sexta-feira, 14 de outubro de 2011

OLESC | Regional Centro-Oeste | Boletim 003:

A etapa regional Centro-Oeste da 11ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que começou no último dia 12 e vai até o próximo domingo (dia 16) nos municípios de Taió e Salete, no Alto Vale do Itajaí, já definiu seis vagas. Ao todo, a competição vai classificar 24 equipes para a etapa estadual, que ocorre de 25 de outubro a 1º de novembro, em Chapecó, no Oeste do Estado. A Olesc envolve alunos de 13 a 16 anos, da rede pública de ensino e de escolas particulares.  

No naipe feminino de basquete e de handebol há apenas uma chave com quatro equipes por modalidade para três vagas. Como a primeira rodada foi disputada nesta quarta-feira, os jogos desta quinta-feira já definiram todas as vagas. No handebol, a primeira vaga e o título ficaram com Lages após a vitória por 13 a 6 sobre Joaçaba nesta quinta-feira. Lages tinha estreado com vitória de 15 a 8 sobre Caçador. Se empatar em número de pontos com um desses dois municípios, mesmo assim será campeão, já que o primeiro critério de desempate é o confronto direto.

As outras duas vagas são de Caçador, que, além da derrota para Lages, ganhou de Videira por 24 a 10 nesta quinta-feira. E de Joaçaba, que estreou vencendo Videira por 17 a 12, mas perdeu para Lages na rodada desta quinta-feira. Nesta sexta-feira, Joaçaba e Caçador, no confronto direto, definirão o segundo e o terceiro clocados, já que a equipe de Videira, com duas derrotas, está eliminada, mesmo que vença o jogo diante de Lages, campeã por antecipação.


Na regional Centro-Oeste estão sendo definidas as últimas 24 equipes classificadas (12 no feminino e 12 no masculino). A competição é disputada nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, nos dois naipes. Em cada naipe e em cada modalidade se classificam os três primeiros.

Esta etapa deveria ter sido realizada de 9 a 13 de setembro, mas teve que ser adiada devido à enchente que atingiu o Alto Vale do Itajaí naquele período. O evento é uma promoção do governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da 34ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), com o apoio das prefeituras de Taió e de Salete.

Nesta quinta-feira, segundo dia da competição, também teve continuidade a disputa no basquete e no handebol, ambos no naipe masculino, ainda na fase de grupos. O mesmo aconteceu nas modalidades de vôlei e de futsal, tanto no masculino quanto no feminino. Como nessas modalidades o número de inscritos é bem maior, a definição das vagas só vai ocorrer nos últimos dias da competição.

Rio do Sul é tricampeã no basquete feminino

Os primeiros a festejarem o título na regional Centro-Oeste da Olesc foram os integrantes da equipe feminina de basquete de Rio do Sul. Os municípios de Caçador, Campos Novos, Fraiburgo e Rio do Sul disputavam, em chave única, as três vagas para a etapa estadual. A segunda rodada, realizada na tarde desta quinta-feira, em Salete, definiu os três classificados: Rio do Sul, Campos Novos e Caçador. Fraiburgo está eliminada já que perdeu para Campos Novos e Caçador.

Rio do Sul, que venceu os dois jogos, mesmo se perder a última partida, nesta sexta-feira, diante de Fraiburgo, fica com o título. Poderá até ser alcançado, no número de pontos, pelo vencedor do confronto entre Campos Novos e Caçador, que também jogam nesta sexta-feira. Porém, o primeiro critério de desempate é o confronto direito. Como Rio do Sul venceu ambos, o troféu de campeão já tem dono. E o jogo entre Campos Novos e Caçador define quem será segundo e quem fica em terceiro.

Também chamou a atenção, no jogo entre Caçador e Fraiburgo, o placar. Caçador venceu o primeiro quarto por 2 a 0; fechou o segundo quarto ganhando por 9 a 0; e ao final do terceiro quarto o placar lhe era favorável por 25 a 0. Somente na metade do último quarto a equipe de Fraibugo fez a primeira cesta. A atleta Evelyn foi aplaudida por todos que estavam no ginásio ao marcar dois pontos. Depois, Jaqueline fez o último ponto da equipe em um arremesso livre.

Em 2010, se classificaram do regional Centro-Oeste da Olesc as equipes de Rio do Sul, Campos Novos e Braiburgo, sobrando Caçador, no naipe feminino do basquete. Neste ano houve apenas a troca entre Fraiburgo e Caçador.

Campeã da etapa regional Centro-Oeste da Olesc em 2009 e também em 2010, Rio do Sul chegou ao tri com a vitória folgada sobre Campos Novos, nesta terça-feira, por 42 a 8. “O time treina junto há muito tempo, disputa o Estadual e sempre busca um desempenho melhor. A união desse grupo e a superação de todos foram decisivos para mais esta conquista. Nosso objetivo, agora, é a fase estadual da Olesc, que a gente não tem retrospecto de boas campanhas”, admitiu a técnica da equipe, Greice Kelly Cipriani, que comanda o time desde 2007.

A regional Centro-Oeste envolve 30 municípios e mobiliza mais de 1.000 desportistas entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio. Cada etapa regional premia os três primeiros por modalidade e por naipe, com medalhas, e um troféu para o campeão e o vice, também por modalidade e por naipe. Além disso, o campeão geral e o segundo colocado, por regional, na soma total de pontos, recebem mais um troféu como prêmio. (Por Geraldo de Cesaro – Fesporte)

RESULTADOS DESTA QUINTA-FEIRA (13):

Basquetebol - Local: G.E. Bernardo Rohden – Salete
Feminino: 16h: Rio do Sul 42 X 08 Campos Novos

Futsal - Local: G.E M. Roberto Schreiber – Salete
Masculino: 10h: Lages 8 X 2 Ibirama
Feminino: 11h15: Rio do Sul 0 X 0 Lages
Masculino: 13h: Ituporanga 10 X 6 Fraiburgo
Masculino: 14h15: Rio do Sul 2 X 5 Anita Garibaldi
Masculino: 15h30: Videira 4 X 6 Agronômica
Masculino: 19h: Caçador 8 X 2 Salete

Futsal - Local: G.E. José Borgonha – Anexo EEF Pref. Erna Heidrich – Taió
Feminino: 09h: São Cristovão do Sul 3 X 2 Braço do Trombudo
Feminino: 10h: Caçador 6 X 0 Rio do Oeste
Feminino: 19h30: Pinheiro Preto 13 X 1 Taió

Handebol - Local: G.E. José Borgonha – Anexo EEF Pref. Erna Heidrich – Taió
Masculino: 15h30: Joaçaba 24 X 22 Rio do Sul
Masculino: 17h30: Luzerna 26 X 7 Agrolândia

Voleibol - Local: G.E. Padre José Moacir Mozer - Taió
Masculino: 10h: Rio do Sul 3 X 0 Capão Alto
Masculino: 11h30: Pouso Redondo 0 X 3 Curitibanos
Feminino: 16h: Campos Novos 2 X 3 Taió

Modalidade: Voleibol - Local: G.E.M. Vital Valentini – Taió
Feminino: 10h30: Lages 3 X 1 Presidente Getúlio
Feminino: 16h: Rio do Sul 3 X 1 Aurora

PROGRAMAÇÃO PARA ESTA SEXTA-FEIRA (14):

Basquetebol - Local: G.E. Bernardo Rohden – Salete
Feminino: 13h: Caçador X Rio do Sul

Futsal - Local: G.E M. Roberto Schreiber – Salete
Masculino: 13h: Agronômica X Campos Novos
Masculino: 15h30: Ibirama X Ituporanga
Feminino: 16h45: Braço do Trombudo X Caçador
Masculino: 19h: Salete X Rio Do Sul

Futsal - Local: G.E. José Borgonha – Anexo EEF Pref. Erna Heidrich – Taió
Feminino: 10h: Rio do Oeste X São Cristovão do Sul
Feminino: 19h30: Taió X Rio do Sul

Handebol - Local: G.E. José Borgonha – Anexo EEF Pref. Erna Heidrich – Taió
Masculino: 15h30: Agrolândia X Videira

Voleibol - Local: G.E. Padre José Moacir Mozer - Taió
Masculino: 10h30: Otacílio Costa X Pouso Redondo
Masculino: 16h30: Fraiburgo X Rio do Sul
Feminino: 18h: Taió X Anita Garibaldi

Modalidade: Voleibol - Local: G.E.M. Vital Valentini – Taió
Feminino: 10h30: Videira X Rio do Sul
Feminino: 13h: Aurora X Joaçaba
Feminino: 16h: Presidente Getúlio X Água Doce

Veja mais:

Nenhum comentário: