quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Jasc vai distribuir 47 troféus e 644 medalhas

Cobertura Especial EAV
As competições da 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) começam nesta sexta-feira (dia 11), quando serão conhecidos os primeiros campeões da competição deste ano. A etapa estadual está sendo realizada em Criciúma, deste a noite desta quinta-feira (dia 10), quando foi realizada a cerimônia de abertura, com a participação de delegações de 74 municípios. O evento prossegue até o próximo dia 19 e envolve, aproximadamente, 5,2 mil atletas.    

 Em cada naipe de cada uma das modalidades disputadas será entregue um troféu ao campeão. São 26 modalidades. No ciclismo, no punhobol, no remo e nas três categorias de tiro (ao prato, armas curtas e armas longas), a competição será apenas no masculino; e na ginástica rítmica, só no feminino. No futsal, que será disputado em dois naipes, mas em duas categorias (primeira divisão e especial), estão em jogo quatro troféus. O mesmo ocorre com a bocha masculina, que entregará dois troféus, por ter duas categorias: primeira divisão e especial.

Além dos troféus, serão entregues  nos Jasc um total de 644 medalhas, sendo 208 de ouro, 208 de prata e 228 de bronze. Na modalidade de judô, não há disputa de terceiro lugar. Por isso, os dois perdedores da etapa semifinal, em cada uma das 10 provas, recebem medalha de bronze. Assim, serão 20 judocas no masculino e 20 no feminino que receberão medalha de bronze.         

Os troféus sairão para os campeões das seguintes modalidades: atletismo (M e F), basquete (M e F), bocha (dois troféus no masculino e um no feminino), bolão 16 (M e F), bolão 23 (M e F), ciclismo (M), futebol (M), futsal (dois no masculino e dois no feminino), ginástica artística (M e F), ginástica rítmica (F), handebol (M e F), judô (M e F), Karatê (M e F), natação (M e F), punhobol (M), remo (M), taekwondo (M e F), tênis (M e F), tênis de mesa (M e F), tiro armas curtas (M), tiro armas longas (M), tiro ao prato (M), triathlon (M e F), vôlei (M e F), vôlei de duplas (M e F) e xadrez (M e F).

                     Aumenta a premiação em relação a 2010   

      Na modalidade de taekwondo será entregue  troféu ao campeão, nos dois naipes, pela primeira vez nos Jasc. Na edição de 2009, foi disputada como apresentação; e em 2010, virou modalidade provisória. “Por isso, este ano estaremos distribuindo dois troféus a mais do que nas edições anteriores”, confirma o coordenador geral da 51ª edição dos Jasc, Osvaldo Juncklaus. Também serão entregues 30 medalhas a mais (10 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze) devido às cinco provas em cada naipe do taekwondo. 

       Nesta sexta-feira, primeiro dia de disputas, já serão entregues os troféus de campeão nos dois naipes do taekwondo, além de 111 das 644 medalhas que estão em disputa: 30 no taekwondo; 45 no atletismo (serão disputadas oito provas no feminino e sete no masculino); 30 na natação (aos três primeiros de cada uma das cinco provas que ocorrem no feminino e cinco no masculino); três medalhas no tiro armas curtas, modalidade fogo central; e mais três no tiro ao prato, modalidade fossa double.

          A ginástica artística, no masculino; e o tênis, no feminino; não cumpriram o item do regulamento que exigem que a modalidade tenha no mínimo seis equipes disputando. Por isso, os troféus e medalhas serão entregues normalmente, mas não contarão pontos para a classificação geral dos Jasc. Já a disputa da modalidade de hipismo contará apenas como esporte provisório pelo segundo ano consecutivo, como ocorreu com o taekwondo.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma realização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Criciúma e das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Por Geraldo de Cesaro - Fesporte

Nenhum comentário: