terça-feira, 26 de abril de 2011

Número de atletas cresce 290% nos Parajesc

Os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) 2011 serão marcados por um crescimento de 290% na participação de atletas em comparação a 2010, quando foi promovida a primeira edição do evento.

Neste ano, conforme o departamento de paradesporto da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), 700 atletas de 222 escolas do Estado vão participar da disputa, cuja abertura será quarta-feira (27), às 18h, no pavilhão 2 do Parque de Exposições Rineu Gransotto, em São Miguel do Oeste. O Parajesc é uma realização da Fesporte, com apoio da prefeitura local e da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

O crescimento no número de atletas particicipantes deve-se, segundo Ademar Silva, coordenador de eventos de base e inclusão da Fesporte, aos cursos especiais realizados no ano passado junto a profissionais de Educação Física.

Durante os Parajesc 2001 será uma nova versão do curso, que este ano terá 75 participantes. “Os profissionais de Educação Física são os grandes responsáveis pela captação de novos para-atletas para a disputa”, destacou Silva. “A tendência é de crescimento ainda maior. Existem centenas de portadores de diferentes deficiências que permanecem anônimos. Eles, com a ajuda dos pais, precisam despertar o interesse pela prática esportiva. Inclusão esta é a essência do Parajesc”, acrescentou o dirigente.

Pelo menos 900 pessoas, entre professores, árbitros, atletas e o comissão organizadora, vão protagonizar o maior evento paradesportivo escolar de Santa Catarina. As disputas serão nas modalidades de atletismo (corrida, salto, arremesso de peso e de pelotas), bocha paraolímpica, natação, tênis de mesa, judô e goalball. Judô e goalball entram no programa na condição de modalidades de apresentação.

Os Parajesc são destinados a para-atletas na faixa etária dos 12 aos 21 anos, oriundos de escolas municipal, estadual e particular, e divididos em diferentes classes de deficiência: DI (Intelectual), DF (Física), DA (Auditiva), DV (Visual) nos dois naipes. A competição, além de definir os campeões estaduais, classificará a delegação que representará Santa Catarina na Paraolimpíada Escolar Nacional, marcada para agosto, em São Paulo.

As disputas de São Miguel do Oeste ocorrerão no Clube Esportivo Guarani (bocha paraolímpica), no Ginásio do Colégio São Miguel (tênis de mesa), no 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada (atletismo), no Clube Comercial (natação) e no Colégio La Salle Peperi (judô e goalball). A Comissão Central Organizadora funcionará no prédio da prefeitura municipal.

Locais e datas das disputas oficiais dos 2º Parajesc

* Atletismo: dias 28, 29 e 30, à tarde, na pista do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada
* Natação: dia 30, à tarde, no Clube Comercial
* Tênis de Mesa – dias 28, 29 e 30, à tarde, no ginásio do Colégio São Miguel
* Bocha PC – dias 28, 29, 30 e 1º, à tarde, no ginásio do Clube Esportivo Guarani

Locais e datas das disputas do 2º Parajesc – São Miguel do Oeste

* Atletismo: dias 28, 29 e 30 – à tarde – na pista do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada
* Natação: dia 30 – à tarde – no Clube Comercial
* Tênis de Mesa – dias 28, 29 e 30 – à tarde, no ginásio do Colégio São Miguel
* Bocha PC – dias 28, 29, 30 e 1º - à tarde – no ginásio do Clube Esportivo Guarani.


Números do Parajesc
Comparativo entre as duas primeiras edições

2011 – São Miguel do Oeste                   2010 - Caçador
Municípios:                    81                              21
Escolas:                        222                             54
Alunos:                         700                            180
Árbitros:                       85                               32
Participação/curso:       75                               36

Informações adicionais de Júlio Castro/Eduardo Correia – Assessoria Fesporte 

Nenhum comentário: