver bons jogos e para isso precisamos ter grandes times. Minha nota para a categoria Adulto neste ano seria um 7,5. Gostei, quem foi também gostou, mas a grande maioria ficou com uma sensação de que alguma coisa faltou, principalmente, na primeira e em alguns confrontos da segunda fase.

Creio, e por conhecer as pessoas que comandam o TV, que eles já estão pensando na próxima edição. A rapaziada é inteligente e com certeza irá mudar alguns detalhes que ocorreram e precisam ser corrigidos.

E aí? Gostaram do nível técnico da categoria Adulto?

5 comentários:

Unknown disse...

Eu estava aguardando mais comentários sobre a questão dos veteranos, mas já vou comentar sobre as duas categorias.
Primeiro, sobre a nota do "esportepetrolandia", os Brejeiros consideram que tem que se dar um passo a frente quanto as equipes regionais, como o próprio Daniel diz aqui no post é preciso equilíbrio, pois optamos em promover bons jogos e os times locais tem a copa Cebolão e Integração para disputar, e que nós apoiamos e incentivamos. Não há caminho de volta, os Brejeiros cada vez vão trazer melhores equipes e privilegiar a qualidade. Este ano concordo, apesar das promessas das equipes o nível da 1º e até alguns jogos da 2º não foram bons, temos que melhorar na escolha das equipes. E quanto ao veterano(sapão)estamos estudando sim baixar a idade entre 42 ou 40, vamos estudar com calma. O debate e as sugestões são muito importantes e contribuem com a melhora do TV, obrigado a todos.

Daniel dos Santos disse...

Beleza Glauco. Também esperava mais comentários, mas tem muita gente que tem problema para realizar os comentários e este ano espero solucionar isso com algumas coisas que pretendo fazer.

Obrigado pela sua participação e é digno, e por isso que admiro o trabalho de vocês, em aceitar críticas e usá-las como discussão de possíveis mudanças. É assim que vamos construir este grande evento.

Valeu Glauco. O EAV é parceiro dos Brejeiros e estará sempre a disposição para colaborar com o crescimento do Torneio.

teste disse...

Acho que não deveria baixar a idade(45 anos(Linha) e 40 anos(goleiro). Mantendo estas idades para o próximo, acho que se continuará a resgatar o futsal daqueles que a muitos anos atrás fizeram história nos TOV.
Abraço a todos....
Ciro Salla

Felipe Weiduschat disse...

Sobre priveligar os melhores jogos e melhores equipes... concordo com tudo plenamente, porem se continuar a caminhar dessa maneira teremos um brejeiros com 10 equipes e depois com 8 equipes.

A única sorte, que o povo da região ama o futsal, por isso teremos sempre casa cheia. Mas poderia se ter uma melhor aproveitamento de um público diferente, com uma maior abrangência.

Sobre idade de veterano. 40 anos para cima seria ótimo, mas deixa os goleiros tb com 40 anos.

Agora uma outra crítica, não ao TV, não ao EAV, mas sim as lideranças políticas do município de RSL. Temos hj uma estrutura viária que ganhou várias melhorias, pq num se consegue auxílio para um novo ginásio, com condições melhores tanto para atletas e para as torcidas. Vamos ter time na especial, temos o voleibol. Porque não pensar em sediar um jogos abertos?

Unknown disse...

É isso mesmo, todas críticas e opiniões serão avaliadas, é assim que evoluiremos, obrigado a todos pois os Brejeiros precisam deste retorno de vocês, e com certeza falta coragem e vontade política para construção de uma arena multiuso para Rio do Sul e Alto Vale, valeu e continuo acompanhando para ver mais comentários!