quinta-feira, 1 de março de 2012

Escolinha de Atletismo busca talentos do esporte

A equipe de atletismo da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul já começou os treinamentos para temporada deste ano, em todas as categorias, inclusive com as crianças do programa Revela Talentos. O objetivo é prepará-los para campeonatos estaduais, Joguinhos Abertos e Olimpíada Estudantil de Santa Catarina.

Através do programa, crianças a partir dos 10 anos participam das escolinhas de iniciação do esporte. Durante os treinos são feitas atividades recreativas e dinâmicas para auxiliar a descobrir quais são as habilidades das crianças e adolescentes.

O clube conta atualmente com dois técnicos, Jeberton Fermino e Jeferson Bagatoli, além do estagiário Vinícius Marcelino. De acordo com Fermino, os benefícios das atividades para crianças e adolescentes, vão muito além das competições. “Trabalhamos a coordenação motora, flexibilidade, resistência, reflexos. São melhoras significativas em muitas áreas”, lembra.

Cerca de 30 crianças participam atualmente das escolinhas. No início os pequenos atletas treinam uma ou duas vezes por semana e conforme vão pegando gosto pelo esporte, aumentam a frequência. No atletismo há uma variedade de provas que podem ser treinadas: de pista e campo, velocidade, corrida de fundo, saltos, lançamentos, arremessos, corridas com barreiras, obstáculos. “No início vamos tentando descobrir em qual prova a criança tem mais habilidades, vamos testando e sugerindo, até encontrar a prova ideal”, afirma.

Fermino lembra ainda que todos os atletas de rendimento saíram das categorias de base do atletismo e hoje disputam competições internacionais. Patrícia Kock e Jenifer Bagatoli, para citar alguns dos talentos revelados, ainda têm 16 anos e até ano passado pertenciam à categoria mirim, mas já possuem um extenso currículo de disputas e medalhas.

Todas as escolinhas da Fundação Municipal de Desportos são gratuitas. Os interessados em participar das aulas de atletismo podem procurar um dos técnicos, na sede do clube, anexo ao estádio municipal Alfredo João Krieck. No período matutino, segundas, quartas e sextas-feiras, entre 8h30min e 10h30min e no período vespertino, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

[Por Clarissa dos Santos - PMRS]

Nenhum comentário: