sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fesporte avalia competições com dirigentes de SC

O Conselho Estadual de Esporte (CED) e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) promoveram um encontro muito importante, na noite de quinta-feira (13), com os dirigentes esportivos dos municípios que estão em Taió e Salete, no Alto Vale do Itajaí, disputando a etapa regional Centro-Oeste da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Participaram, também, os integradores esportivos vinculados à Fesporte e que atuam nos municípios da região. O encontro foi na Câmara de Vereadores de Taió.

Um compromisso na Capital impediu a presença do presidente do CEE, Sérgio Vieira Galdino. A diretora de desportos da Fesporte, Lilian de Fátima Pinto, que chegou à cidade na última quarta-feira (dia 12) e deve acompanhar a regional Centro-Oeste da Olesc até o próximo domingo comandou o encontro, assessorada pelo representante da região Centro-Oeste no Conselho, Ademar Podgaietsky, que também é integrador esportivo em Rio do Sul.

Foram tratadas questões relativas a assuntos bem complexos envolvendo as duas entidades e os municípios como o regulamento geral das competições promovidas ou realizadas pela Fesporte; a sobreposição de eventos no calendário esportivo; questões ligadas à inscrição de atletas e a sorteios de grupos nas competições, além de temas envolvendo a estrutura em ginásios de esportes e pistas de atletismo, entre outros.

Lilian anunciou que a Fesporte decidiu que em todas as competições será aberto um tempo para discutir com os dirigentes esportivos assuntos de seu interesse. “A ideia é ouvir mais, saber das necessidades dos municípios, saber das angústias dos dirigentes esportivos para buscar as soluções, que nem sempre são aquelas que nós, da Fesporte, acreditamos”, admitiu. E acrescentou: “Vou lembrar que levamos de 10 a 12 anos para acertar um calendário com eventos esportivos para todas as idades. Agora, para mexer, tem que pensar bem o que vamos fazer.”

Os maiores eventos do calendário da Fesporte são os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), os Joguinhos (de 15 a 18 anos), a Olesc (para alunos dos 13 aos 16 anos) e os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) realizados em duas faixas etárias: dos 12 aos 14 anos e dos 15 aos 17 anos. Para o representante do CED, o maior evento da Fesporte é a Olesc. “Encontros como este são a oportunidade de a gente mostrar as necessidades dos dirigentes e integradores esportivos e buscar soluções em conjunto”.

"É necessária a união dos 293 municípios para falarmos a mesma língua e lutarmos para a criação de uma secretaria de Esportes no governo do Estado”, destacou Lilian. A diretora da Fesporte lembrou que existe o Fundesporte, que poderia liberar recursos para projetos, federações, municípios e atletas, “mas nós não temos interferência nesse fundo”, lamentou.

Já o coordenador geral da regional Centro-Oeste da Olesc e integrante da gerência de esportes de rendimento da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, entende que “os municípios não podem abraçar todas as competições, correndo o risco de sofrer uma ampla frustração. Cada um tem que ter a sua prioridade em termos de evento e de modalidade para se preparar melhor”. E como Osvaldo lida com as questões técnicas, deixou bem claro aos dirigentes esportivos que “os critérios ligados aos sorteios de grupos têm que ser iguais em todas as competições”.

Por Geraldo de Cesaro - Fesporte

Nenhum comentário: