quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Adiada definição sobre sedes da Olesc e dos Jasti

O Conselho Estadual de Esportes decidiu na manhã desta quinta-feira (18) adiar para o dia 6 de dezembro, em Florianópolis, a escolha das cidades-sedes da 12ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e dos 6º Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).

 As definições estavam programadas para a sessão do Conselho desta quinta-feira, mas foram adiadas em função de pedido do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e aceita por 19 dos 21 conselheiros presentes à reunião. Criciúma, Blumenau e São Miguel do Oeste concorrem a sediar da Olesc.

A sugestão de adiamento foi apresentada pelo prefeito Salvaro logo após ele anunciar a retirada oficial da candidatura do município para a Olesc, mas, ao mesmo tempo, dizer que Criciúma mantinha o interesse em sediar a competição. “Nossa disputa não é no voto: é esportiva, nas quadras, canchas e pistas”, afirmou.

Após a manifestação de Criciúma foram feitas as exposições das candidaturas de Blumenau e de São Miguel do Oeste, as outras candidatas a receber a Olesc. Os representantes de Blumenau apostaram na estrutura e na experiência da cidade em receber eventos esportivos nacionais e internacionais. São Miguel do Oeste optou em ressaltar que a realização da Olesc no município alavancaria o esporte e a economia da região do Extremo-Oeste.

Encerradas as apresentações, os conselheiros começaram a discussão sobre a posição manifestada pelo prefeito de Cricúma. Duas novas propostas foram incorporadas à manifestação de adiamento solicitada por Criciúma: uma que fosse adiada a decisão também sobre os Jasti, mas mantidas as explanações das candidaturas para o período da tarde, e outra que já fosse definida a cidade que sediará os Jasti de 2012. A primeira opção venceu com 17 votos favoráveis, uma abstenção e um contra – do autor da segunda alternativa.

Estão na disputa para sediar os 6º Jasti as cidades de  Gravatal, Itá, Jaraguá do Sul, Nova Trento e Piratuba. “Vamos ouvir todos os interessados e fazer novas avaliações e a votação em Florianópolis”, comentou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, também integrante do Conselho Estadual de Esportes.

Para esta sexta-feira, no encerramento da reunião do mês de novembro do Conselho, serão homologados os municípios de Caçador para sediar os Jasc de 2012 e de Joinville para os Jogos Abertos de 2013. Também Brusque deve ser confirmado como sede dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) do ano que vem.

Por Eduardo Correia - Fesporte

Nenhum comentário: