segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Udesc, por meio ponto, é campeã dos 55º JUCs

Com vantagem de meio ponto (0,5) sobre a segunda colocada (UFSC), a Udesc sagrou-se campeã geral da 55ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), realizado até sábado (30), em Tubarão, no Sul do Estado. A competição contou com a participação de cerca de 500 atletas de 14 universidades catarinenses. Os campeões das oito modalidades garantiram classificação para a Olimpíada Universitária Brasileira, que ocorrerá na primeira quinzena de novembro, em Campinas (SP). Os JUCs foram uma realização da Federação Catarinense de Desportos Universitários (FCDU) em parceria com a Unisul, apoio do Governo de Santa Catarina e coordenação técnica da Fesporte.

A Udesc somou 290,5 pontos contra 290 da UFSC. Em terceiro lugar ficou a Unochapecó, com 206 pontos. “Chegamos nos JUCs com nossa equipe completa e representação em todas as modalidades. A diferença em relação às demais universidades foi a de que pontuamos em todas as modalidades”, afirmou Paulo Henrique Xavier de Souza, representante da delegação da Udesc. “Esta edição dos JUCs ficará marcada na história da Udesc. Superar universidades que possuem política de promoção de esporte de rendimento, inclusive com participação em ligas é motivo de muito orgulho”, comentou o chefe da delegação Renildo Nunes.

Os JUCs de Tubarão, conforme o presidente da FCDU, Manoel Rebelo, teve na estrutura e organização um diferencial especial em relação às demais edições. Por iniciativa da Comissão Central Organizadora (CCO) foi criada uma espécie de vila olímpica, onde os atletas puderam se instalar e ao mesmo tempo cumprir os jogos, ora no próprio ambiente da Unisul, ora num raio de aproximadamente três quilômetros. “Isso permitiu um maior congraçamento entre os atletas, além de facilitar a logística da competição”, pontuou Rebelo.

O dirigente acrescentou que tecnicamente os jogos foram de alto nível e que os classificados para a Olimpíada Brasileira terão plenas condições de sustentar o título inédito obtido no ano passado. “Outro diferencial foi a participação da equipe da Fesporte. A Fesporte no comando técnico é sinônimo de credibilidade e respeito à competição. Esta parceria de três anos é o que fortalece a competição”, completou Manoel Rebelo.

No último dia de disputas dos JUCs, as atenções ficaram por conta das finais do futsal e o handebol. Numa disputa emocionante, o time de futsal feminino da Unochapecó teve quebrada a sequência de 17 títulos em todas as competições que participou, desde o primeiro semestre de 2009, ao ser derrotado pela Unesc de Criciúma por 3 a 1 em jogo que se estendeu até a prorrogação. No masculino, a Unisul, na condição de dona da casa, fez 3 a 2 na Uniasselvi e ficou com o troféu.

Já no handebol feminino, o time da Univali fez 21 a 13 na Unochapecó e faturou vaga para a Olimpíada Universitária Brasileira assim como o time masculino da Unoesc, que chegou ao tetracampeonato dos JUCs ao bater a Unisul por 28 a 13 na final.

Os classificados para os Jogos Universitários Brasileiros - JUBs 2011

Futsal: Unisul (masculino) e Unesc (feminino)
Handebol: Unoesc (masculino) e Univali (feminino)
Basquete: Unoesc (masculino) e Uniasselvi (feminino)
Vôlei: Esucri (Masculino) e Unochapecó (feminino)

Xadrez masculino:
Geanfrancesco Pereira (Univali)
Vinicius Fuck (UFSC)
Alfeu Bueno (Facvest)

Xadrez feminino:
Karoliny Cruz (UFSC)
Najla Alesman (UFSC)
Fernanda Santos (Unochapecó)

Judô feminino:
Ligeiro (- de 48kg); Patricia Marques (Unoesc)
Meio Leve (- de 52kg): Regiane Silva (Unisul)
Leve (- de 57kg): Kamila Lemos (Univille)
Meio Médio (- de 63kg): Natalia Martins (Udesc)
Médio (- de 70Kg): Ariana Alberti (Unisul)
Meio Pesado (- de 78kg): Luciana Mazetto (Unoesc)
Pesado: (+ de 78kg): Angelita Sassi (Unisul)
Absoluto: Luciana Mazetto (Unoesc)

Judô masculino:
Ligeiro: (- de 60kg): Everton Krug (Unoesc)
Meio Leve (- de 66kg): Paulo Cota (Furb)
Leve (- de 73kg): Bruno Venâncio (Unisul)
Meio Médio (- de 81kg): Thiago Silva (Furb)
Médio (- de 90kg): Gabriel Amaral (Univali)
Meio Pesado (- de 100 kg): Gustavo Martins (Unisul)
Pesado (+ de 100 kg): Arthur Silva (Unisul)
Absoluto: Gustavo Martins (Unisul)

* Os atletas do atletismo e natação serão convocados através dos índices técnicos.

Texto retirado do site da Fesporte

Nenhum comentário: