sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sedes dos eventos da Fesporte saem nos 51º Jasc

Serão anunciadas durante a realização dos 51º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), partir de quinta-feira (10), em Criciúma, as sedes dos principais eventos esportivos programados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) para 2012.

O Conselho Estadual de Esporte vai se reunir na manhã do dia 17, quando será anunciada a sede da 12ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), evento que está sendo reivindicado pelos municípios de Blumenau, Criciúma e São Miguel do Oeste. Cada um deles vai expor, durante determinado tempo, seus argumentos para ganhar a sede da competição. A ordem de apresentação será definida em sorteio. “Até lá, cada cidade vai preparar  material para mostrar aos integrantes do Conselho”, observou Lilian de Fátima Pinto, diretora de Esportes da Fesporte.


A disputa mais acirrada deverá ser pela edição 6º Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), evento que está sendo pretendido por cinco municípios de  apelo turístico: Gravatal, Itá, Jaraguá do Sul, Nova Trento e Piratuba. O Conselho Estadual de Esporte vai receber oficialmente e analisar, na tarde do dia 17, todas as candidaturas. Através de sorteio, será definida a ordem de apresentação dos municípios. Depois que todos tiverem defendido a  candidatura, o Conselho divulgará a cidade que terá a missão de organizar a os Jasti de 2012. 

Homologações vão ocorrer no dia 18 de novembro

Também durante os 51º Jasc, mas na manhã do dia 18, o Conselho estará reunido para confirmar o município de Caçador como sede da 52ª edição dos Jogos Abertos, no ano que vem. Na oportunidade, o município terá um tempo para falar de sua proposta, mostrar o que já está fazendo e o que pretende colocar em prática até o evento. Caçador, que neste ano sediou os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, foi escolhida no final de 2010 como cidade-sede para os próximos Jasc.

Na ocasião, Brusque também deverá confirmar a organização dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), já que foi a única cidade que reivindicou a organização do evento. Poderá ser definido, ainda, se Brusque será a sede dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) de 2012.

Também durante a reunião do Conselho Estadual de Esporte, na manhã do dia 18 Curitibanos deverá ser oficializada como sede da 25ª edição dos Joguinhos. “Foi lá que aconteceu a primeira edição e agora o município vai mostrar a sua proposta e consolidar-se, novamente, como a sede”, confirmou a diretora de Esportes da Fesporte. Da mesma forma, Joinville, que, em 2010, quando perdeu os Jasc 2012 para Caçador, fez constar em ata do Conselho seu interesse em promover os Jogos Abertos de 2013, poderá ser oficializado como sede da competição.

O calendário com as datas dos eventos está sendo elaborado pela Fesporte,
A edição deste ano dos Jogos Abertos, a partir da próxima quinta-feira (10), em Criciúma, vai reunir 5,2 mil atletas, representando 74 municípios. Serão 474 equipes entre os naipes masculino e feminino, que vão disputar 47 troféus. Os Jogos Abertos de Santa Catarina são uma realização da Fesporte, com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Criciúma e das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Com informações de Geraldo de Cesaro - Fesporte

Nenhum comentário: