terça-feira, 12 de julho de 2011

Campeões do tênis de mesa e xadrez querem bis em Gaspar

Renan Muhlbauer e  Nicolas  Hiittl, da Escola Alternativa,
de São Bento do Sul campeões no tênis de mesa 
“Vamo, vamo!”, “Concentra!”, Vai firme!”, “Busca!”, “Djôôô!”. As palavras de incentivo vinham do lado de fora da quadra do Ginásio Municipal João dos Santos, em Gaspar, a cada ponto dos jogos das finais do tênis de mesa do Regional Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) nesta terça-feira (11).

Para os estudantes da Escola Alternativa, de São Bento do Sul, Renan Muhlbauer, Lucas Emmendorfer e Nicolas Hiittl a injeção de ânimo deu certo, pois venceram por 3 a 2 o confronto com Matheus Gerent e Maycon de Melo, da Escola Estadual Euclides da Cunha, de Jaraguá do Sul, e garantiram o título da modalidade.

Nas mulheres a força que vinha de fora contagiou a dupla Alexia Suemi e Heloisi Cabral, que estudam na Escola Municipal Castelo Branco, em Joinville. A dupla passou até com uma certa facilidade e fez 3 a 0 no confronto com as alunas Tamires Gerônimo e Taynara Mathedi, da Escola Estadual Euclides da Cunha, de Jaraguá do Sul.

Se o esforço de um e de outro foi diferente para ser campeão, o mesmo não se pode dizer do objetivo traçado por eles: ser campeão também na fase estadual dos Jesc que ocorre também em Gaspar de 15 a 17 de julho. Essa vontade não sai da cabeça das meninas de Blumenau que venceram o xadrez também nesta terça-feira em partidas realizadas no ginásio do Centro Infantil Virgem de Nazaré.

Heloisi Cabral e Alexia Suemi, da  Escola Municipal
Castelo Branco, de Joinville campeãs tênis de mesa
As blumenauenses Rafaela de Grauw, Amanda Scherer, Renata Barbosa, Lyza Noveletto e Jaiane Bernarde, da Escola Municipal Professor Oscar Unbehalin, terminaram a competição em primeiro lugar com 16, 5 pontos. Na segunda colocação ficaram as alunas da Escola Estadual São Bento, de São Bento do Sul,  Carine Campestrini, Giselle Pscheidt, Fabíola Campgnolo e Daniele Cheis com 14, 5 pontos.

Quem vê um campeão subir no pódio e erguer com orgulho a medalha de ouro às vezes imagina que o resultado foi apenas fruto do talento. Não é. Um exemplo é Rafaela, que foi campeã no xadrez: “Treino quatro dias por semana e em alguns momentos até 5 horas por dia. Portanto, nada vem de graça e por isso me sinto preparada para repetir a dose no estadual dos Jesc”.

Semifinais das modalidades coletivas

Já estão definidos alguns semifinalistas das modalidades coletivas para esta quarta-feira, dia 13. No handebol as partidas serão jogadas no ginásio de Esportes da Bunge. Às 9h, no feminino, as meninas do Colégio Sinodal, de Blumenau, jogam com as alunas da Escola Estadual Pedro Américo.

Às 10h30, no masculino, se enfrentam as escolas Estaduais Machado de Assis, de Blumenau, e Victor Konder, de São Francisco do Sul. Na outra semifinal, logo a seguir, entram em quadra as escolas  municipais Antônio Airoso, de Jaraguá do Sul e Lucinda Pscheidt, de Rio Negrinho.
As demais semifinais são:

Fusal feminino: Ginásio João dos Santos

9h00: Escola Estadual Elisar Aguiar (Schoereder) X Escola Estadual Clememte (José Boateux).
9h45: Escola Estadual Santo Antônio (Mafra) X Colegio José Elias Moreira (Joinville).

Futsal Masculino: Ginásio João dos Santos
10h30: Instituto Educacional Jangada (Jaraguá do Sul) X Escola Estadual Luiz Bertoli (Taió).
11h15: Colégio Shalon (Blumenau) X Colégio José Elias Moreira (Joinville).

Basquete Feminino: Ginásio Frei Godofredo
9h00: Instituto Educacional Jangada (Jaraguá do Sul) X Escola Municipal Profa. Ana Maria Hanger (Joinville).
9h45: Instituto Maria Auxiliadora (Rio do Sul) X Colégio Bom Jesus (São Bento do Sul).

Basquete Masculino: Ginásio Frei Godofredo
10h30: Colégio Evangélico Jaraguá (Jaraguá do Sul) X Colégio Sinodal Ruy Barbosa (Rio do Sul).
11h15: Escola Municipal Padre Martinho Stein (Timbó) X Colégio Bom Jesus (São Bento do Sul).

Voleibol feminino: Ginásio da Escola Estadual Ivo D’Aquino
9h00: Escola Municipal Erwin Prade (Timbó) X Escola Municipal Anita Garibaldi (Blumenau).
9h45: Instituto Educacional Jangada (Jaraguá do Sul) X Escola Estadual Monte Alverner (Ituporanga).

Voleibol masculino: Ginásio da Escola Estadual Ivo D’Aquino
10h30: Escola Municipal Erwin Prade (Timbó) X Instituto Educacional Jangada (Jaraguá do Sul).
11h15: Colégio Barão do Rio Branco (Blumenau) X Colégio Dom Bosco (Rio do Sul).

O regional Leste-Norte dos Jesc, em Gaspar,  iniciou dia 9  com a participação de 890 estudantes de 12 a 14 anos de 78 escolas disputando basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, xadrez e badminton. O regional termina nesta quarta-feira, dia 14. Em seguida, dia 15, tem inicio a fase estadual da competição, também em Gaspar, que irá até o dia 17.

O campeão de cada modalidade  do Leste-Norte garante classificação para a etapa estadual dos Jesc, com exceção do badminton, que classifica três. O evento estadual reunirá ainda os campeões dos regionais Sul (em Sombrio), Centro-Oeste (Seara) e Oeste (Pinhalzinho), que ocorrem simultaneamente com a regional de Gaspar.

Texto e fotos de Antonio Prado - Fesporte

Nenhum comentário: